Suplementos pré-treino

Suplementos antes do treino: quais os melhores e como tomá-los?

Os suplementos pré-treino podem ser encontrados em vários formatos e tipos. Mas quais os melhores? E como tomá-los? Descubra!

Tomar suplementos antes de treinar pode fazer a diferença na busca por resultados significativos. Mas quais os melhores? Só os produtos da categoria “pré-treino” devem ser consumidos neste momento? A resposta é NÃO.

“Pré-treinos” são realmente uma boa pedida, mas existe uma variedade enorme de suplementos que podem (ou devem) ser consumidos antes de você treinar, e aqui nós vamos te ajudar a escolher o melhor para você e suas necessidades.

Não existe uma única resposta para a pergunta “qual o melhor suplemento para tomar antes de treinar?”. Isso depende do seu objetivo, do tipo de treino, entre outros fatores. 

No entanto, conhecendo as opções, você será capaz de descobrir o que é melhor para você. Se liga:

A função dos suplementos antes do treino

suplementação - piramide da proteína

Os suplementos que devem ser consumidos antes do treino em geral têm como objetivo principal o de melhorar o desempenho e a performance. Mas eles vão além.

Existem vários tipos diferentes e cada um deles deverá ser ingerido de acordo com o seu objetivo – emagrecimento, performance, hipertrofia, etc.

A maioria das pessoas procura suplementos para a obtenção de mais energia. Por isso, o mais comum quando se fala em suplementos pré-treino é a associação dele com os suplementos estimulantes.

São classificados como suplementos estimulantes os que possuem substâncias que aumentam a disposição e agem no Sistema Nervoso Central, como a Cafeína e a Taurina, dando todo o gás para treinar por muito mais tempo.

Mas suplementos que não são considerados estimulantes, aqueles compostos por carboidratos, proteínas, aminoácidos e outros nutrientes, também podem ser uma boa opção, dependendo do seu objetivo.

Os melhores suplementos para tomar antes de treinar

São muitas as opções de suplementos disponíveis, fazendo com que a escolha acabe sendo mais difícil do que o esperado. Para facilitar, separamos uma lista com os melhores suplementos pré-treino, veja!

Creatina

A Creatina apresenta dois benefícios principais para quem treina: ajuda no aumento de massa muscular e ajuda a ter explosão em atividades de curta duração e alta intensidade, melhorando o desempenho físico.

O aumento da energia de explosão e melhora do rendimento físico acontece porque a Creatina é armazenada no músculo para fazer a ressíntese de ATP – fonte rápida de energia.

Ou seja, quando o organismo utiliza o ATP, ele vira ADP e não consegue mais ser utilizado para produção de energia rápida. A Creatina, então, doa um fosfato para o ADP formando um novo ATP. Com isso, aumenta a energia e o desempenho físico.

Em relação a massa muscular, a Creatina provoca uma retenção de água nas células musculares, aumentando o volume celular e estimulando a síntese de proteína, além de participar da construção de massa muscular, por ser um aminoácido.

A Iridium Labs tem uma creatina de altíssima qualidade, que oferece todos esses benefícios: a Atlas – você pode saber mais sobre o produto clicando aqui.

Vale frisar que a creatina não precisa necessariamente ser tomada antes do treino, já que o horário em que ela é ingerida não é um fator determinante para sua eficácia. De qualquer forma, fazer isso não deixa de ser uma boa opção.

Benefícios do consumo antes do treino:

  • Aumenta a energia de explosão
  • Melhora o rendimento físico
  • Previne a perda de massa magra
  • Colabora para a hipertrofia

Beta-alanina

A beta-alanina pode aumentar a performance nas atividades físicas.

É precursora de carnosina, substância que, por sua vez, quando apresenta seus níveis celulares mais elevados, causa uma queda menos intensa dos níveis de pH sanguíneo, devido ao aumento nos níveis de ácido lático que ocorrem naturalmente durante o treino.

Isso permite que você consiga fazer repetições extras em treinos de musculação ou melhora a relação do seu tempo e intensidade em atividades como corrida e bike.

O efeito da Beta-alanina é crônico, ou seja, deve ser consumida todos os dias e não apenas antes do treino.

Vale ressaltar que a venda de Beta-alanina como suplemento é proibida no Brasil e que dosagens acima de 1 grama da substância consumida de uma só vez provocará sensação de “formigamento”, que pode ser bem desconfortável para algumas pessoas.

kai greene - exercicios trapezio treino

Cafeína

Se o seu objetivo for ter mais energia para o treino, existem algumas substâncias que podem estimular o Sistema Nervoso Central e aumentar atividade cerebral, proporcionando que o seu treino seja mais intenso e duradouro.

