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Quanto tempo por semana devo treinar para ter melhores resultados?

Se você acha que o ideal é treinar o máximo possível, errou. Veja quanto tempo você deve se dedicar por semana para ter melhores resultados!

Pleno 2017, e ainda tem (muita) gente que acha que o melhor a fazer é treinar o máximo possível. Não é. O número de vezes que você vai à academia a cada semana depende de uma série de fatores.

O mais importante, claro, é saber qual o seu objetivo. Ganhar força? Músculos? Perder gordura corporal? Esse é o ponto principal.

É com base neles que falaremos aqui, apesar de que outros fatores também são relevantes, como sua experiência, tipo físico e outras questões individuais.

Por isso, o ideal é pegar o conteúdo deste post e, junto com seu professor e nutricionista, definir o ideal para você.

Quer saber quantas sessões por semana você precisa para ter os melhores resultados? Então se liga:

Qual o tempo ideal para passar na academia para ter mais ganhos?

Panorama geral

A quantidade de tempo que você passa na academia pode ter relação direta com os seus resultados.

De forma geral, se você não tem um objetivo de curto prazo, o ideal é ir à academia pelo menos três vezes por semana. Se treinar menos do que isso, dificilmente vai chegar em algum lugar.

Não terá ganho nem de força, nem de hipertrofia, nem de queima de gordura, nem de resistência.

Mas é possível ser mais específico, com base justamente nesses objetivos.

Queima de gordura e cutting

Programas para queima de gordura precisam ser muito intensos e envolver exercícios para o corpo todo para aumentar o gasto energético e acelerar o metabolismo.

Por isso, eles são muito exaustivos e exigem um esforço físico muito grande. Assim, se você treinar todos os dias vai acabar comprometendo suas reservas energéticas se você não cuidar do processo de recuperação.

O resultado: catabolizar (perder massa magra) ou entrar em overtraning.

O ideal, neste caso, é treinar entre 3 e 4 vezes por semana, com dias de descanso ou treinos muito leves a cada sessão.

Hipertrofia (ganho de massa muscular)

Para hipertrofiar, você precisa de um volume alto de treinamento. É como se os seus músculos tivessem uma cota de ativação que eles precisam atingir a cada semana para crescerem. Especialistas falam em torno de 9 a 16 séries totais por grupo muscular. 

Em geral, os treinos de hipertrofia são divididos de acordo com os grupos musculares, treinando um ou dois grupos por dia e fazendo você treinar entre 4 e 6 vezes por semana.

Uma forma eficiente de fazer isso é com o treino ABC – que a gente já explicou neste outro post

Ganho de força

Uma boa dica é focar nos três principais movimentos desse tipo de treino: agachamento, levantamento terra e supino.

Esses exercícios ativam os principais grupos musculares necessários para que você tenha um considerável ganho de força no curto prazo.

Adicione um dia para exercícios isolados, que vão te permitir corrigir desequilíbrios, trabalhar suas fraquezas e grupos musculares específicos, e você tem uma ótima divisão, com 4 a 5 sessões por semana.

É importante lembrar que treinos de força exigem cargas muito elevadas, que aumentam a fadiga muscular e do sistema nervoso e exigem um tempo maior de recuperação.

 

Outros fatores

As divisões acima se referem aos treinos de musculação, e, para objetivos como ganhar massa muscular ou queimar gordura, você pode acrescentar sessões de cardio ou HIITs, mas é fundamental se controlar.

Exagerar nas atividades físicas, ao contrário do que muitos imaginam, é uma coisa ruim, que ao invés de acelerar seus resultados vai mesmo é dificultar sua vida.

Por mais que muita gente não acredite, o overtraining é uma realidade e pode colocar todo o seu esforço a perder – a gente já mostrou em outro post algumas dicas para descobrir se você está “overtreinando”.

Além desse “autocontrole”, alimentação e descanso adequados, claro, também influenciam fortemente nos resultados. Afinal, não adianta treinar a quantidade adequada de tempo a cada semana, se passar noites em claro ou se você se alimentar mal.

No geral, o importante é buscar sempre o equilíbrio, em todos os três pilares do desenvolvimento físico – e, claro, o tempo na academia faz parte disso.

Você treina o número adequado de vezes a cada semana?

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