ansiedade

Estudo comprova: treinar antes da entrevista de emprego reduz ansiedade

Que a prática de atividades físicas traz inúmeros benefícios à saúde todo mundo tá cansado de saber, mas ela pode ser forte aliada contra a ansiedade e o estresse, sabia?! Confira!

Mãos suadas, taquicardia, inquietação… Não há chá de camomila que te acalme quando você precisa enfrentar uma entrevista de emprego. E todo mundo passa por isso algumas vezes na vida.

Essa ansiedade pode te deixar até sem dormir direito, e atrapalhar muito seu desempenho na hora de conquistar a vaga dos seus sonhos.

Mas você deve estar se perguntando o que isso tem a ver com treino, e a prática de atividades físicas, não é!? E por incrível que pareça, tem tudo a ver!

Pesquisadores da universidade de Westminster¹ podem ter descoberto a solução para esse nervosismo, que pode acontecer antes de uma entrevista de emprego ou de qualquer outro evento importante na sua vida. 

A resposta é treinar antes! Isso mesmo…

Confere a pesquisa aí!

Estudo comprova: treinar antes da entrevista de emprego reduz ansiedade

ansiedade 2

A pesquisa

Pesquisadores se basearam em evidências linkando o condicionamento físico e o decréscimo de stress psicossocial no relato de atletas que se auto mensuravam.

No entanto poucas evidencias ligavam o impacto da atividade física antes de um efeito estressante. E foi isso que esses pesquisadores ingleses fizeram.

O objetivo desse estudo foi determinar o quanto o condicionamento e a atividade física pré estresse influencia na concentração de cortisol durante um estresse psicossocial, como uma entrevista de emprego, por exemplo.

Dois grupos realizaram um teste de stress social em grupo. Esse teste basicamente consiste em um discurso de 5 minutos diante de avaliadores e na sequencia executar operações matemáticas complexas diante de uma câmera.

Um dos grupos com 75 pessoas realizou uma caminhada monitorada antes, o outro com 89 pessoas não fizeram nenhum tipo de exercício.

Dentre o grupo dos que caminharam, aqueles indivíduos que tinham um melhor condicionamento físico – observado pela frequência cardíaca menor – tiveram uma redução do cortisol no teste de stress. Assim como os praticantes que realizaram a atividade física prévia foram capazes de reduzir as concentrações de cortisol antes do teste.

Assim os indivíduos que fizeram exercícios se mostraram fisiologicamente menos ansiosos e estressados em comparação ao outro grupo.

ansiedade 3

Cortisol

Você entendeu que atividade física ajuda a reduzir as concentrações de cortisol no organismo, certo? Mas o por que isso é bom?

O cortisol é um hormônio produzido pelas glândulas suprarrenais, que ficam localizadas acima dos rins.

É um hormônio intimamente ligado ao estresse, e considerado por muitos como um hormônio catabólico, pois, quando encontrada em alta quantidade no organismo pode reduzir a massa magra e auxiliar o acúmulo de gordura corporal.

No entanto, o cortisol, tem funções importantes para o corpo, ajuda a reduzir inflamações, combate vírus, bactérias e mantém o funcionamento do sistema imunológico. Além de auxiliar na regulação da pressão arterial e glicemia (açúcar no sangue).

Já a alta concentração desse hormônio é um indicador de ansiedade ou estresse em resposta a alguma situação. Por isso controlar a concentração desse marcador pode ser ótimo para conter suas emoções.

De acordo com o estudo Londrino, fazer atividade física ajuda a reduzir a concentração desse hormônio. Isso não só te ajuda a manter o corpo em forma, como também pode ser ótimo para obter sucesso na sua entrevista de emprego, e mandar a ansiedade pra longe!

Por isso, quem pratica atividades físicas com frequência pode sair na frente na briga por uma vaga!

LEIA MAIS: Humor e estresse: como isso pode afetar seu rendimento na academia
LEIA MAIS: Estudos comprovam: a corrida atrapalha seu desenvolvimento muscular

¹WOOD, C. J. Physical fitness and prior physical activity are both associated with less cortisol secretion during psychosocial stress. Anxiety, Stress, & Coping., v. 0, n. 0, Out. 2017 (LINK)

Comentários