Whey protein engorda? Tire suas dúvidas!

Uma das dúvidas sobre o consumo de whey protein é se o suplemento pode engordar. Aqui, você tira essa dúvida definitivamente!

Escolher os suplementos pode ser uma tarefa difícil, pois muita gente tem dúvidas em relação ao seu uso. Um dos questionamentos é se o whey protein engorda.

Há quem diga que ele engorda, fazendo com que os atletas como você fiquem em dúvida ou desconfiados de fazer uso ou não.

O ideal é nunca tomar nenhuma decisão precipitada e sempre utilizar os suplementos com a supervisão de um médico ou de um nutricionista, afinal, cada pessoa possui um organismo diferente e os suplementos podem apresentar resultados variados.

A seguir, você vai saber mais sobre o whey protein. Confira:

O que é o whey protein?

No universo fitness e até mesmo na mídia, muito se fala em whey protein. Mas o que é, de fato, este suplemento?

Há muito maromba por aí fazendo uso só por indicação de colegas ou instrutores e nem mesmo sabe ao certo do que se trata o suplemento.

Esperamos que esse não seja seu caso, mas, se for, não se preocupe. Aí vai o conceito de whey protein para você não passar mais vergonha:

O whey protein é formado pela proteína presente no soro do leite e que é retirada durante o procedimento de fermentação que faz queijo. É isso mesmo, por mais estranho que pareça em um primeiro momento, o whey protein é extraído do leite no momento da transformação em queijo.

De acordo com nutricionistas especializados em suplementos alimentares, o whey protein se destaca das outras fontes de proteína por apresentar vantagens como o maior valor biológico. O whey protein tem feito a cabeça de muitos frequentadores de academia que desejam potencializar seus ganhos na malhação.

Existem ainda diferentes tipos de whey protein. São eles: whey protein concentrado, whey protein isolado e whey protein hidrolisado. Confira as especificações de cada um deles:

Whey protein concentrado

É aquele suplemento que passa por um processo leve de filtragem, resultando em uma porcentagem de proteínas de até  89%, sendo o restante um composto de carboidratos e gorduras.

Whey protein isolado

Tem uma concentração de proteínas maior, por passar por um processo de filtragem maior e sofrer troca iônica. Devido a esse processo, o whey protein isolado tem cerca de 95% de proteínas em sua composição, restando apenas 5% para os carboidratos e gorduras. Alguns wheys isolados, ainda, apresentam menos de 1% de lactose e são isentos de gordura.

Whey protein hidrolisado

Esse tipo de whey protein passa por um minucioso processo de filtragem, chamado de hidrólise, que quebra as cadeias proteicas em fragmentos menores de peptídeos. Esse processo faz com que o suplemento seja absorvido ainda mais rápido pelo corpo.

Whey protein engorda ou não?

Agora que você já sabe mais sobre o whey protein, chegou o momento de esclarecermos o tópico principal desse artigo: whey protein engorda ou não?

Não é correto afirmar que o suplemento engorda. Obviamente, o uso deve ser moderado e proporcional ao seu gasto calórico diário, de modo que não haja um acúmulo significativo de calorias. Logo, se você possui uma rotina ávida e puxa ferro todo dia na academia, o whey protein não vai fazê-lo engordar. .

Há quem diga também que o whey protein não aumenta acúmulo de gordura, mas gera inchaços abdominais. Isso ocorre geralmente com pessoas que têm problemas de intolerância à lactose, açúcar que está contido na composição do suplemento, que tem sua origem na fermentação do leite.

Por motivos como esse, antes de fazer uso do whey protein ou qualquer outro suplemento, deve-se realizar uma avaliação médica acompanhada de uma bateria de exames e ter orientação de um nutricionista. Apenas esses profissionais poderão dizer se seu organismo está apto ou não para o consumo de suplementos alimentares.

De uma forma geral, pode-se dizer que o whey protein pode até engordar, mas isso depende de você e da quantidade de calorias que ingere diariamente. O que determina a formação de gordura no seu corpo é seu dia a dia, seu cotidiano de exercícios e a alimentação balanceada. Como sabemos que você é um maromba de primeira classe, acreditamos que não vai engordar tomando whey protein.

O uso está liberado para que seus músculos cresçam cada vez mais e você se torne um monstro cada vez maior e mais forte. Faça do whey protein o seu aliado no ganho de força, afinal, nada melhor que proteína para fazer um maromba atingir seus objetivos!

Se whey protein não engorda, ele ajuda a emagrecer?

Tudo é uma questão de quantidade e estilo de vida, conforme explicado anteriormente. O whey protein ajuda a controlar o apetite e existem estudos que mostram uma perda de peso em pessoas que consomem whey protein. Dessa forma, pode-se considerar que o whey protein contribui sim para o emagrecimento, mas não basta só isso, pois o suplemento é apenas um dos fatores que determinam a quantidade de gordura que seu corpo acumulará.

O whey protein, de uma forma geral, vai ajudar nos seus ganhos de massa muscular e, consequentemente, te ajudar a emagrecer, mas não pode jamais ser o fator determinante para que isso aconteça. Manter o equilíbrio e evitar os excessos é o que vai, de fato, te ajudar a emagrecer, se for esse o seu objetivo.

Como tomar whey protein para ganhar massa muscular e não engordar?

Agora você já sabe exatamente o que é o whey protein e sabe também que o que faz contribuir para o acúmulo ou não de gordura no seu corpo é a quantidade do suplemento e não sua composição em si, deve estar se perguntando: “como tomar whey protein para ganhar massa muscular e não engordar?”, certo? É isso que esclareceremos agora.

