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Como a respiração pode evitar lesões na lombar no levantamento terra

A execução correta da respiração tem papel fundamental na maioria dos exercícios, e ainda mais no levantamento terra. Veja o que fazer!

Usar a técnica correta de respiração durante a prática de exercícios é fundamental para um treino completo.

Por mais simples que pareça inspirar e expirar o ar, prestar atenção na respiração durante o exercício pode melhorar sua performance.

Há 2 tipos de respiração mais conhecidos pela galera da academia: respiração livre e respiração ativa.

Respiração livre é aquela normal, automática, que seu corpo está acostumado a fazer diariamente, sem forçar nada.

Já a respiração ativa é aquela onde se inspira o ar na fase concêntrica do exercício e expira na fase excêntrica.

O método de respiração mais utilizado durante o treino geralmente é a ativa, mas na execução do levantamento terra existe uma outra técnica de respiração, não tão conhecida, e que pode te dar uma maior estabilidade, ajudando a evitar lesões.

Confira como esse método pode melhorar sua performance:

levantamento terra

 

Como a respiração pode evitar lesões na lombar no levantamento terra

Na prática do levantamento terra, a respiração é uma chave importante para o sucesso e segurança.

Sendo um dos exercícios mais difíceis de ser realizado, e um dos que melhor trabalha os músculos do corpo todo, é obrigatório saber os cuidados que se deve tomar para não causar nenhum tipo de lesão, principalmente na coluna, onde o risco é maior.

Essa técnica de respiração onde o ar é bloqueado durante o movimento, promovendo um aumento da pressão arterial é conhecida como Manobra de Valsalva.

Como executar a Manobra de Valsalva durante o terra

Técnica muito utilizada na prática de alguns exercícios da musculação, principalmente na prática de exercícios como levantamento terra e agachamento, a Manobra de Valsalva consiste em criar o bloqueio do ar durante o movimento.

Ao inspirar, os Intercostais Externos são contraído, o Gradil Costal é elevado e o Diafragma desce. Isso causa o aumento da pressão intra-torácica e, por consequência, eleva a pressão intra-abdominal (PIA).

Quando contraídos, os músculos abdominais, ajudam na manutenção da PIA, causando tração na aponeurose toracolombar, e redução da pressão intradiscal.

Traduzindo: a respiração pode criar uma proteção fortíssima para sua coluna se usada corretamente – e, em um exercício como o terra, preservar a coluna é fundamental, já que o risco de lesão é bastante elevado.

Essa ação ajuda também a estabilizar a cintura escapular, e se somarmos isso à manutenção da ativação do músculo transverso do abdômen, a pressão intra-abdominal se eleva ainda mais.

A consequência dessa técnica é um menor risco de lesão por instabilidades!

A Manobra de Valsalva causa a diminuição do fluxo sanguíneo venoso para o coração, fazendo com que o coração bata mais rápido, e elevando sua pressão arterial para que não falte sangue nem oxigênio no cérebro.

Alguns leigos ou profissionais mal informados acreditam que a Valsalva possa ser perigosa, no entanto ela está na verdade te protegendo.

Muitas pessoas até já fazem a manobra durante a prática de algum exercício sem saber, pois o corpo instintivamente pede esse tipo de técnica com cargas intensas.

Cuidados especiais:

  • A Manobra de Valsalva deve ser feita com cuidado e de preferência com a ajuda de um profissional de educação física.
  • Se você não tiver prática e nem for acostumado com essa técnica de respiração, não tente, em hipótese alguma, executá-la sem a ajuda de um profissional.
  • Se feita sem os cuidados necessários ela pode ser perigosa e causar mais malefícios que benefícios.
  • Além disso, essa não é uma manobra indicada para pessoas com problemas cardiovasculares ou com baixa capacidade cardiorrespiratória. Podendo causar tonturas e até desmaios.
  • Por outro lado, se você tiver com a saúde em dia, vale a pena conversar com o seu personal, e experimentar a Manobra de Valsalva durante a prática do levantamento terra.
  • Só assim você vai saber qual tipo de respiração é a melhor, e se realmente os benefícios que ela causa são relevantes!

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