motivação peso treino academia tempo

Sabia que motivação gasta? 4 dicas para manter o “tanque cheio”

Manter a motivação em alta é essencial para você tirar o máximo dos seus treinos e para aproveitar seu corpo e sua vida; veja dicas para fazer isso

 

O seu corpo é como uma máquina, com engrenagens e mecanismos que precisam de manutenção contínua. Caso contrário, para de funcionar bem.

Por mais que seu condicionamento físico apresente uma “performance de Ferrari”, se faltar combustível para seguir, o corpo vai estagnar e o organismo precisará de uma nova propulsão, uma motivação a mais para continuar buscando bons resultados.

A motivação é o que abastece qualquer atleta, mas essa potência que nos mantém ativos e nos empurra para frente também se desgasta gradualmente e é preciso aprender a encher o tanque motivacional de tempos em tempo para que nossa máquina trabalhe cada vez mais e melhor.

Quer saber como manter a motivação em alta? Confira nossas dicas!

Tenha metas bem definidas

Para encher o tanque da motivação é crucial que você tenha metas bem definidas. Os objetivos claros ajudam a manter o foco no alvo e, quando desanimamos, lembrar das metas nos estimula a continuar.

Sendo assim, tenha objetivos grandes e pequenos, sonhe, coloque os planos no papel e celebre cada meta conquistada. Isso faz toda a diferença no nível de motivação!

Seja realista

Você deve sonhar alto, mas precisa manter os pés no chão. Seja realista em relação aos prazos que você determina e não queira conquistar o corpo dos sonhos do dia para a noite.

Isso só vai te trazer frustração e desmotivação. É melhor trabalhar em busca dos seus objetivos gradualmente, dando um passo de cada vez.

Além de assegurar que o tanque da motivação não esvazie, isso vai te trazer resultados mais duradouros.

Saia da rotina

Muitas vezes o que nos desanima é a rotina, a previsibilidade matadora da motivação.

Para evitar que isso aconteça, é interessante pensar fora da caixinha, sair da rotina eventualmente, mudar o caminho que você faz até chegar na academia, alternar as séries de exercícios, dar uma turbinada no cardápio, adotar hábitos mais saudáveis, experimentar novas modalidades de exercícios, conhecer outras pessoas, enfim, fazer diferente do que tem feito agora.

A chegada de um novo ano é um verdadeiro convite para colocar isso em prática!

Cuide do corpo e da mente

Motivação tem tudo a ver com autoestima e é por isso que você deve cuidar da sua imagem e investir o quanto puder na sua estética.

Ficar satisfeito com o que você vê no espelho vai te tornar uma pessoa mais confiante e motivada a ficar cada vez mais bonito e melhor.

Entretanto, apesar de o visual ser importante, é preciso cuidar também do interior. Busque controlar suas emoções, cultivar bons sentimentos, encontrar um tempo para relaxar e conquistar o tão sonhado equilíbrio.

É isso que vai te manter afastado de problemas como estresse, depressão e desmotivação.

Agora que você já sabe como encher o tanque da motivação, não permita que ele esvazie. Uma vida saudável depende desse abastecimento motivacional e a sua felicidade também está relacionada a isso! E então, você também tem alguma dica para compartilhar sobre como manter o equilíbrio? Escreva para a gente através dos comentários!

Comentários