[VÍDEO] Arnold dos 17 aos 69 anos e o princípio da sobrecarga

52 anos de fisiculturismo é para poucos. Mas estamos falando de Arnold Schwarzenegger. Confira o vídeo com sua evolução e um dos seus segredos!

52 anos de fisiculturismo é para poucos. Mas estamos falando de Arnold Schwarzenegger.

O astro de Hollywood, do Mr Olympia, do estado norte-americano da Califórnia, entre outros feitos incríveis, sempre esteve em sua melhor forma possível. Saca só esse vídeo que mostra a história do “Deus da Igreja do Ferro“, com fotos mostrando sua evolução, ano a ano, dos 17 as 69 anos.

Assista:

Legal, né?! Além de alimentação e sono regrados, Arnold desenvolveu uma consciência fantástica sobre os treinos e como ele alcançaria seus objetivos no fisiculturismo.

“Shock the muscle”. A frase mais dita pelo multicampeão nesse vídeo aqui mostra como Arnold era fã do princípio da sobrecarga. Chocar o músculo foi o segredo para o austríaco ter tanto sucesso em sua área.

Mas afinal, o que é o princípio da sobrecarga? É simples: você precisa variar seus estímulos, ou vai estagnar.

Você já ouviu falar em platô muscular? Você, que já zerou todas as anilhas e equipamentos da academia, pode estar nele. O bom é que o trabalho para sair disso é mais simples do que parece.

Não, você não precisa colocar seus amigos em cima do leg press, como a Gracyanne fez com o Belo.

Mas precisa trabalhar dentro das variáveis corretas. Vamos a elas:

Intensidade

Não confunda com volume. Treinar com intensidade é utilizar o máximo de carga, com menos repetições e poucos exercícios. Além disso, trabalhe bem a contração muscular como um todo, sem repetições parciais.

Esses treinos são ideais pra quem tem pouco tempo e quer ficar forte. No entanto, você precisa aprender a como medir a sua intensidade máxima! A maioria das pessoas não sabe! A nossa dica é para que você procure um profissional de educação física!

Volume

O platô chegou? Treine mais! Se você vai a academia 3 a 4 vezes por semana, experimente ir mais uma. Ou então adicione um treino de cardio, esportes coletivos ou individuais nessa rotina tão fechada.

Prefere musculação? Então não tem segredo, você terá que gastar uns minutinhos a mais na academia. No entanto, mantenha a intensidade em cargas sub-máximas, porque conta muito mais do que ficar horas na academia levantando pesos que você faz no dia a dia.

Especificidade

Você só treina musculação? Está na hora de variar. HIIT você conhece com certeza. A gente já mostrou que pesquisas recentes comprovaram que apenas 4 minutos desse exercício já são suficientes pra gerar ótimos resultados.

O melhor é que dá para adaptar o HIIT para quase todas as modalidades esportivas. A variação de intensidades e volume máximo de treino em pouco tempo já é suficiente para manter a queima de gordura corporal por muito mais tempo.

Shock the muscle

Lembre-se da lição do Arnold e não se esqueça: informação acima de tudo.

Rafael CornachioneRAFAEL CORNACHIONE

Coordenador de Atletas e Esporte da Iridium Labs

Educador Físico formado pela Unicamp e jornalista pela Faculdade Cásper Líbero. Foi pesquisador e professor de duathlon, corrida e musculação da Unicamp, e professor de da Prefeitura de Campinas. CREF: 128849-G/SP

 

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