arroz

Veja os principais tipos de arroz e escolha o melhor aliado para a sua dieta

Existem vários tipos de arroz. Conheça alguns deles e veja qual o que mais te agrada e faça dele seu companheiro na dieta

O arroz virou inimigo de muitas dietas, o que pode fazer sentido em alguns aspectos, porém em outros não.

Muitas pessoas também substituíram o arroz branco pelo integral, mas você sabia que há diversos tipos de arroz?

Pois é, o arroz integral muitas vezes pode ser uma melhor opção que o branco, mas você pode encontrar uma melhor opção e/ou até que você goste mais.

Saber a diferença dos principais tipos, além de te ajudar a escolher a melhor opção para a sua dieta, vai te ajudar a diversificar a sua alimentação.

Veja as principais propriedades nutricionais e benefícios de cada um e faça a escolha certa.

Saca só:

Veja os principais tipos de arroz e escolha o melhor aliado para a sua dieta

Arroz branco

arroz branco

O arroz branco é fonte de carboidrato e sua principal função é fornecer energia.

É o tipo mais consumido no Brasil, mas é o menos nutritivo.

Isso porque o arroz branco passa por um processamento em que o farelo do grão é retirado e, em seguida, um novo processo retira o restante da camada de farelo, tornando os grãos mais brancos e levemente opacos.

Os grãos, então, são enviados para o polidor, responsável pelo acabamento do grão de arroz.

Esses processos, apesar de aumentar a validade dos grãos, retiram boa parte das vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes, tornando-o menos nutritivo. 

É por isso que você já deve ter ouvido falar que ele é a pior opção e deveria ser evitado.

De fato, é o mais pobre em nutrientes, porém ele pode sim ser consumido com moderação.

Desde que esteja acompanhado de alimentos fontes de proteína e fibras alimentares, preferencialmente.

Além disso, pode ser uma ótima fonte de energia para atletas e praticantes de atividade física.

Arroz integral

arroz integral

O arroz integral passa por um processo parecido com o branco, mas este processo é mais brando.

Dessa forma, boa parte dos nutrientes e fibras alimentares são preservados.

Por conter mais fibras alimentares, o integral possui um menor índice glicêmico, por isso, a glicose é liberada gradualmente, evitando picos de insulina.

Além disso, tem maior efeito sacietógeno, ou seja, te deixa satisfeito mais rápido e reduz o apetite nas próximas refeições.

As fibras também ajudam na melhora do funcionamento do intestino e na redução da absorção da gordura pelo organismo.

Assim, o arroz integral pode ser uma melhor opção para quem busca o emagrecimento. 

Por ter mais nutrientes, também pode ser considerado uma opção mais saudável, mas é claro que deve ser consumido de acordo com as suas necessidades nutricionais.

Arroz negro / preto

arroz negro

Pouco consumido no Brasil, mas muito nutritivo. O arroz negro é muito rico em nutrientes, como minerais, vitaminas do complexo B, A, C e E, e substâncias antioxidantes, como compostos fenólicos.

Ou seja, além de possuir diversos benefícios importantes para a saúde, ainda tem efeito antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

Além de combater o desenvolvimento de algumas doenças e ainda podem ajudar a prevenir a queda de rendimento físico durante os treinos.

O arroz negro também possui boa quantidade de fibras, sendo também uma excelente opção para quem busca o emagrecimento.

Arroz vermelho

arroz vermelho

O arroz vermelho, assim como o negro, também não é muito consumido no Brasil, embora seja muito apreciado no Nordeste.

Contém boa quantidade de fibras alimentares também e nutrientes.

Além disso, possui em sua casca compostos que além de serem responsáveis por sua cor, proporcionam diversos benefícios à saúde, como redução do níveis de colesterol no sangue.

Assim, o arroz negro pode ser sim uma boa opção para uma alimentação saudável e para você diversificar a sua dieta.

Arroz 7 grãos

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O arroz 7 grãos é o tipo de arroz que mistura 7 grãos diferentes, que pode variar de marca para marca.

Os grãos mais utilizados são: arroz integral, cevada, aveia, trigo, quinoa, linhaça e amaranto.

Mas também pode ser negro ou vermelho e os outros grãos utilizados geralmente são canola, soja, semente de girassol, gergelim, lentilha ou ainda grão de bico.

O 7 grãos normalmente contém alta quantidade de fibras alimentares, pois contém outros grãos ricos em fibras alimentares.

Ele também pode conter mais proteína, devido a presença de grãos ricos no nutriente.

Por conter ingredientes diferentes e uma combinação de grãos, pode ser mais rico nutricionalmente que os outros tipos de arroz, mas você deve ficar de olha na informação nutricional desse tipo de arroz.

Informações nutricionais

Arroz branco

  • Calorias: 177 kcal
  • Carboidratos: 40g
  • Proteína: 3,3g
  • Gordura: 0g
  • Fibras alimentares: 0g 

Arroz integral

  • Calorias: 180 kcal
  • Carboidratos: 39g
  • Proteína: 3,6g
  • Gordura: 1g
  • Fibras alimentares: 2,4g 

Arroz negro

  • Calorias: 169 kcal
  • Carboidratos: 35g
  • Proteína: 4,1g
  • Gordura: 1,4g
  • Fibras alimentares: 1,8g 

Arroz vermelho

  • Calorias: 174 kcal
  • Carboidratos: 36g
  • Proteína: 4,7g
  • Gordura: 1,4g
  • Fibras alimentares: 1,7g 

Arroz 7 grãos

  • Calorias: 193 kcal
  • Carboidratos: 34g
  • Proteína: 6g
  • Gordura: 3,6g
  • Fibras alimentares: 7,5g

 

  
 

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