Como todo maromba que se preze, seu objetivo provavelmente é ganhar massa muscular, não é mesmo? Para isso, você deve seguir a recomendação da embalagem ou a orientação de seu médico ou nutricionista, que saberão a quantidade ideal de whey para atingir a sua recomendação proteica diária. O consumo pode ser divido em duas doses diárias e pode ser consumido tanto antes como após o treino.

Alguns profissionais de nutrição especializados em alimentação de atletas dizem ainda que o horário mais adequado para o consumo de whey protein é de manhã, ao acordar, pois nesse horário estamos há bastante tempo sem consumir nenhum alimento, o que fará com que o corpo absorva o suplemento de forma mais rápida.

Outra dica bacana para quem quer “monstrar” com a ajuda de whey protein é tomar o suplemento no pós-treino, misturado à dextrose ou malto, pois o carboidrato contido nesses componentes auxilia no transporte dos nutrientes para as células.

Vale sempre lembrar que o whey protein é um complemento alimentar, ou seja, não pode ser sua única fonte de proteínas. Por isso, mesmo utilizando o suplemento, você deve continuar com uma dieta rica em proteínas, ingerindo alimentos como frango e ovos diariamente e, claro, seguir seu treino pesado à risca, sem falhar nunca!

Para você seguir com seu projeto de virar monstro sem engordar, elaboramos uma série de dicas de misturas com whey protein para que você possa atingir seu objetivo sem fazer sacrifícios. Confira:

Chocolate maromba

Misture 200ml de leite de soja, 2 colheres (sopa) de cacau em pó sem açúcar, 3 colheres (sopa) de coco ralado sem açúcar, 3 doses de whey protein sabor chocolate e 1 colher (sopa) de aveia. Bata todos os ingredientes no liquidificador e leve à geladeira até ganhar consistência.

Whey flan

Em um liquidificador, bata 150ml de leite sem lactose, 1 xícara de chá de café, 1 porção de whey protein sabor baunilha, 1 pacote de gelatina sem sabor e essência de café a gosto. Em seguida, despeje a mistura em um recipiente grande ou em potes pequenos individuais. Coloque na geladeira por, no mínimo, três horas.

Tapioca de whey

Coloque whey protein na massa de tapioca e coma no lanche da manhã, por exemplo. Esse lanche irá mesclar uma fonte rica em carboidratos com outra rica em proteínas, o ideal para seu corpo.

Vitamina de whey com açaí

No liquidificador, bata 1 xícara de extrato de soja original gelado, 1 xícara de morango ou banana picada, 1 porção de whey protein sabor baunilha e 200g de polpa de açaí. A vitamina fica muito saborosa e é uma forma diferente de consumir seu suplemento diário.

Picolé de whey

Para o verão, você pode preparar ainda um picolé de whey. Para isso, bata em um liquidificador 1 pote de iogurte grego desnatado, 1 porção de whey protein isolado sabor baunilha, 1 copo de leite desnatado e ½ xícara de chá de frutas vermelhas picadas. Em seguida, quando a mistura já estiver homogênea, distribua em fôrmas próprias para picolé e leve ao freezer até que congele.

Gostou das receitas? Agora não tem mais desculpa para não tomar whey protein e fazer seus músculos crescerem ainda mais, não é mesmo?

Quais os benefícios do whey protein?

Whey protein não serve só para aumentar a massa muscular magra. O suplemento apresenta diversos outros benefícios para o corpo como o aumento da imunidade, por exemplo.

Quem tem problemas de colesterol alto também pode ter no whey protein um aliado, pois ele ajuda a reduzir o LDL, conhecido como o colesterol ruim. O suplemento também atua no controle dos níveis de glicose no sangue.

Por que existe a história de que o whey protein engorda?

Diante de tantos benefícios e formas de consumo que apresentados, podemos concluir que só engorda com whey protein quem quer. Vale a pena enfatizar novamente que o fator que determina se você vai engordar ou não é justamente a quantidade de calorias consumidas diariamente e o que você faz — ou não — para queimá-las.

Nós sabemos que você é maromba e leva um estilo de vida saudável, frequentando a academia e se exercitando diariamente, logo, não precisa se preocupar com o fato de que o whey protein poder engordar. Você pode encontrar no suplemento um grande aliado para que a formação de seus músculos aconteça de uma forma muito mais intensa e rápida. Não perca essa chance de continuar “mostrando” cada vez mais e causando inveja por aí.

Se você ainda não faz o uso do whey protein na sua dieta, converse com seu instrutor da academia, com o seu médico e seu nutricionista e informe-se mais sobre os benefícios do suplemento para o seu estilo de vida.

Lembre-se de que o ideal é sempre fazer uma dieta supervisionada por profissionais, portanto nada de sair por aí fazendo uso de suplementos ou seguindo dietas malucas por conta própria, certo? Ter um corpo sarado é seu objetivo, mas a sua saúde deve vir em primeiro lugar, por isso, sempre consulte os especialistas!

Então tenha sempre em mente que o whey protein vai te fazer engordar apenas se você não souber usá-lo direito. Mas agora que você está bem informado sobre como deve ser o uso e como esse suplemento pode te trazer benefícios, temos certeza de que essa prática só te trará benefícios!

E então, você já usa — ou pretende usar — o whey protein na rotina de treinos e monstrar mais fácil? Ainda ficou com alguma dúvida sobre esse suplemento? Não deixe de falar com a gente por meio do espaço de comentários!

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