ZMA

Tudo sobre ZMA: o que é, quando usar e como comprar este suplemento

As pessoas chamam toda e qualquer combinação de Zinco, Magnésio e B6 de ZMA, mas isso está errado. Saiba tudo a respeito e descubra o único ZMA “de verdade” do Brasil!

Uma das siglas mais famosas do universo fitness e principalmente da musculação, o ZMA ® virou uma categoria de suplementos.

Soma Pro ZMA

O que muitas pessoas não sabem é que a maioria dos produtos que se coloca nesta categoria na verdade não tem ZMA ®.

Isso porque ZMA ® é uma marca registrada – caso semelhante ao uso do termo “gillette” para se referir à lâmina de barbear, de “bic” para isqueiro ou caneta, “band-aid” para curativos adesivos ou “cotonetes” para hastes flexíveis.

Na verdade, tanto o ZMA ® quanto esses outros exemplos são marcas registradas, e só o seu fabricante pode utilizá-la.

No caso do ZMA ®, a marca pertence à Lonza, gigante multinacional do setor químico e de biotecnologia, cuja sede fica em Basel, na Suíça.

E, no Brasil, só existe um único produto que pode utilizá-lo: Soma Pro.

Todos os outros produtos que afirmam conter ZMA ® em sua fórmula na verdade possuem uma imitação do blend da Lonza.

Mas qual a diferença que isso pode fazer no corpo humano? E quais as vantagens do ZMA ® verdadeiro?

As respostas para essas perguntas e as informações para que você saiba tudo sobre o que é o ZMA ®, você encontra aí embaixo. Se liga:

Tudo sobre ZMA: o que é, quando usar e como comprar este suplemento

O que é ZMA?

Atualmente, qualquer combinação de Zinco, Magnésio e Vitamina B6 é chamada de ZMA.

No entanto, como mostramos no começo deste post, essa definição é equivocada.

Cada blend dessas substâncias pode apresentar fontes de Zinco e Magnésio totalmente diferentes – aspartato, citrato, bisglicinato, etc.

Essas fontes diferentes podem fazer diferença tanto nos benefícios oferecidos por eles, quanto em relação à absorção e ao aproveitamento dos minerais no organismo.

Isso significa que chamar toda e qualquer combinação de Zinco, Magnésio e B6 de “ZMA” é um equívoco, que categoriza produtos completamente diferentes de uma mesma maneira.

Então o correto é chamar de ZMA® apenas aquele desenvolvido, patenteado e produzido pela Lonza, composto por Óxido de Magnésio, Citrato de Magnésio, Aspartato de Zinco, Mono L-metionina-sulfato de Zinco e Piridoxina (vitamina B6).

Soma Pro ZMA

Para quê serve o ZMA?

  • Aumenta os níveis de hormônios anabólicos
  • Aumenta os níveis de testosterona livre
  • Estimula o crescimento muscular (hipertrofia)
  • Promove aumento de força e potência dos músculos
  • Melhora a recuperação muscular

O ZMA é indicado para quem quer ganhar massa muscular, pois seu consumo aumenta os níveis de hormônios anabólicos – aqueles responsáveis pelo crescimento dos músculos.

O estudo¹ que avaliou os efeitos da suplementação de ZMA ® mostrou, como mostra o gráfico abaixo, que o produto aumenta os níveis de testosterona livre em até 43,8% – e esse é um dos principais hormônios para a hipertrofia.

Além disso, o estudo também mostrou que o ZMA® também aumentou o IGF-1, que é um fator de crescimento, que estimula diversos tecidos, como ósseo e muscular.

Gráfico IGF-1 e Testosterona: ZMA x Placebo

A ciência também comprovou que a suplementação de ZMA ® é interessante para o aumento da força muscular.

O estudo mostrou aumento de 4,8 vezes na força do quadríceps e de 1,7 na potência dos posteriores de coxa na comparação entre o grupo que fez suplementação com ZMA ® e o grupo que tomou placebo – como mostra o gráfico abaixo.

Grafico ZMA x placebo: aumento de força e potência

O verdadeiro ZMA® também pode ser utilizado por quem quer melhorar a performance, já que a testosterona e o IGF-I são fatores que comprovadamente melhoram o desempenho físico.

Além disso, quando é utilizado em suplementos alimentares, o ZMA® pode ser apresentado junto com outras substâncias, seja para complementar os benefícios do produto em relação ao ganho de massa e aumento de força, quanto oferecer outros.

No caso de Soma Pro, por exemplo, além do ZMA®, a fórmula contém Selênio e Vitamina B3. Já o Soma Pro Woman contém ZMA®, Biotina e Cromo.

O ZMA® verdadeiro é melhor do que os outros?

A escolha por fontes diferentes de Zinco e Magnésio tem relação direta com a efetividade da combinação.

Estudos científicos demonstraram os benefícios em relação aos hormônios anabólicos e a força muscular da combinação patenteada pela Lonza, comprovando a eficácia do suplemento.

Os estudos com a combinação que utiliza Aspartato de Zinco e Magnésio, que é a mais comum no Brasil, tem resultado “inconclusivo”, ou seja, sua eficácia não está comprovada.

O ZMA® da Lonza é o único que possui estudo de eficácia com resultado conclusivo e positivo em relação à hipertrofia e aumento da força muscular.

Soma Pro ZMA

Como e onde comprar o ZMA® de verdade?

Como mostramos no começo deste post, o único suplemento que possui o verdadeiro ZMA® no Brasil é o Soma Pro – e sua versão para mulheres, Soma Pro Woman.

O produto foi reformulado recentemente, justamente para garantir os benefícios que só o ZMA® original proporciona para atletas e praticantes de atividade física que desejam ganhar massa muscular e melhorar desempenho físico.

Soma Pro contém o verdadeiro ZMA® e também Selênio e Vitamina B3, que contribuem para o metabolismo da produção de energia, redução da fadiga e cansaço, funcionamento do sistema imune e proteção do estresse oxidativo.

Já o Soma Pro Woman contém ZMA®, Biotina e Cromo, que contribuem para a manutenção da saúde do cabelo, pele, metabolismo da energia, macronutrientes e na manutenção dos níveis de glicose no sangue, prevenindo o acúmulo de gordura corporal.

A diferença de qualidade do verdadeiro ZMA® presente em Soma Pro foi reconhecida inclusive pela Food Ingredients South America, principal evento de formulação de suplementos do continente, que premiou Soma Pro como “suplemento mais inovador”.

No fim das contas, o mercado brasileiro está entupido de suplementos que se autodenominam “ZMA”, mas ZMA® de verdade, só no Soma Pro!

Quer saber mais sobre o produto? É só clicar aqui.

Referências

1 Effects of a Novel Zinc-Magnesium Formulation on Hormones and Strength. Journal of Exercise Physiology. Out. 2000. [LINK]

2 ZMA® For Muscle Strength and Muscle Power. Lonza [LINK]

 

 

Comentários