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Proteína: como a velocidade de absorção influencia nos resultados

Tenha em mente que todos os suplementos proteicos são bons, só depende do seu objetivo e da hora em que você irá consumi-los

A proteína é considerada um dos principais nutrientes, se não o principal, para quem deseja ganhar massa muscular.

Isso porque ela é essencial no processo de construção e recuperação muscular.

As proteínas são formadas a partir de um conjunto de aminoácidos, que são classificados em essenciais e não essenciais.

Os aminoácidos essenciais são aqueles que não são sintetizados pelo organismo, portanto, precisam ser ingeridos por meio da alimentação ou suplementação.

Os não essenciais são produzidos pelo corpo a partir de outros compostos e nutrientes.

Alguns aminoácidos também podem ser classificados como condicionalmente essenciais.

Eles são os aminoácidos que o organismo é capaz de produzir, porém, em determinadas condições sua utilização é maior que a produção.

O que faz necessária sua ingestão através da alimentação ou suplementação.

Os principais alimentos fontes de proteína são os alimentos de origem animal, como as carnes, o frango, os ovos, o leite, etc.

Porém, os alimentos de origem vegetal também são fonte de nutriente e podem substituir os alimentos de origem animal.

Por exemplo, a soja, o edamame, a ervilha, o grão-de-bico, etc.

Outra forma de ingerir o nutriente é através do consumo de suplementos alimentares, que pode ser de origem animal.

Como Whey Protein, proteína isolada da carne, entre outros, ou de origem vegetal, como suplementos à base de proteína da soja, ervilha, arroz, etc.

Mas entre tantas opções, qual é o melhor suplemento de proteína?

Não há a melhor ou a pior, tudo depende do seu objetivo, do momento do dia e outras individualidades.

Veja como cada fonte pode te ajudar, de acordo com as suas velocidades de absorção, e qual é a melhor opção para você.

Saca só:

Proteína: como a velocidade de absorção influencia nos resultados

Proteínas de rápida absorção

Iridium Whey Isolado

As proteínas de rápida absorção, como o próprio nome diz, são absorvidas rapidamente pelo organismo.

Ou seja, podem ser aproveitadas para suas funções imediatamente ou logo após sua ingestão.

Já que seus aminoácidos são liberados rapidamente e o organismo consegue utilizá-los para reconstrução e construção muscular.

Alguns exemplos deste tipo de proteína são as proteínas soro de leite (whey protein) e isolada da carne.

Além das veganas isoladas, como do arroz e ervilha.

Se você notar, todos os exemplos citados são suplementos, mas isso tem um motivo.

Os alimentos, mesmo que possuam uma alta quantidade de proteína e que essa seja de rápida absorção, contém outros nutrientes que afetam a velocidade de absorção da proteína.

Já os suplementos proteicos possuem uma alta quantidade de proteína e uma baixa quantidade de outros nutrientes ou nem possuem outros nutrientes.

O Whey Isolado, por exemplo, que possui menos carboidrato e gordura que o concentrado, apresenta absorção mais rápida.

Essas proteínas são indicadas em diversos casos, para quem quer definir, pode ser uma ótima opção para consumir no pós-treino.

Para quem quer definir ou quem busca o emagrecimento sem perder massa muscular, são ótimas fontes de proteína para o pós-treino, por exemplo.

Também é uma boa opção para atletas que realizam dois treinos diários, com um curto período de descanso.

Para quem quer ganhar massa muscular, as proteínas de rápida absorção também são interessantes após o treino, por fornecem rapidamente os aminoácidos gastos durante o treino, repondo e construindo tecido muscular.

Mas, neste caso, a preocupação com a quantidade de carboidrato do suplemento não é tão preocupante.

O Whey Concentrado pode ser uma boa opção, por exemplo.

Blends de proteína

Rodrigo Mello_3W

Alguns suplementos proteicos são compostos por uma combinação de fontes de proteínas com diferentes velocidades de absorção.

A ideia é que esses produtos liberem os aminoácidos de forma gradual, ou seja, libere parte dos aminoácidos imediatamente após ingestão e outra parte de forma mais lenta.

Portanto, o objetivo destes suplementos é sustentar por um maior tempo os aminoácidos no sangue, promovendo também um maior tempo de saciedade.

Esses blends podem ser compostos por várias proteínas, como whey protein concentrado, whey protein isolado, proteína isolada de carne, albumina, caseínas e proteína isolada de leite, soja, ervilha, etc.

Também há no mercado os suplementos chamados 3W. Esses são compostos pela combinação do Whey Concentrado, Whey Isolado e o Whey Hidrolisado.

A ideia deste produto é a mesma que dos blends, já que essas três proteínas possuem tempos diferentes de absorção.

Os blends de proteínas também podem ser consumidos a qualquer hora do dia para aumentar a ingestão de proteínas, de acordo com as suas necessidades, é claro.

Também é uma excelente opção para o pós-treino de quem deseja ganhar massa muscular e prevenir o catabolismo.

Principalmente, de quem treina a noite e não faz ou faz uma refeição mais leve antes de dormir.

A Iridium Labs possui em sua linha o Iridium Whey 3W, composto por essas 3 proteínas em 2 sabores deliciosos – Sorvete de Pistache e Triplo Chocolate. Além disso, o produto contém uma alta quantidade de proteína por dose: 32g.

Proteínas de lenta absorção

whey- s albumina

O consumo de proteínas de lenta absorção pode auxiliar na manutenção dos níveis de aminoácidos no sangue, ou seja, disponibiliza os aminoácidos de modo constante no sangue.

Isso evita o catabolismo muscular (perda de massa muscular), melhora a recuperação muscular e também ajuda a manter o anabolismo proteico pela manutenção da síntese proteica.

Um bom momento para consumir essa proteína é antes de dormir, pois é um períodos que se passa um longo tempo sem se alimentar.

Pode-se aproveitar esse momento para oferecer ao corpo uma porção proteica diária.

Estas proteínas também podem ser consumidas fracionadas ao longo do dia para manter o estado anabólico do organismo.

Um boa fonte das proteínas de lenta absorção é a caseína, proteína que constitui 80% das proteínas do leite.

Há também no mercado suplementos de caseína de forma isolada e, como mencionado acima, esta proteína também faz parte de alguns blends.

Outro suplemento que possui proteína de excelente valor nutricional e absorção mais lenta é a albumina.

Conclusão

Não há um tipo certo e um tipo errado de suplemento proteico.

Os suplementos podem ser combinados ou escolhidos de acordo com as suas necessidades e outras individualidades.

Os suplementos proteicos não devem também substituir a sua alimentação ou alimentos fontes de proteínas sempre.

A sua alimentação deve conter alimentos fontes de proteína, como carnes e ovos.

Mas os suplementos podem ser utilizados estrategicamente para potencializar seus resultados e também para facilitar a sua vida.

Por exemplo, se você é do tipo de pessoa que volta sem apetite do treino, é muito mais fácil consumir 1 copo de Whey do que 4 – 5 ovos.

Este artigo não substitui a orientação de um nutricionista.

O nutricionista é o profissional habilitado para indicar a melhor opção de suplementação e alimentação de acordo com as suas necessidades.

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