4 atitudes essenciais que um spotter precisa para ser eficiente e confiável

Um bom spotter é essencial em treinos realmente pesados. Mas não adianta pegar qualquer um para essa função. Veja o que um bom spotter precisa!

Se você treina pesado, deve saber que ter um spotter pode salvar não apenas o seu treino, mas a sua vida.

Mas não adianta um spotter qualquer – precisa ser um bom spotter. E, como esse é um assunto pouco explorado, muita gente não sabe como se portar quando assume essa função essencial.

Um spotter ruim, que não sabe muito bem como agir, vai, na melhor das hipóteses, estragar seu treino. Na pior delas, te deixar gravemente lesionado (senão morto, dependendo das cargas envolvidas).

Por isso, seu spotter deve ser alguém confiável e que saiba o que está fazendo. Em relação à essa segunda qualificação, existem alguns passos e medidas essenciais.

Como qualquer um pode (e, eventualmente, deve) ser spotter, é importante prestar atenção à essas dicas para fazer o trabalho bem feito.

Se liga:

4 atitudes essenciais que um spotter precisa para ser eficiente e confiável

1- Foco e concentração total 

spotter - fail

O spotter precisa ficar ligadíssimo em tudo que acontece durante a execução do exercício, do início ao fim do movimento.

Nada de ficar olhando em volta, dar atenção para a(o) gatinha(o) que está por perto, muito menos ver a mais recente história publicada no seu feed no Instagram.

Grande parte das contusões e acidentes que acontecem em exercícios com spotter se dão por desatenção de quem deveria estar lá atento e concentrado para evitar problemas.

2- Motivação inteligente 

A principal tarefa dos spotters é manter o atleta que está fazendo o exercício seguro. Só que não é só isso.

Um bom spotter deve ir além, e ajudar o parceiro com informações relevantes, tanto a respeito do próprio exercício, dando dicas em relação à execução e amplitude do movimento, quanto ajudando-o a se manter focado, e até dando aquela motivada.

Só que, óbvio, tanto o spotter quanto o atleta precisam estar concentrados, então não adianta nada ficar gritando ou transmitindo informações inúteis. Muito menos pensar só em incentivar e esquecer de se preocupar com o principal, que é a segurança.

Use a cabeça para falar coisas importantes e motivar com inteligência o seu parceiro de treino.

LEIA MAIS: 4 desafios que vão testar sua capacidade no supino 
LEIA MAIS: Um treino avançado e pesadíssimo de SST para construir massa muscular

3- Seja sutil 

spotter- supino

A participação do spotter é comum, mas precisa ser sempre a mais sutil possível. Preste atenção para não pressionar ou puxar a barra ou os halteres com muita força, para interferir o mínimo possível no exercício.

Se os spotters não devem deixar seus parceiros de treino ficarem presos, eles também não devem fazer o exercício pelo outro.

É por isso que atletas avançados são os melhores spotters: eles sabem exatamente o quanto intervir, ajudando a evitar problemas sem acabar “roubando” para quem está treinando.

Preste atenção sempre que tiver que interferir e tente ser sutil nas suas participações. De qualquer forma, essa dica só será colocada em prática com muito treino e experiência.

4- Posicionamento adequado 

Cada atleta tem suas preferências de onde ele prefere que o spotter fique posicionado e como atue caso seja necessário.
Por isso, é fundamental que o spotter converse com quem vai fazer o exercício para ficar em um local que não atrapalhe o atleta.

Por exemplo, no supino com halteres alguns atletas preferem que os spotters os guiem pelo punho, enquanto outros preferem que empurrem os cotovelos.

Além disso, é preciso usar a cabeça para se posicionar adequadamente, de forma que permita toda e qualquer intervenção que se faça necessária. O spotter não pode se posicionar de uma forma em que só atuará “se tudo correr bem”.

É preciso pensar, antever e se preparar para o pior dos cenários.

Para completar, os spotters também deve evitar se colocar em uma posição constrangedora caso precise fazer uma intervenção – ninguém quer uma bunda (ou pior) na cara quando sua participação for necessária.

Comentários