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4 razões para as mulheres investirem em treinos de força

Treinos de força não são só para os marmanjos, não… as mulheres também podem obter muitos benefícios com esse tipo de atividade física!

Treinos de força não são só para os marmanjos, não… as mulheres também podem obter muitos benefícios com esse tipo de atividade física!

E não são apenas benefícios para a saúde do corpo, mas também do cérebro!

É claro que perder gordura e tonificar os músculos é a prioridade da maioria delas, no entanto, outros benefícios podem tornar sua rotina muito mais saudável.

A ideia aqui não é dizer que as mulheres deveriam fazer só treinos de força, porque isso não seria verdade, e sim indicar mais uma ótima opção para acrescentar na rotina.

Quer saber alguns benefícios dos treinos de força para as mulheres? Além do aumento de força, é óbvio. 😛

Então se liga abaixo:

4 razões para as mulheres investirem em treinos de força

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1- Melhora a cognição

Um estudo de 2014 publicado pelo Journal of American Geriatrics Society analisou um grupo de mulheres entre 55 e 85 anos, que sofria uma leve deterioração cognitiva.

Ao realizar dois exercícios de treinamento de força por semana, durante seis meses, se observou uma melhoria na função cognitiva relacionada com os ganhos de força.

As mulheres começaram com pesos que eram 80% do seu máximo e foram aumentando à medida que ficaram mais fortes.

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2- Aumenta a densidade óssea

O fortalecimento dos ossos pode prevenir osteopenia, osteoporose e fraturas. Nas mulheres, principalmente após a menopausa, é normal que os ossos fiquem fracos, devido a falta de produção de colágeno do organismo.

Um estudo envolvendo 37 mulheres de aproximadamente 70 anos de idade realizou três sessões de treinamento de força por semana, durante 16 semanas.

O resultado demonstrou um aumento na densidade mineral óssea e concluiu que treinos de força podem ajudar a prevenir as fraturas osteoporóticas.

Mas você não precisa esperar ter 70 anos para começar desde já a praticar treinamento de força. Afinal, quanto antes começar, melhor e mais fácil será manter a densidade óssea do seu corpo.  

É melhor prevenir do que remediar, não é?

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3- Trabalha a musculatura peitoral

Existe uma lenda que fala que o levantamento de peso pode deixar os seios das mulheres menores, mas isso não é verdade!

Esse mito faz com que muitas mulheres sintam medo e até evitem fazer exercícios que trabalhem a região do peitoral.

Outro erro muito grave é achar que com o treino de força, os seios tendem a ficar mais rígidos.

De fato isso não é verdade, porém trabalhar os músculos do peito que ficam posicionados atrás das glândulas mamárias podem sim proporcionar uma maior sustentação para os seios, e até ajudar a ficarem mais definidos.

O que pode tornar os seios menores na verdade é a redução extrema  de gordura corporal, já que boa parte deles é feito de tecido adiposo.

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4- Constrói um corpo melhor

Além de todos esses benefícios para o seu corpo e sua mente, nada melhor do que conseguir ver os resultados que o treinamento de força pode gerar no seu corpo.

O treino de força é uma ferramenta fenomenal para deixar seu corpo mais definido, reduzir a gordura corporal, e deixar seus músculos tonificados. Se você praticar frequentemente será recompensado com um corpo mais magro, mais forte, e muito mais saudável!

Outro benefício é que ele aumenta a longevidade de forma saudável, potencializando a liberação de hormônios anabólicos que têm um papel essencial na regeneração dos tecidos.

Mesmo que pareça difícil no início, conte sempre com a ajuda de um profissional de educação física e lembre-se de, junto com ele, traçar metas para que você se sinta mais motivada.

E aí, pronta pra encarar esse treino?

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