vitamina C

Vitamina C: porque ela é ainda mais importante para quem treina

A vitamina C é importante para o nosso organismo, e se engana quem acha que ela serve só para prevenir a gripe. Confira seus benefícios para o corpo!

Normalmente, quem treina só se importa com os macronutrientes – carboidratos, gordura, e principalmente proteína. Mas os micronutrientes são tão importantes quanto, para quem quer um shape insano.

Vitaminas e minerais são responsáveis por incontáveis funções do organismo e garantem uma boa saúde e a melhor performance. Se não ajudam na construção dos músculos de forma direta, sua ação indireta pode ser decisiva para você ter ou não ter ganhos.

Entre as vitaminas, uma das mais conhecidas é a Vitamina C. Só que por ser “famosa”, muita gente acaba deixando de dar atenção a ela, como se fosse apenas para evitar aquela gripe ou resfriado. 

Errado! A Vitamina C é essencial para várias outras coisas – e muitas delas são de interesse direto de quem treina pesado. Então, saiba mais sobre esse micronutriente e veja porque você precisa dar atenção a ele se quiser ter os melhores resultados na academia:

Vitamina C: porque ela é ainda mais importante para quem treina

O que é a vitamina C?

A vitamina C, também conhecida como ácido L-ascórbico ou ascorbato, foi historicamente utilizada no tratamento e prevenção do escorbuto, que é uma doença causada pela deficiência da mesma, caracterizada por inflamação gengival com conseqüente perda dos dentes, inflamação e dor nas articulações, queda de cabelos, entre outros.

Quando você pensa em vitamina C, provavelmente pensa em suco de laranja e alimentos cítricos.

Mas, a vitamina C isolada do nutriente, presente em suplementos e medicamentos, também foi estudada e tem muito a oferecer. Por isso, é tão comum nestes produtos.

Por que usar?

A vitamina C desempenha uma variedade de funções em quase todo o organismo.

A maior parte do seu efeito está relacionado aos efeitos antioxidantes que ela possui – participa da eliminação de moléculas destrutivas, que podem provocar diversas doenças e disfunções, conhecidas como “espécies reativas de oxigênio” (ROS).

As ROS são subprodutos naturais de muitos processos metabólicos e a produção delas aumenta durante atividades como exercícios intensos ou períodos de estresse prolongado.

Ou seja, o exercício físico aumenta a produção das espécies reativas de oxigênio, aumentando a suscetibilidade à algumas doenças.

Dessa forma, a preocupação com o consumo de Vitamina C deve ser ainda maior por praticantes de atividade física.

Estudos mostram que a suplementação com vitamina C pode fornecer o corpo com antioxidantes para ajudar a neutralizar essas moléculas e mantê-las em níveis saudáveis.

Benefícios da Vitamina C

Prevenir a deficiência de vitamina C é essencial, não apenas por provocar o escorbuto, mas por interferir em diversas funções do organismo.

Por exemplo, este estudo sugere que a vitamina C pode fornecer uma variedade de benefícios importantes para a saúde, incluindo o apoio ao sistema imunológico, propriedades antioxidantes e a restauração de níveis de ROS causados ​​pelo estresse induzido pelo exercício. 

Além disso, a ela é um cofator para várias enzimas, o que significa que algumas reações não podem acontecer se a vitamina não estiver presente. Isso inclui à síntese de colágeno e o transporte de gordura para as mitocôndrias na produção de ATP.

O colágeno é essencial para a saúde da cartilagem, evitando seu enfraquecimento, prevenindo lesões.

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Já o ATP é a primeira fonte de energia que o organismo utiliza e apesar de ser rápida – durar apenas alguns segundos – é essencial para a contração muscular.

Além disso, ela pode reduzir a dor muscular do exercício, devido seus efeitos protetores e antioxidantes, e também pode auxiliar no processo de recuperação muscular.

Recomendação e fontes

É incrivelmente fácil de alcançar a quantidade de vitamina C recomendada. Da uma olhada:

A recomendação diária recomendada varia de acordo com a idade e gênero.

Para homens adultos saudáveis a recomendação é de 90 mg por dia
Para mulheres adultas saudáveis a recomendação é de 75 mg por dia

Os principais alimentos alimentos ricos em vitamina C são as frutas cítricas (laranja, limão, abacaxi, etc.), goji berry, batatas, repolho e couve-flor, pimentão, brócolis.

As doses podem ser um pouco maiores para atletas e para quem deseja um efeito específico. Geralmente, a maneira mais fácil de aumentar a ingestão de vitamina C é com o uso de um multivitamínico completo ou um suplemento de vitamina C.

Vitamina C e outros nutrientes

A vitamina C demonstrou exercer um efeito poupador sobre a vitamina E, outra vitamina com alto poder antioxidante.

Também pode aumentar as taxas de absorção e disponibilidade de minerais, como Ferro e Zinco, principalmente, do Ferro encontrado em alimentos de origem vegetal.

Vale lembrar que estes minerais também são muito importantes para quem treina.

E aí, você já consome a quantidade adequada de Vitamina C todos os dias?

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