Refrigerante Diet

Refrigerante diet: zero açúcar, muitos outros problemas

O refrigerante diet é muito consumido por pessoas que querem ter uma vida mais saudável, porém, outros componentes podem fazer tão mal quanto o açúcar do qual você tenta fugir. Fique ligado!

O refrigerante diet é uma alternativa muito utilizada por pessoas que querem ter uma vida mais saudável, perder peso. Aliás, não há segredo para a perda de peso, quem deseja emagrecer deve gastar mais calorias do que consome.

Para isso as pessoas podem reduzir o consumo de calorias e/ou aumentar o gasto energético, e uma das alternativas é o próprio refrigerante diet.

Quando a pessoa inicia uma dieta de redução de calorias, é natural que ela procure por alimentos menos calóricos, ou seja, faça substituições para diminuir o número de calorias com determinado alimento. Por exemplo, substitui o frango frito pelo frango grelhado, mas será que substituir o refrigerante normal pelo diet é uma boa opção?

O refrigerante diet realmente não possui valor calórico e está presente na dieta de muitas pessoas que desejam emagrecer. Ou seja mesmo que a pessoa ingira 2 litros por dia, isso não vai influenciar no ganho de peso, se ela mantiver o equilíbrio entre sua ingestão calórica e o gasto energético.

Porém, não é apenas as calorias que devem ser levadas em consideração. O refrigerante diet apesar de não conter calorias possui diversos aditivos alimentares prejudiciais à saúde, bem como adoçantes artificiais.

Confira!

Refrigerante diet: zero açúcar, muitos outros problemas

Refrigerante Diet

 

Falso saudável

O refrigerante diet é tido como mais saudável que o normal por não conter calorias. Se for pensar apenas na quantidade de açúcar, realmente o zero é mais saudável, uma vez que não é cheio de açúcar.

Porém, essa opção de refrigerante contém os mesmos aditivos alimentares prejudiciais à saúde, bem como alguns ainda possuem uma maior quantidade de sódio em relação a versão tradicional, sendo ainda mais contraindicado para pessoas que apresentam pressão alta.

Além disso, quando a indústria retira o açúcar da bebida, deve adicionar outro ingrediente responsável por adoçar o refrigerante, neste caso são os adoçantes artificiais que além de serem contraindicados para gestantes e nutrizes por não saberem ainda os efeitos adversos que podem causar, pode prejudicar diversas funções no organismo.

Adoçantes artificiais

Adoçante

Acredita-se que os adoçantes artificiais presentes nos refrigerantes diet podem fazer mal à saúde porque mudam a forma como o corpo lida com o açúcar que ingere.

O consumo excessivo de bebidas com adoçantes artificiais, além de ser desfavorável a saúde intestinal, pode levar ao consumo excessivo de alimentos doces, tornando muito elevado o uso de bebidas, chicletes, gelatinas e balas contendo adoçante artificiais.

Essa nova vontade de consumir alimentos doces faz com que a pessoa procure ainda mais alimentos com adoçantes artificiais, aumentando seu consumo e seus malefícios ou até por alimentos cheios de açúcar, que além de prejudiciais à saúde, também provocam o ganho de peso corporal.

Compensação

Outro grande problema em relação ao consumo dessa bebida por quem deseja emagrecer é a compensação.

Muitas pessoas acham que por consumir o refrigerante diet e portanto não estar consumindo calorias pela bebida, pode exagerar um pouquinho mais na comida. Àquela história de que tomou refrigerante zero, então pode comer a sobremesa.

Com isso, a pessoa acaba substituindo as calorias que consumiria no refrigerante por outros alimentos, consumindo mais calorias do que deve e provocando o ganho de peso.

Alteração da glicemia

Glicemia

Muitos acreditam que por não conter açúcar, os refrigerantes zero não alteram a glicemia, porém um estudo mostrou um resultado diferente.

O pesquisadores demonstram em um experimento realizado com camundongos, que o consumo de adoçantes artificiais pode causar a chamada intolerância à glicose, uma condição metabólica que inclui várias doenças caracterizadas pelo excesso de açúcar no sangue, entre elas a diabete tipo 2 e o excesso de peso.

Isso ocorre, segundo eles, porque os adoçantes alteram a composição da flora intestinal, podendo aumentar a quantidade de glicose no sangue.

Outros estudos devem ser realizados para provar tal efeito, mas é melhor não arriscar. É claro que os diabéticos devem substituir o refrigerante normal pelo zero, mas melhor ainda seria não consumir essas bebidas.

Se você mantém uma dieta muito restrita e não abandona o refrigerante, cuidado! A ingestão de refrigerantes, mesmo os ‘zero’, deveria ser restrita a momentos esporádicos ou até mesmo ser eliminada por completo.

Não é recomendado também substituir os refrigerantes por outras bebidas tidas como saudáveis, como os sucos de caixinhas que em sua maioria são cheios de açúcares ou lotado de adoçantes artificiais. Olhe o rótulo e veja se o suco escolhido realmente não contém adição de açúcares e adoçantes artificiais.

Uma boa opção para substituir o refrigerante é a água com limão espremido, assim como os chás naturais isentos de calorias e adoçantes artificiais.

Os sucos naturais são boas opções para substituir o refrigerante, pois são mais ricos nutricionalmente. Mas, para quem deseja emagrecer pode não ser uma boa opção, pois contém calorias.

REFERÊNCIAS

1 SUEZ, Jothan; et al. Artificial sweeteners induce glucose intolerance by altering the gut microbiota. Nature, v. 514, Set. 2014.
https://www.nature.com/articles/nature13793

LEIA MAIS: 6 formas de manter o nível de açúcar no sangue e evitar ganho de gordura
LEIA MAIS: 6 vegetais aliados da perda de peso para incluir agora na sua dieta

Comentários