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5 dicas para superar o frio e treinar com ainda mais vontade no inverno

Às vezes é difícil sair pra treinar quando está frio – principalmente quem treina muito cedo. Mas algumas dicas vão te ajudar a superar essa dificuldade.

Você pode até ser daqueles que prefere o inverno do que o verão, mas não dá pra negar que treinar num daqueles dias frios congelantes é complicado – principalmente se você treina de manhã, bem cedinho.

Sair do conforto (e da temperatura) do lar pra encarar a academia gelada não é fácil. E é por isso que garra, disciplina, dedicação e força de vontade são qualidades essenciais para você chegar nos seus objetivos. 

Se você deixar “a peteca cair” no inverno, pode comprometer seus ganhos do ano inteiro. Sim, goste ou não goste, o inverno equivale a 25% do ano, e um treino ruim neste período pode colocar tudo a perder.

Isso sem contar que quando o inverno passar e você for correr atrás do prejuízo para chegar no verão com um shape insano, vai ter que treinar muito mais pesado para compensar o tempo perdido e por isso pode sofrer lesões ou entrar em overtraining.

E além da questão moral – da preguiça de sair da cama em um dia frio – o inverno faz com que seu corpo precise de mais energia – e isso impacta na sua dieta, aumentando a necessidades de cuidados em relação à alimentação..

Mas treinar no frio tem seus lados positivos. Só é preciso muita força de vontade para perder a preguiça e aproveitar esses benefícios a seu favor. Veja alguns deles:

Vantagens de treinar no frio:

Os meses frios são a melhor época do ano para quem quer perder peso, porque o corpo utiliza mais energia para manter-se aquecido.

Ou seja, treinar no inverno faz com que seu corpo queime muito mais calorias. 

Agora, é claro que não é porque seu corpo está queimando mais calorias que você pode chutar o balde da dieta. Pelo contrário: o ideal é que mesmo no inverno você continue seguindo uma alimentação balanceada para que os resultados sejam atingidos.

Outra vantagem de treinar no frio é que, pra quem se irrita com a academia muito cheia, ela vai estar mais vazia, e você vai poder treinar com mais tranquilidade, já que elas ficam muito mais lotadas na primavera e no verão.

Além disso, o inverno não te dá aquela sensação de exaustão na hora de praticar um exercício, que acontece muito por causa do calor. Isso acaba te deixando mais motivado!

Sabendo de todas essas vantagens, você deve estar se perguntando: mas como eu faço para vencer a preguiça?

Realmente ela é a pior vilã, mas separamos algumas dicas práticas para inserir na sua rotina que vão espantá-la e te deixar mais animado, se liga aí!

5 dicas para superar o frio e treinar com ainda mais vontade no inverno

1- Trace novas metas

Às vezes o que tá te deixando desmotivado não é só o frio, ou a preguiça. Talvez seu treino já não seja mais tão desafiador para você.

Por isso, nessa época pode ser interessante conversar com seu personal, traçar com ele novas metas e objetivos, e ver uma maneira de mudar alguns treinos para te dar mais gás e ânimo na hora de treinar.

Até mudar o horário que você treina já pode ajudar bastante, mas o importante é não perder seu foco, e colocar seus objetivos sempre a frente de qualquer coisa.

2- Deixe suas coisas de academia organizadas

Parece bobeira mas nessas horas de desânimo você precisa trabalhar seu cérebro, pois qualquer empecilho que haja no caminho desperta motivos para ele te autossabotar.

Ou seja, se você acordar cedo, naquela friaca, e se lembrar que vai ter que enfrentar um trânsito desgraçado para chegar até a academia, vai desistir de ir treinar em 5 minutos.

Por isso, organize suas coisas para que nada se torne um motivo para a preguiça bater. Na noite anterior já deixe sua mochila arrumada, sua roupa de academia pronta e em um lugar fácil, e evite sair em horário de muito trânsito.

Torne sua rotina mais fácil para que seu cérebro não arranje qualquer desculpa para matar seu treino.

3- Invista no cardio

corrida esteira

Nem todo mundo curte fazer cardio, mas no frio, ele pode ajudar a aquecer o corpo antes de pegar mais pesado nos treinos.

Investir em exercícios aeróbicos, fazer uns 20 minutos de bike ou esteira, não só vão te auxiliar a despertar, como também a aquecer seu corpo, e com isso você queima mais calorias.

Por isso, converse com seu professor e veja qual a melhor maneira de inserir treino de cardio na sua rotina da academia.

4- Treine com um parceiro

É fato que algumas pessoas têm preferência por treinar sozinhos, para poder se concentrar mais ou seja lá qual for o motivo.

Porém, nessas horas de preguiça, contar com a ajuda de um parceiro de academia pode te tirar da zona de conforto, e ser uma ótima opção para te dar motivação.

Escolha um amigo que não irá te deixar na mão, ou até mesmo sua namorada (se ela treinar tanto quanto você), mas exija deles foco, porque se você desanimar e eles também, vai ficar difícil deixar a preguiça de lado.

Sabe a história do “uma mão lava a outra”? É disso que estamos falando. 

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5- Tome um pré-treino:

Suplementos pré-treino

Um bom pré-treino pode te dar um gás a mais na hora de treinar, te estimulando a pegar mais pesado no treino.

Lembre-se: eles são feitos exatamente para isso, para mandar a preguiça embora, a ponto de você sair debaixo de tempestade para ir treinar.

Além de te dar aquela acordada e te deixar mais disposto, suplementos pré-treino melhoram sua performance durante o treino,  e os resultados no seu corpo vão aparecer muito mais rápido!

E aí, pronto pra superar a preguiça e as dificuldades do frio e treinar pesado sem desculpinhas também no inverno?

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