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O treino que preparou Chris Dickerson para o título do Mr. USA em 1968

Chris Dickerson é até hoje o fisiculturista mais velho a ter vencido um Mr. Olympia na história. Em 1982, com 43 anos, ele alcançou a glória!

O bodybuilder Chris Dickerson é uma verdadeira lenda do bodybuilding, mas também é exemplo para quem não treina. O cara tem uma história de vida impressionante!

Foi o primeiro bodybuilder homossexual e negro da história a vencer um Mr. Olympia, em 1982, e, além disso, conquistou o título com avançados 43 anos de idade – ele é, até hoje, o bodybuilder mais velho a conquistar o maior título do fisiculturismo mundial.

É um verdadeiro exemplo de superação. Mais que isso, de pessoa. Além de bodybuilder, é formado em música e um excepcional cantor.

Mas antes de alcançar a glória e o sucesso ele teve que penar e, claro, treinar muito!

Por isso, divulgamos o treino do fisiculturista que o preparou para o título do Mr. Usa, em 1968.

Se liga:

O treino que preparou Chris Dickerson para o título do Mr. USA em 1968

Um pouco sobre Dickerson

Chris Dickerson

Antes de partir para o treino, saiba um pouco sobre a vida de Chris Dickerson.

A família do atleta transpirava superação. Sua mãe, Mahala Ashley Dickerson, foi a primeira negra a ser admitida como advogada no Alaska, numa época em que o racismo imperava nos EUA.

Na escola, ele sempre demonstrou talento para o atletismo, mas sua paixão mesmo era a música. Sonhava em cantar ópera.

Depois que se formou na escola, Dickerson partiu para a Academia Americana de Arte Dramática, em Nova York.

A ida para a musculação

Foi na Academia Americana que Chris Dickerson viu que precisaria da musculação se quisesse ser um cantor bem-sucedido.

Em um certo dia, seu professor de canto afirmou que se ele tivesse um peito forte, robusto, isso ajudaria na sua cantoria, e que a musculação ajudaria.

Então, ele partiu para esse mundo, mas apenas querendo ser um cantor melhor. Até que ele viu a imagem de Bill Pearl e ficou admirado com o físico dele.

Com a ambição de ser tão forte quanto Bill, foi para Los Angeles, onde conheceu o próprio e passou a treinar com ele.

Bill Pearl, por sua vez, ficou admirado com a dedicação de Chris e passou a treiná-lo imediatamente.

Daí em diante foram muitos treinos, competições superações até culminar no incrível título do Mr. Olympia, em 1982, superando ninguém menos que o monstro Frank Zane.

O treino para o Mr. USA 1968

chris dickerson

Mas, como nada acontece da noite para o dia, Chris teve que treinar bastante e competir em diversas competições antes de ir para o Olympia.

Chris começou a treinar em 1963, mas só foi começar a competir em 1966. E foi em 1968 que conquistou seu primeiro título como fisiculturista.

E logo um título expressivo: o Mr. USA. Não é pra qualquer um!

Mas como será que ele se preparou?

Confira:

O treino de Chris Dickerson

Segundas, Quartas e Sextas-feiras

Para aquecer:

  • Elevação de pernas com rotação de quadril na barra fixa – 50 reps cada lado (veja execução)
  • Rotação de tronco inferior deitado – 50 reps cada lado (veja execução)
  • Abdominal na prancha declinada com rotação – 50 reps cada lado (veja execução)
  • Elevação de perna deitado no banco – 100 reps (veja execução)
  • Elevação de perna com o joelho flexionado – 100 reps (veja execução)

Os exercícios:

  • Desenvolvimento sentado – 4 x 6 reps
  • Desenvolvimento em pé com halteres – 4 x 6 reps
  • Crucifixo inverso com halteres deitado – 4 x 6 (veja execução)
  • Remada com halter unilateral no banco – 4 x 6 reps
  • Barra fixa pegada fechada – 4 x 6
  • Remada no Cross Polia Alta Com barra reta – 4 x 6
  • Pulley Posterior – 4 x 6 reps
  • Supino Reto com Barra – 4 x 6 reps reps
  • Supino Inclinado com Halteres – reps
  • Elevação lateral com flexão de braços – reps

Chris Dickerson

Terças, Quintas e Sábados

Para aquecer:

  • Levantamento bom dia – 100 reps cada lado
  • Elevação Lateral ¾ – 50 reps cada lado
  • Extensão do quadril em 3 apoios – 100 reps cada perna
  • Elevação de Quadril – 100 reps cada lado

Os exercícios:

  • Tríceps unilateral no cross – 4 x 6 reps
  • Paralelas Livre – 4 x 6 reps
  • Francês sentado com halter – 4 x 6 reps
  • Extensão de pernas – 4 x 6 reps
  • Agachamento Frontal – 4 x 6 reps
  • Agachamento Hack – 4 x 6 reps
  • Rosca em pé com barra EZ – 4 x 6 reps
  • Rosca alternada sentado – 4 x 6 reps
  • Rosca inclinada com halteres – 4 x 6 reps
  • Rosca concentrada – 4 x 6 reps
 

 

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