Como a escolha do tênis pode fazer você levantar mais peso

Como a escolha do tênis certo pode fazer você levantar mais peso

Usar tênis adequado para levantamento de peso pode melhorar sua performance e evitar lesões – e não é necessário gastar muito para isso. Saiba mais!

Quando você entrar na academia pela próxima vez, pode reparar: a grande maioria das pessoas treinando estarão usando tênis de corrida. Mas será que esta é uma escolha acertada? A resposta é NÃO.

Os tênis de corrida – aparentemente parece necessário dizer – foram desenvolvidos para correr. Se você vai fazer qualquer outra coisa que não seja correr, e isso vale especialmente para exercícios de powerlifting ou levantamento de peso olímpico (LPO), esse tipo de calçado nunca será o ideal.

E tem mais: com um calçado adequado, você vai conseguir levantar muito mais peso, vai ter resultados muito mais rápido e chegar muito antes nos seus objetivos.

“Isso significa que vou ter que gastar R$1.000 num tênis de levantamento de peso?”. Não. Ou melhor… se você puder ou quiser, ótimo! Mas não necessariamente.

Existem alternativas – talvez até dentro do seu armário. Quer saber mais sobre o assunto? Então se liga:

Como a escolha do tênis pode fazer você levantar mais peso

Tênis de corrida x de LPO

tenis corrida

Os tênis de corrida geralmente são feitos para absorver e dissipar o impacto que é gerado no pé durante a corrida – especialmente nos calcanhares (foto acima). Os objetivos são, claro, diminuir o risco de lesões e melhorar a performance.

Mas isso só acontece se você estiver correndo. No levantamento de peso, o uso dos pés e das pernas, as áreas de pressão e esforço, e muito mais, são totalmente diferentes – e usar esse tipo de calçado não vai trazer benefício nenhum.

Se você vai fazer supino, levantamento terra, ou qualquer coisa do tipo, você precisa de um calçado mais rígido, pois o objetivo é deixar o pé mais estável e aproveitar toda a força de ação e reação contra o solo.

Você talvez consiga um melhor agachamento usando tênis de corrida, mas na hora de levantar o peso, o calcanhar irá afundar, seu tornozelo ficará instável e propenso à lesões e você terá que fazer mais força que o necessário para levantar o peso do chão.

Você precisa de um tênis que, ao invés de absorver a força e dissipá-la, permita que você a utilize contra o solo, aumentando sua capacidade de erguer a carga de peso – e assim, com um tênis adequado, você certamente conseguirá levantar mais peso.

O calçado de LPO

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Os tênis de LPO são caracterizados por uma sola completamente plana e rígida, que contém uma espécie de salto nos calcanhares.

A sola plana e rígida serve para que a força realizada contra o chão não seja desperdiçada e para aumentar a estabilidade dos pés – diferente de um tênis de corrida, por exemplo, cuja sola não toca por inteiro no solo, pois não é plana.

Já o “salto” no calcanhar – que pode variar de cerca de 1 a 3cm e deve ser escolhido em função do tamanho da sua perna – serve para corrigir sua postura, diminuir o esforço no tornozelo e forçar mais os glúteos.

Quando um tênis de LPO é necessário

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É claro que um tênis específico para levantamento de peso não é necessário para todo mundo. É como qualquer outros acessório esportivo: se você só pratica de vez em quando, não há muito com o que se preocupar.

Agora, se você faz exercícios de levantamento de peso regularmente, sem dúvidas é bom se preocupar com isso.

Além de levantar mais peso, você também vai conseguir realizar o movimento com maior precisão, vai diminuir o risco de lesões e ter outros benefícios.

Se a questão do dinheiro é um problema, não se preocupe: você não precisa de um tênis exclusivo para LPO – basta procurar suas características em outros tipos de calçados.

Alternativas

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Muita gente gosta de usar os Converse Chuck Taylor (o famigerado All-Star) para fazer levantamento de peso. Esse calçado tem uma sola totalmente plana e bastante rígida.

No entanto, não é sólida como as dos tênis de LPO. Mesmo assim, é um bom tênis para fazer deadlift (levantamento terra), que não exige um agachamento completo na execução do movimento – o que diminui a necessidade do salto no calcanhar.

Ao mesmo tempo, você não terá a proteção nos tornozelos – isso significa que, se você já teve alguma lesão na região, ou se tornozelo é fraco e pouco flexível, esta não é uma boa opção.

Por outro lado, você pode colocar algo rígido por dentro do tênis, na região do calcanhar, para que ele fique elevado em relação ao resto do pé – isso contorna os problemas citados acima e permite que você utilize este tipo de tênis, muito mais barato que os tênis de LPO.

Conclusão

Não use tênis de corrida para treinar – especialmente para fazer powerlifting ou LPO.

Se você pratica esse tipo de exercício com muita frequência, junte suas economias e invista num tênis feito exclusivamente para isso – é fácil encontrá-los em qualquer loja de artigos esportivos, inclusive na internet.

E, se você não faz powerlifting com muita frequência, ou está com a grana curta, procure alternativas como os tênis Converse ou qualquer outro com uma sola plana e rígida, que são muito melhores do que os calçados de corrida ou de outros esportes.

Você não vai se arrepender!

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