Arnold barra fixa - treino mr olympia 1974

O treino de costas e peito do Arnold para o Mr. Olympia de 1974

Conheça o treino que o maior bodybuilder de todos os tempos fez na sua preparação para a disputa do Mr. Olympia 1974

Arnold Schwarzenegger acaba de completar 70 anos – a gente até fez um post em homenagem a isso -, mas os feitos do Rei no bodybuilding ainda parecem recentes, tamanho o impacto que ele causou no esporte.

Muitos dos seus treinos, das suas técnicas e dos seus métodos de preparação para as competições de fisiculturimos dos anos 60 e 70 não só ainda são utilizadas, como são mais eficientes do que muito treino moderno.

Como exemplo, a gente decidiu trazer o treino de peito e costas que o “Austrian Oak” colocou em prática na sua preparação para o Mr. Olympia de 1974.

Desnecessário dizer o quanto o treino foi útil para ele, que naquele ano venceu a então principal competição de bodybuilding do mundo pela quinta vez.

 

Um dos maiores inovadores da história do esporte, Arnold introduziu duas técnicas fundamentais nesse treino. Pelo menos é o que garante o profissional de Educação Física e escritor de livros fitness Sean Hyson:

“A primeira nova técnica, no supino, era a de parar o movimento e travar a barra no alto um pouquinho antes da completa extensão dos braços – o que aumentava a o tempo sob tensão do peitoral em cada repetição”, disse.

“A segunda, na barra fixa, em que fazia o contrário do supino: na fase excêntrica (descida), ele descia o corpo até o ponto mais baixo possível, até que sentisse o alongamento do trapézio, o que permitia maior ativação dos músculos das costas”.

Segundo Sean, que também um dos diretores da revista M&F – que tem Arnold como diretor “honorário” – o treino de peito e costas era realizado todas as segundas e quintas-feiras pelo monstro sagrado do bodybuilding.

Quer conhecer (e fazer) o treino do Arnold? Então se liga:

O treino de costas e peito do Arnold para o Mr. Olympia de 1974

treino de peito - mergulho arnold

Duração: 90 minutos
Total de exercícios: 7
Equipamentos: sim

  • Supino: 5 x 10-12 reps (60-90 segundos de recuperação a cada série)
  • Barra com pegada aberta: 5 x 10-12 reps (60-90 segundos de recuperação a cada série)
  • Crucifixo com halteres: 5 x 10-12 reps (60-90 segundos de recuperação a cada série)
  • Remada sentado com cabo: 5 x 10-12 reps (60-90 segundos de recuperação a cada série)
  • Mergulho: 5 x 10-12 reps (60-90 segundos de recuperação a cada série)
  • Crossover: 5 x 12 reps (60-75 segundos de recuperação a cada série)
  • Remada com halteres: 3 x 12 reps (60 segundos de recuperação a cada série)

É evidente que um treino desses não é para qualquer um afinal estamos falando do maior bodybuilder de todos os tempos em preparação para uma competição de nível altíssimo como o Mr. Olympia. No entanto, é possível ajustar o treino à sua realidade – basta conversar com um profissional de Educação Física.

Você está preparado para fazer o treino do Arnold? 

Via Men’s Fitness

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