suplementação de cafeína

Suplementação de cafeína no esporte funciona para quem toma café?

Há muita lenda envolvendo a suplementação de cafeína, e como ela funciona no organismo já estão acostumado com ela, graças ao café. Descubra o que é real!

A suplementação de cafeína é muito utilizada por atletas e praticantes assíduos de academia devido ao seu poder termogênico.

Entre tantos benefícios, a cafeína ajuda no seu desempenho na academia, te oferece mais energia, acelera seu metabolismo e aumenta a queima calórica.

Mas o que muita gente tem dúvida é se esse tipo de suplemento funciona mesmo para quem já está acostumado a consumir café – e outras bebidas que contém cafeína – diariamente, e em altas doses. 

Afinal, dizem que quanto mais cafeína você consome, mais seu corpo vai se acostumando com ela, e se adaptando aos seus estímulos. 

Porém, um novo estudo mostrou que essa crença comum não é de fato real.

Confira o que a ciência tem a dizer sobre essa suplementação!

Suplementação de cafeína no esporte funciona para quem toma café?

Cafeína

suplementação de cafeína 2

A cafeína é um dos suplementos nutricionais capazes de produzirem efeitos ergogênicos, ou seja, capaz de melhorar o desempenho no esporte. Além disso, apresenta efeito termogênico, auxiliando na redução de gordura corporal.

Porém, a grande questão é: será que as pessoas que já consomem muita cafeína na dieta devido ao consumo de café, chás e outras bebidas, pode se beneficiar da suplementação da mesma?

Esta questão surgiu porque, em tese, o consumo crônico de cafeína na dieta poderia “dessensibilizar” sua ação em seus receptores, assim o consumo do suplemento não agiria como deveria nos receptores, deixando de produzir seus efeitos.

O que a ciência diz?

suplementação de cafeína 3

Um estudo realizado com 40 ciclistas, que foram suplementados com placebo ou cafeína (6 mg/kg/dia), mostrou resultados diferentes do que a teoria acima diz.

Os resultados de desempenho foram comparados entre os atletas de baixo (58 mg/dia), moderado (143 mg/dia) e alto (351 mg/dia) consumo de cafeína na dieta.

Pode-se observar o efeito ergogênico da cafeína (redução de cerca de 4% do tempo para completar uma prova de 16 Km). E, surpreendentemente, os consumidores e não consumidores habituais de cafeína tiveram um benefício de desempenho muito similar.

Isso quer dizer que as pessoas não precisam abrir mão dos prazeres do velho e bom cafezinho no seu dia-a-dia para se beneficiar da suplementação de cafeína em seus treinos e competições.

Apesar desta evidência mostrar que a pessoa pode consumir o café mais os suplementos ricos em cafeína, vale lembrar que altas doses de cafeína podem trazer alguns efeitos colaterais, por isso seu consumo deve ser moderado e respeitando sua tolerância a substância.

Além disso, algumas pessoas são mais sensíveis ao efeito da cafeína, onde uma pequena dose pode ser suficiente para os efeitos benéficos, enquanto que o alto consumo pode causar efeitos colaterais com mais facilidade.

Por fim, vale lembrar que o consumo de cafeína pode sim causar uma certa resistência ao efeito da substância, fazendo com que o corpo precise de uma dose cada vez maior para seus efeitos. Portanto, o acompanhamento de um profissional é fundamental para o ajuste das doses de cafeína.

Suplementos Iridium Labs

suplementação de cafeína 4

A Iridium Labs contém em sua linha 4 suplementos que contêm cafeína em sua composição: Kimera, Kimera Woman, Kimera Extreme e Minotauro.

A linha Kimera é composto por suplementos com ação termogênica que vão auxiliar na redução de gordura corporal, aumento da termogênese e melhora do rendimento físico.

Kimera contém 300mg de cafeína por dose. Kimera Woman é a versão feminina do Kimera, com 210 mg de cafeína por dose mais óleo de cártamo, óleo de semente de uva e cromo.

Já o Kimera Extreme é composto por 420 mg de cafeína e TCM (veículo), além de ter a tecnologia time release, que libera a cafeína gradualmente, aumentando o tempo de ação da mesma.

Minotauro é um suplemento para consumir no pré-treino, composto por cafeína, taurina, glucoronolactona, inositol e outras vitaminas e minerais que vão te dar mais energia e disposição, reduzir fadiga e cansaço, melhorando o desempenho físico.

LEIA MAIS: Suplementos: 11 dicas imprescindíveis na hora de comprar
LEIA MAIS: Os 13 melhores alimentos termogênicos para incluir no seu cardápio

 

Comentários