3 técnicas simples que vão aumentar seus ganhos de hipertrofia

Existem algumas técnicas e “truques” simples e básicos que muita gente esquece, mas que são capazes de aumentar seus ganhos significativamente

Se a hipertrofia é o seu grande desejo a cada sessão na academia, você provavelmente já testou técnicas avançadas e vários métodos complexos para aumentar os ganhos, certo? 

Apesar de úteis, essas coisas são trabalhosas, cansativas, difíceis de executar e exigem uma larga experiência. E, mais importante, existem outras opções para maximizar os seus ganhos, muito mais básicas e simples, mas igualmente eficientes.

Quer conhecer algumas técnicas e “truques” para usar no treino e maximizar os ganhos e acelerar o desenvolvimento muscular? Então se liga:

3 técnicas simples que vão aumentar seus ganhos de hipertrofia

1- Faça seus músculos trabalharem mais

supino com halteres tut

E isso não significa necessariamente treinar mais vezes ou fazer sessões mais longas. Se você já tem uma carga adequada de treino, aumentá-la pode fazer você entrar em overtraining e catabolizar.

A ideia aqui é fazer os seus músculos trabalharem mais no treino que você já faz. Uma das formas mais simples e eficientes de fazer isso é aumentando o Tempo Sob Tensão (TUT) dos músculos.

A gente já explicou detalhadamente como funciona esta técnica nesse outro post, mas, em resumo, você faz movimentos mais controlados, aumentando a duração das repetições e das séries e também o tempo que o músculo fica sob tensão.

A eficiência deste método está embasada na ciência e na prática. Se você quer aumentar os seus ganhos, fale com seu professor e simplesmente faça.

2- Adicione instabilidade aos exercícios

instabilidade - supino

Para começo de conversa, é bom deixar claro: não estamos falando de ficar em cima de uma bola suíça. Isso pode ser útil em algumas situações e treinos específicos, mas não para puxar ferro.

Isso porque, segundo pesquisa, levantar peso numa bola suíça permite que você utilize no máximo 70% da sua força em relação ao mesmo exercício em uma superfície estável.

Por outro lado, usar instabilidade na carga será mais desafiador tanto para os músculos quanto para o sistema nervoso, deixando o exercício mais eficiente.

Por exemplo, usando elasticos para pendurar as anilhas na barra, ou correntes, ou qualquer outro método que não deixe os pesos estáveis.

Independente da sua opção, lembre-se sempre: a carga deve ser instável, não o atleta.

3- Aumente a tensão corporal

tensão corporal

Uma das formas mais fáceis de aumentar os ganhos de hipertrofia é aumentando a tensão corporal durante o exercício. E uma das formais mais simples de fazer isso é “espremendo” a barra ou halteres ou seja lá o que você estiver segurando.

Isso mesmo: é aumentando a força na pegada uma das melhores formas de aumentar a tensão do corpo todo.

Uma boa opção para deixar isso ainda mais eficiente é com um kettlebell de cabeça para baixo. Isso vai te obrigar a usar uma pegada mais forte, para manter o equipamento equilibrado.

Essa força a mais vai aumentar a tensão muscular do antebraço e por todo o corpo durante o exercício. O core, por exemplo, também terá papel fundamental para manter a estabilidade, e será ativado muito mais intensamente.

É uma técnica simples, que pode ser usada em praticamente qualquer exercício de levantamento de peso, e que tem resultados garantidos.

As 3 técnicas citadas acima funcionam sozinhas, mas o ideal é usar todas ao mesmo tempo.

Por exemplo, você pode fazer um supino usando correntes, com a técnica do TUT e espremendo a barra com a maior força possível. O resultado será gigantescamente maior do que se você fizer um supino “convencional”. Faça e veja.

Você já usa essas técnicas no seu treino?

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