black box VR

Jogo de realidade virtual pode revolucionar treinos de musculação

Já imaginou puxar ferro de uma maneira diferente, utilizando uma espécie de videogame? Sim, isso pode ser possível num futuro não muito distante…

Esqueça o treino convencional. O assunto agora é realidade virtual e ela pode estar, em breve, em alguma academia por aí…

Isso porque uma Startup resolveu criar o produto Black Box VR, que oferece uma espécie de treino ‘full body’ utilizando apenas a realidade virtual.

O objetivo da empresa é implantar este tipo de treino nas academias em todo o mundo, para que as pessoas tenham uma nova experiência com a musculação.

Mas não é uma coisa tão simples assim. E você vai entender o porquê.

Se liga:

Jogo de realidade virtual pode revolucionar treinos de musculação

Como isso realmente funciona?

 

O Black Box VR trata-se de um headset de realidade virtual, onde a pessoa entra em uma espécie de “arena virtual”, enfrentando o computador.

Mas a intenção mesmo da empresa é que uma pessoa possa enfrentar a outra, para que elas possam se desafiar.

Em seu site, a empresa descreve a experiência como uma nova maneira de enxergar o mundo fitness.

“Você entrará na sala com seu headset e um mundo inteiro estará em sua volta. Você receberá um exercício de corpo inteiro tão imersivo que esquecerá que está se exercitando.”.

Este treino de resistência será integrado por meio de um sistema de cabos controlados eletronicamente que será perfeitamente integrado à experiência do jogo.

A pessoa estenderá a mão para agarrar uma corda ou erguer alças e sentirá cabos reais, com a resistência exata que a que ele precisa.

A própria empresa diz que três treinos por semana, cada um com 40 minutos, são suficientes para melhorar: força, resistência e saúde.

Cada exercício levará a pessoa para o objetivo que deseja, porém, ajustando a resistência, intensidade…

Em entrevista à BBC, os donos da Black Box falaram sobre suas intenções com o Black Box.

“Muitas pessoas tem dificuldade em manter o hábito de se exercitar, por isso o Black Box VR é uma tentativa de tornar a musculação mais atraente”.

Mas há uma questão que precisa ser resolvida pelos criadores: a segurança. Porque fazer exercícios com um trambolho em sua cara não deve ser fácil…

O jogo

Black Box VR

Os grupos musculares são representados por elementos. Quanto maior a força do jogador, maior será o nível dela. Por exemplo, exercícios ligados às pernas são representados pela água.

Em contrapartida, seu oponente pode elevar o nível do desafio utilizando um elemento oposto e que seja eficiente contra o seu.

O nível do seu grupo muscular ‘mais fraco’ vai determinar seu rank, o que obrigará você a manter uma boa condição funcional.

Por fim, os algoritmos do Black Box VR vão trabalhando para criar o treino ideal para que você possa se concentrar menos 

Como surgiu?

Black Box VR

O Black Box VR surgiu em 2016, numa ideia dos fanáticos por bodybuilding Ryan DeLuca e Preston Lewis.

O objetivo deles era justamente trazer produtos e experiências inovadoras para quem vive o mundo fitness.

Eles foram os primeiros a testar o VR e simplesmente gostaram.

Uma tecnologia que, combinada com treinos de resistência, games e cardio de alta intensidade, poderia ser a combinação certa para quem ter ter uma vida saudável e fitness.

Concluindo

jogo, realidade virtual

Realmente, é algo a ser estudado e experimentado, afinal, se é para inovar, melhorar e dar um ânimo a mais, é sempre bem-vindo.

Mas ainda é algo que não é concreto, não é consolidado e precisa de mais ajustes. Alguns críticos afirmam que o produto é muito caro e não vale à pena.

Além disso, o Black Box VR terá de lidar com a rejeição de muita gente, já acostumada com os halteres, barras, o treino tradicional.

Contudo, pode alcançar pessoas que adoram games e que até gostariam de se exercitar, mas são preguiçosas.

Desta maneira, elas uniriam o útil ao agradável e estariam fazendo um bem para si mesmas.

LEIA MAIS: O homem por trás do mito: filme vai mostrar a história de Ronnie Coleman
LEIA MAIS: 8 bodybuilders famosos que decidiram se arriscar em Hollywood
LEIA MAIS: A preparação física de Michael B. Jordan para viver vilão em ‘Pantera Negra’

Comentários