Esse é o caso da cafeína, uma substância muito conhecida pela capacidade de proporcionar aumento da energia e melhora da disposição.

Embora o café seja a forma mais conhecida para sua ingestão, a cafeína também pode ser encontrada em alimentos como o guaraná e o chá verde, por exemplo.

No caso dos suplementos, ela pode ser ingerida em cápsulas ou comprimidos para facilitar seu consumo em qualquer lugar, sendo que este formato ainda permite um efeito muito mais forte já que possui uma maior concentração da substância.

Outro efeito que a cafeína pode ter por estimular o SNC (Sistema Nervoso Central), é proporcionar uma maior concentração e também aumentar a termogênese, acelerar o metabolismo, facilitando a queima de gordura.

É a cafeína que está presente em todos os produtos da linha Kimera, da Iridium Labs.

Kimera, o primeiro da linha, já ganhou diversos prêmios, sendo um deles como o melhor termogênico do mercado. Depois, veio o Kimera Woman e, por fim, o Kimera Extreme, grande lançamento de 2017.

Kimera Extreme possui 420mg de cafeína e a exclusiva tecnologia time-release, que garante uma liberação gradual da cafeína, com isso, permite um efeito termogênico prolongado da maior concentração de cafeína possível em um suplemento, evitando os efeitos adversos que a cafeína pode causar e melhorando o desempenho físico por mais tempo.

Benefícios do consumo antes do treino:

  • Diminui a percepção de esforço
  • Promove aumento da energia
  • Reduz o cansaço físico e mental
  • Possui ação termogênica para queima de gordura
  • Ajuda a acelerar o metabolismo

BCAA

É um grupo de aminoácidos essenciais que englobam a isoleucina, a valina e a leucina. O BCAA é absorvido rapidamente pelo corpo, agindo diretamente nos músculos, o que proporciona efeito rápido após a ingestão.

Os BCAAs podem ser utilizados como energia durante o treino, evitando, assim, a perda de massa muscular. No entanto, ele não é necessariamente só um pré-treino, já que pode ser ingerido antes, depois e até durante as atividades físicas.

Este suplemento, além de poder ser utilizado como fonte de energia, ajuda na recuperação muscular, evitando lesões, bem como também contribui para o desenvolvimento muscular, colaborando para a hipertrofia.

A Iridium Labs contém 2 BCAAs em sua linha: um é o Phoenix BCAA 3000, que contém 3g de BCAA por dose e é em pó – basta misturar na água e está pronto – e, por ser líquido, possui rápida absorção.

O outro é o Phoenix BCAA 2500, que apesar da dosagem um pouco menor, tem o que seu corpo precisa para bons resultados e é vendido em comprimidos, o que garante maior praticidade e facilidade de consumo – é fácil de transportar e não exige preparo para ser consumido.

Benefícios do consumo antes do treino:

  • Ajuda a impedir o catabolismo
  • Melhora a recuperação muscular
  • Participa da síntese de proteínas
  • Contribui para a hipertrofia

L-carnitina

A L-carnitina é um aminoácido que desempenha papel essencial no metabolismo energético do corpo e é responsável pelo transporte de ácidos graxos para a mitocôndria – lugar onde são degradados para gerar energia.

Ou seja, o aminoácido auxilia no transporte da gordura para dentro da mitocôndria para que a mesma seja queimada e vire energia.

A L-carnitina, portanto, aumenta a energia a partir da queima de gordura, garantindo resistência atlética, evitando fadiga, melhorando rendimento físico e recuperação após o exercício, além de ajudar na queima de gordura.

É uma ótima opção para complementar o efeito termogênico da cafeína e também pode ser utilizado no lugar de suplementos com cafeína, por pessoas mais sensíveis à substância.

Triton é a L-carnitina da Iridium Labs, composto pela Carnipure® – a L-carnitina mais pura do mercado. Carnipure® possui estudos científicos que comprovam seus benefícios e efeitos. Quer saber mais sobre o produto? É só clicar aqui!

Benefícios do consumo antes do treino:

  • Ajuda a transformar gordura em energia
  • Melhora a resistência atlética
  • Diminui a fadiga muscular
  • Melhora o rendimento físico
  • Acelera a recuperação muscular

mulheres - mulher suplemento creatina

Carboidratos

Os carboidratos, como principal nutriente fonte de energia, podem ser consumidos antes do treino através dos suplementos à base de carboidratos.

