O futebol americano é um dos esportes que mais exigem do físico dos atletas – basta assistir alguns poucos minutos de um jogo qualquer para ter noção disso. Tackles violentos, sprints, saltos, bloqueios… precisa treinar muito pra aguentar o tranco.
É claro que o nível de preparo físico exigido varia de acordo com a posição de cada jogador. O quarterback, por exemplo, que é o jogador responsável pelos arremessos e pela definição tática do time, em geral não é tão forte, pois não dá tackles ou faz bloqueios.
Os jogadores de defesa, por outro lado, tem que ser verdadeiros monstros. Eles dão (e levam) porrada o jogo todo, e precisam enfrentar e parar jogadores muito fortes e rápidos – os runnings backs, tight-ends e wide-receivers, além de toda a linha ofensiva adversária.
JJ Watt, 27 anos, é um dos melhores defensores em atividade na NFL. Ele é o defensive end do Houston Texans, que disputou os playoffs da última temporada. Já ganhou vários prêmios de “Melhor Jogador de Defesa da Temporada” é um dos destaques da liga.
Para chegar neste nível, o cara teve que treinar muito. Mas muito mesmo! E não apenas técnica, mas principalmente a parte física – já que é um esporte que, nestas posições, é muito mais físico do que técnico.
Em geral, jogadores de futebol americano treinam muita potência, resistência, força, agilidade, etc. O foco desses caras não é hipertrofia, mas alguns deles conquistam isso como consequência do trabalho intensivo. A posição de cada um deles é quem determina, se precisam mais de uma capacidade física ou outra.
No caso de Watt, os treinos focam basicamente em força e potência, por causa da sua posição defensiva. Se liga algumas coisas que o gigante tem que fazer na academia:
O treino do monstro do futebol americano
Tríceps Death
A “morte do Tríceps”. Assista ao vídeo abaixo e entenda porque ele recebe esse nome!
A força desses caras só pode ser medida em cavalos de potência! JJ Watt e Brian Cushing treina supino reto na barra para tríceps e peito, com variação muscular, não através da pegada, mas sim dos blocos de madeira colocados acima do peito.
As repetições parciais (causadas pelo bloco) melhoram o ganho de hipertrofia junto com repetições de amplitude maior. Isso porque esse exercício explora 3 dos 9 princípios do treinamento (assunto pra um outro post). Sensacional!
Insane Workout
Você acha que seu treino de membros superiores é completo? Então dá uma olhada no trabalho dos caras – peito e costas: NADA ESCAPA!
Lower Body – Power Training
Futebol americano é um esporte de intensidade, e por isso o treino tem quer ser específico, focado em força e potência.
Foco em exercícios de potência misturado com isometria. O músculo precisa responder e manter o estímulo.