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O treino que deu uma turbinada no shape do ator de ‘Homem-Aranha’

O Homem-Aranha não é gigante como o Thor ou o Capitão América, mas se engana quem acha que não é preciso um treino pesado e um shape bom para interpretá-lo

Tom Holland precisou fazer um treino pesado para entrar num shape digno do protagonista de “Homem-Aranha: De Volta ao Lar”.

O ator, que foi muito bem recebido pelos fãs da Marvel e do herói aracnídeo, não ficou bombadão como o Capitão América ou o Thor, afinal, este nunca foi o shape do Homem-Aranha.

Mas isso não significa que o corpo não foi uma preocupação, já que era necessário um físico definido e de respeito.

Como Tom Holland chegou neste físico é o que a gente mostra aí embaixo. Se liga:

O treino que deu uma turbinada no shape do ator de Homem Aranha

Antes do Homem-Aranha

Pode-se dizer que Tom Holland sempre teve um pouco de Homem-Aranha dentro de si, embora não soubesse.

Desde pequeno Holland praticava atividades físicas. Durante a infância, praticava ginástica e, na adolescência, passou a praticar Le Parkour.

Só estes dois pontos eram muito favoráveis para o ator conseguir o papel do herói. Isso porque o Homem-Aranha é um herói ágil, habilidoso e com velocidade.

Exatamente características que também são necessárias nas atividades que Holland praticava.

Claro que também deve-se ressaltar que estas atividades contribuíram também para o shape do ator ao longo de sua vida.

A preparação para o filme

Estímulo Muscular Elétrico

Este método é utilizado por atletas desde os anos 50 – e, claro, vem se modernizando desde então – e pode ser utilizado no seu treino para ajudá-lo a perder gordura.

Isso porque em poucos segundos você conseguirá esgotar as fibras musculares. Então, seu corpo poderá se adaptar na regeneração de fibras musculares.

Esta foi uma das técnicas utilizadas por Tom Holland para deixar seu físico rasgado.

Lembrando que estes exercícios de estimulação muscular elétrica não são feitos de qualquer jeito e por qualquer aparelho.

Pois o que mais tem por aí são vendas de produtos em programas televisivos dizendo que você obterá bons resultados em tanto tempo e aquela velha história.

Tom Holland fez esta atividade com profissionais especializados e com os produtos mais bem qualificados para tal.

O Treino

1. EME (Estímulo Muscular Elétrico)

 

Como dito acima, o Estímulo Muscular Elétrico não pode ser feito de qualquer jeito, e precisa de um bom acompanhamento. 

Quando bem feito, você sentirá os grupos estimulados fadigarem de uma forma precoce. Ou seja, mais intensidade num curto espaço de tempo. Mas não pense que será fácil.

Quem explica melhor é o personal Bruno Portieri (CREF 132847-G/SP), especialista em Eletroestimulação Neuromuscular.

“As fibras são excitadas (contraídas) através do estímulo elétrico, gerando contrações musculares involuntárias.  O objetivo disso é recrutar um maior número de fibras musculares levando a musculatura à níveis altíssimos de hipertrofia”, conta.

O método é simples: você vestirá um colete com eletrodos e tomará alguns estímulos elétricos, como se fossem choques enquanto pratica o exercício.

Mas não se esqueça: estes aparelhos devem ser utilizados por profissionais qualificados, não por qualquer um, em qualquer lugar.

“Realmente, se usado de maneira errada pode causar lesões musculares graves, por isso é sempre importante consultar um profissional experiente e conheça o equipamento que está utilizando”, finaliza.

Tempo de exercício: 20 minutos

2. Boxe

 

Para ajudar na definição, mas também no tônus muscular e na condição física, Tom Holland participou de aulas de boxe.

Quem já fez sabe o quão puxada é uma aula e o quão benéfica ela é para quem quer emagrecer e ter uma boa resistência cardiorrespiratória.

Exercícios: 2 séries de 5 minutos no saco de areia
2 séries de 5 minutos no speed bag

3. Marretada no Pneu

 

Um exercício não muito comum, mas que você pode encontrar em diversos vídeos no Youtube são as marretadas em pneus de caminhões, por exemplo.

Realizando este exercício você perceberá o quanto seu corpo todo trabalha e o quão difícil é realizá-lo. Sem contar o pós dele. O negócio é tenso!

Exercício: 4 séries de 2.5 min

4. Circuito de Máscara de Altitude

mascara altitude

Você já deve ter visto diversos atletas fazendo exercícios cardiorrespiratórios com essas máscaras de altitude. Servem para treinar os músculos respiratórios de forma mais acentuada.

As máscaras simulam 1500 a 3000m de altitude devido a dificuldade ventilatória por ela promovida de forma mecânica.

Você deverá fazer 4 séries dos exercícios abaixo.

Exercícios: 10 Burpees / 10 Agachamentos Afundo / 10 Roscas Diretas / 10 flexões de braço com halteres

Pós-treino

Feito todos estes exercícios, fazer 3 minutos de esteira ou bicicleta, em um ritmo tranquilo, é uma boa ideia.

Conclusão

 

Se você notar, quase não há exercícios resistidos no treino de Tom Holland. E como você pode notar, faz jus ao físico do ator.

O personagem de Tom Holland não exige músculos tonificados, não pede que ele seja um monstro como Capitão América ou Thor.

Exige preparo físico, pois o Homem-Aranha está sempre indo de um prédio ao outro, sempre veloz, ágil, fazendo diversos “malabarismos”.

E é exatamente o que Tom sabe fazer, afinal ele foi um ginasta. Só precisava de uma resistência física, que ele conseguiu e ainda por cima ganhou uns músculos.

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