Depois dos 40: 4 dicas para melhorar seu desempenho nos treinos

Treinar depois dos 40 exige muita dedicação e alguns cuidados especiais. Confira alguns conselhos para não desanimar e manter seu desempenho nos treinos!

Achar que academia é só pra jovens no auge dos seus 20 ou 30 anos é coisa do século passado. Hoje existe uma galera na faixa dos 40 ou 50 anos que deixa a molecada pra trás na academia (e nos resultados).

É claro que muita coisa muda no organismo depois dos 40 anos, e é preciso alguns cuidados para que seu corpo se adapte à sua rotina de treinos, mas não precisa ficar desmotivado achando que não vai conseguir construir músculos depois de uma certa idade!

Se você já tem o hábito de praticar exercícios regularmente, já é meio caminho andado. Agora, se antes dos 40 você não tinha o costume de se exercitar, os cuidados devem ser redobrados.

Sendo sedentário, ou não, o que importa é que sua qualidade de vida vai melhorar muito a partir do momento que começar a treinar com frequência, e com certeza você chegará na terceira idade com muita saúde e um físico incrível para exibir para os netos!

Então, antes de pensar em desistir porque está ‘muito velho’ pra puxar ferro, se liga em alguns cuidados que são necessário pra tornar seu treino ainda mais satisfatório!

Depois dos 40: 5 dicas para melhorar seu desempenho nos treinos

1- Nunca pule o aquecimento

treino dps dos 40 anos

 

Fazer uns 15 minutos de esteira ou bicicleta ergométrica é um bom começo para evitar lesões.

O aquecimento proporciona o aumento de fluxo de sangue para os músculos, aquecendo seu corpo para que ele fique pronto para prática de exercícios mais pesados.

Por isso não se deve pular o aquecimento, principalmente depois dos 40, onde seu corpo já não se recupera como antigamente, e fica mais sensível a lesões e dores musculares.

2- Cuidado com as articulações

 

Dores nas articulações e lesões podem dificultar muito todo o seu trabalho em construir músculos.

Por isso, é preciso muito cuidado na hora da musculação para não sobrecarregar suas articulações.

O ideal é que você invista em pesos mais leves, e repetições mais altas. Pegar pesado nos treinos nem sempre é garantia de músculos enormes.

Você pode obter o mesmo resultado sem precisar forçar tanto a barra.

Converse com seu treinador e saiba qual o treino específico é mais indicado para você!

3- Descanse

 

Todo músculo quando muito sobrecarregado pode sofrer lesões e dores, a gente já falou isso!

Por isso, independente da sua idade, dar ao seu corpo o devido descanso é essencial para a recuperação muscular.

Porém, após os 40, esse descanso é ainda mais essencial, justamente pois seu músculo vai começar a demorar mais para se recuperar.

Então, para que você não force seu músculo a ponto de causar algum dano, converse com seu treinador e tire alguns dias de descanso.

O ideal é ir à academia 3 vezes por semana, e tirar os outros dias para descansar, ou fazer atividades físicas mais leves, como caminhadas, ioga, ou até pilates.

Aliás, esse último é uma ótima atividade para dar maior flexibilidade ao seu corpo, que você acaba perdendo com o passar dos anos.

Mas fique com a consciência tranquila, nada disso irá prejudicar seus ganhos na academia.

4- Seja fiel a sua rotina de treinos

 

Ter uma rotina de treinos é o ideal para atingir qualquer objetivo.

Porém, quando se tem um corpo de 20 anos, onde o metabolismo é mais acelerado, é normal matar um ou outro dia de academia, tendo aquela mentalidade de que “no dia seguinte eu compenso”.

Depois de uma certa idade, nosso metabolismo vai se tornando cada vez mais lento, por isso manter uma dieta balanceada, sem abusar de alimentos gordurosos e doces é essencial.

Mas também é preciso seguir à risca a rotina de treinos proposta pelo seu personal trainer. Sem essa de querer compensar no dia seguinte!

Resumindo, da pra levar uma vida de academia normal depois dos 40, e continuar com um corpo saudável e escultural!

Só não pode faltar dedicação diária, e um acompanhamento profissional para traçar treinos específicos para que você consiga alcançar todas suas metas!

Pronto pra encarar esse desafio?

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