tpm

7 alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM

Em dias de TPM a coisa fica feia para a mulherada. Da preguiça de ir à academia, e vontade de atacar a geladeira toda. Saiba como reduzir esses sintomas!

Tem muita mulher que sofre nos dias de Tensão Pré-Menstrual – ou simplesmente TPM. 

É claro que cada mulher reage – e sofre – de um jeito diferente, e tem até aquelas que não sofrem nada, mas dores de cabeça, cólica, inchaço, aumento do apetite e da vontade de comer doce, entre outros sintomas, são bastante comuns durante essa época. 

E, claro, muitas vezes é o treino que “paga” por isso: nos dias de TPM, tem muita mulher que simplesmente deixa de ir à academia, ou até vai, mas sofre com uma piora considerável na performance. A alimentação é outra coisa que também é atingida negativamente durante a TPM.

Mas você não pode se render tão fácil assim! As coisas podem ser diferentes! Para te ajudar, confira a lista com 6 alimentos que vão ajudar a reduzir os sintomas da TPM e fazer você continuar andando na linha!

7 alimentos que podem ajudar a reduzir os sintomas da TPM

1- Laticínios

tpm 2

Alimentos ricos em Cálcio e vitamina D, como os laticínios, ajudam a prevenir os sintomas de TPM.

Outro fator é que estes alimentos são ricos em probióticos, que são bactéria benéficas ao organismo, e podem alterar a função cerebral de maneira positiva devido aos efeitos que provocam na flora intestinal.

2- Chá de camomila

tpm 3

De acordo com um estudo publicado no jornal American Chemical Society of Agricultural and Food Chemistry, a bebida, além de calmante, pode aliviar cólicas menstruais.

Isso porque o chá de camomila auxilia no aumento dos níveis de glicina, um aminoácido que fornece alívio para espasmo muscular, que causa a cólica

Sugere-se ingerir entre 1 a 2 xícaras nos dias em que a mulher sentir mais dor. Afinal, ninguém merece treinar com cólica, né!

3- Carnes magras

tpm 4

As carnes são ótimas fontes de vitaminas do complexo B, que por sua vez, auxilia na redução das dores de cabeça e na vontade de comer doces.

Sintomas bem comuns durante a TPM, que podem prejudicar o seu treino e sua dieta.

Além disso, a Vitamina B6 controla os efeitos da aldosterona, hormônio que, na fase pré-menstrual, reduz a excreção de sódio e causa o inchaço.

As vitaminas do complexo B e especialmente a B6 também são encontradas nos laticínios, cereais integrais, vegetais e outros.

4- Aveia

tpm 5

Além de apresentar diversas propriedades nutricionais importantes, a Aveia é muito interessante durante a TPM por ser rica em fibra alimentar.

A fibra alimentar auxilia na redução do apetite e vontade de comer doces, auxiliando no controle da dieta.

Além disso, melhora o funcionamento do intestino que é alterado devido às mudanças hormonais e ainda ajuda na eliminação de toxinas.

Outros alimentos como vegetais, frutas, amaranto, all bran também são ricos em fibra.

5- Água

tpm 6

Além de ajudar no bom funcionamento do organismo como um todo, a água aumenta a diurese, facilitando a excreção de toxinas e redução do inchaço – muito comum durante a TPM.

Manter o corpo hidratado também é muito importante para manter a disposição para os treinos e garantir um bom rendimento físico.

6- Leguminosas

tpm 7

Durante o período menstrual, há uma perda de Ferro que pode impactar o desempenho físico das mulheres.

Isso porque umas das funções do Ferro é na formação dos glóbulos vermelhos – responsáveis pelo transporte de oxigênio e nutrientes através da corrente sanguínea.

Logo, se há uma deficiência do mineral, este transporte é limitado, prejudicando a chegada de oxigênio e de nutrientes nas células, assim piorando o desempenho físico.

Portanto, as leguminosas (feijão, grão-de-bico, lentilha), coentro, vegetais verde-escuros como brócolis, espinafre e couve, e a beterraba podem prevenir a queda do rendimento físico, já que são fonte do mineral.

tpm 8

7- Soja

Sim, Soja também pertence a família da leguminosas. Mas, deixamos ela separada devido ao seu efeito otimizado em relação aos sintomas da TPM.

Durante a TPM, um dos fatores responsáveis pelos típicos sintomas do período é a deficiência de alguns nutrientes no organismo, como vitamina B, cálcio e magnésio.  

A reposição desses nutrientes auxilia na prevenção e no tratamento de sintomas pré-menstruais.

Além disso, a Soja é rica em isoflavonas que são conhecidas como fitoestrogênios naturais.

Os fitoestrógenos  apresentam uma estrutura similar ao hormônio feminino estrógeno e podem reduzir os sintomas da TPM visto que eles ocorrem pela oscilação de hormônios, como o estrogênio.

LEIA MAIS: 5 exercícios funcionais para mulheres ganharem massa magra
LEIA MAIS: Como o Ferro pode aumentar a performance das mulheres no treino

Comentários