Existe no mercado diversos suplementos de carboidratos, como maltodextrina, palatinose, dextrose, D-ribose etc.

Alguns possuem absorção mais lenta, sendo mais indicado para atividades de longa duração, enquanto outros possuem absorção mais rápida sendo indicados para atividades de duração mais curta.

O uso desses suplementos não se restringem ao pré-treino, eles também podem ser consumidos durante o treino, para garantir substrato energético até o fim do treino ou até após o treino, para repor os estoques de energia gastos.

Taurina

A taurina é um aminoácido que evita e reduz a fadiga, previne câimbras e dores musculares e, assim como a cafeína, atua no Sistema Nervoso Central auxiliando no aumento de disposição e no processo de contração muscular.

A substância ainda pode ajudar na dilatação, otimizado o fluxo do oxigênio para os músculos e órgãos.

Portanto, suplementos compostos com Taurina podem ajudar no aumento da energia e disposição, melhorando o rendimento físico. Assim, a pessoa consegue treinar mais e melhor.

A Taurina é o principal componente do Minotauro – produto da Iridium Labs que se encaixa justamente na categoria “pré-treino”, da qual fazem parte justamente os produtos desenvolvidos para consumo exclusivo antes da atividade física – e cujos benefícios são desenvolvidos especificamente para esse momento.

Minotauro fornece a energia e o foco que você precisa para maximizar seu treino, fazendo que você treine mais, treine melhor e treine muito mais intensamente. Isso é ótimo se você quer um corpo forte, grande e definido – ou apenas uma dessas características.

Minotauro ainda contém cafeína em sua composição, para aumentar ainda mais sua energia e disposição e outros nutrientes que garante um bom rendimento físico e a redução do cansaço.

Benefícios do consumo antes do treino:

  • Evita e reduz a fadiga
  • Aumenta a disposição e energia
  • Melhora o rendimento físico
  • Ajuda a aumentar a concentração e o foco
  • Previne câimbras e dores musculares
  • Acelera a recuperação muscular

Como tomar suplementos ‘pré-treino’

O modo como você tomará o seu suplemento pode fazer toda a diferença nos efeitos que ele proporcionará. Isso porque cada um tem características diferentes que podem influenciar no modo de uso.

Sendo assim, sempre verifique o modo de usar que vem na embalagem, para confirmar se existem diferenças entre um produto e outro.

A dosagem é muito importante, pois, quando consumidos em quantidades muito pequenas, eles podem não fazer muito efeito. Já quando consumidos em doses muito altas, podem prejudicar a sua saúde.

Por isso, o indicado é que você consulte um nutricionista que possa te orientar sobre as dosagens certas para o seu caso e a maneira correta para tomar.

cardio, treino, mulher

O suplemento certo para você

É importante lembrar que escolher o melhor suplemento para tomar antes do treino é algo que deve ser feito após análise de suas características fisiológicas, de suas necessidades nutricionais e dos seus objetivos.

De forma geral dá para dizer o seguinte baseado nos principais e mais comuns objetivos:

  • EMAGRECIMENTO: suplementos termogênicos como Kimera ou uma L-Carnitina como Triton
  • HIPERTROFIA: Creatina e BCAA
  • MELHORA DO DESEMPENHO: pré-treino, como Minotauro

É claro que, idealmente, você deve combinar mais de um produto para ter resultados ainda melhores. 

Por exemplo, se você busca a hipertrofia, Creatina e BCAA são as melhores opções, mas é importante treinar pesado para atingir o objetivo – logo, suplementos que aumentem sua disposição e permitam treinos mais intensos, vão te ajudar a chegar lá.

Neste caso, o ideal seria combinar Creatina e/ou BCAA com Minotauro (pré-treino) ou Kimera (termo), que possuem ação estimulante.

Além disso, também é preciso que ele verifique seu estado de saúde para ver se não há nenhuma contraindicação. Feito isso, você poderá desfrutar todos os benefícios que o suplemento pré-treino pode te proporcionar.

mergulho

 

LEIA MAIS: Refeições pré treino incomuns para um treino animal 
LEIA MAIS: Ciclo de carboidratos ajuda a perder calorias sem prejudicar treino 
LEIA MAIS: 8 alimentos para comer no pré-treino e maximizar seus ganhos

 

 

Comentários