nível normal de testosterona

Qual o nível normal de testosterona no homem?

A testosterona é um dos mais importantes hormônios no corpo do homem. Mas você sabe qual é e como medir o nível normal de testosterona?

A testosterona é um dos hormônios mais conhecidos do nosso corpo.

Fundamental tanto para os homens quanto para as mulheres, ela é notadamente mais importante para os primeiros – não por acaso, a testosterona é conhecida como o “hormônio masculino”.

Por isso, saber o nível normal desta substância no organismo é essencial. Só assim você poderá fazer reposição – se isso for necessário, claro -, poderá comer alimentos que ajudem a aumentar o nível da substância, usar suplementos que ajudem na função do hormônio, e muito mais.

A testosterona é responsável por desempenhar diversas funções no organismo, e qualquer variação na sua quantidade pode resultar em alterações metabólicas e comprometer algumas destas funções.

Quer saber qual o nível normal da testosterona no corpo masculino e quais as alterações que o nível inadequado do hormônio pode trazer para o organismo do homem?

Então confira abaixo!

Qual o nível normal de testosterona no homem?

Nível normal de testosterona no organismo

O nível ideal de testosterona circulando na corrente sanguínea varia muito de pessoa para pessoa, e depende de diversos fatores, como a idade, por exemplo.

Em média, considerando as bases gerais, uma variação normal de testosterona está entre 300 a 900 nanogramas (ng) por decilitro de sangue. Mas homens com menos de 25 anos apresentam uma quantidade maior e isso é muito natural.

Já as mulheres produzem uma proporção bem menor comparada aos homens.

Além disso, as taxas diminuem progressivamente a partir dos 30 anos, portanto, homens mais velhos terão uma taxa menor de testosterona no sangue. Ainda assim, os níveis podem sofrer alterações durante o mesmo dia.

As atividades físicas são também responsáveis por alterar consideravelmente o nível de testosterona no organismo masculino.

aumentar os niveis de testosterona

Os benefícios da testosterona no organismo

A testosterona tem um papel importantíssimo e atinge o pico durante a puberdade, período de diversas mudanças para os homens, como o aumento na gravidade da voz, crescimento do pênis e de outras características masculinas, como a barba.

Ela também é atribuída ao desenvolvimento do desejo sexual. Depois dos 30 anos, os índices começam a diminuir, diminuindo o desejo sexual.

Para isso existem processos que estimulam a produção desse hormônio no corpo de maneira natural.

Fatores que levam a alteração desse índice

O homem pode desenvolver algumas condições que influenciam na diminuição da testosterona de forma diferente da natural, como algum dano no testículo, como o cancro testicular, doenças hepáticas, diabetes do tipo 2 e a obesidade.

A diminuição dos índices traz como resultado outros sintomas que você pode conhecer abaixo.

Portanto, antes de fazer o exame, é possível observar alguns efeitos comuns de quem sofre com os baixos níveis do hormônio no sangue.

Baixo interesse sexual e disfunção erétil

Esse é um ponto que causa uma certa apreensão na maioria dos homens. Entretanto, os problemas de ereção ou a capacidade de mantê-la por completo podem estar relacionadas aos baixos índices da testosterona.

Embora essa realidade não atinja todos os homens com alguma alteração hormonal, é bom ficar de olho nos sintomas que citaremos a seguir:

  • Cansaço fora do normal

Estar constantemente fadigado é outro efeito muito comum dos reduzidos níveis de testosterona.

Como o hormônio tem um papel muito relevante na produção de energia, taxas menores podem comprometer essa função.

Portanto, se perceber que está constantemente sem energia para aquele treino que você tanto gosta, é bom ligar o alerta!

Claro se ele estiver acompanhado de outros sintomas.

  • Mudanças significativas no humor

As baixas taxas desse hormônio podem alterar muito o humor dos homens e até ocasionar a depressão. Opa! Ficou preocupado?

Tudo isso acontece porque o hormônio também age no sistema nervoso, afetando em cheio o bem-estar.

Vale a pena ficar muito ligado!

  • Gordura Corporal acumulada

Além de perder massa muscular, o homem também percebe uma grande concentração de gordura na região abdominal.

Esse é um sintoma facilmente percebido pelos marombas, afinal de contas você não quer comprometer todo o esforço dos treinos, não é mesmo?

aumentar a testosterona naturalmente - abs

A medição correta do nível de testosterona

Se você ficou preocupado com um possível descontrole desse hormônio no seu organismo, saiba que ele pode ser mensurado de formas diferentes e simples.

A testosterona livre, também conhecida como biodisponível, não depende de proteínas ou de outros hormônios. Já a inativa também é importante, mas não tem relação com a libido.

A testosterona total traz o resultado dos dois tipos e pode ser medida em um exame de sangue. Outra maneira disponível é através de um teste de saliva. Muito simples, não é?

O tratamento adequado quando o índice está alterado

As opções de tratamento para homens que apresentam quantidades muito abaixo das recomendadas variam.

Soma Pro, por exemplo, é um suplemento que aumenta a liberação de testosterona no sangue – isso faz com que seu corpo aproveite melhor a testosterona que ele já produz.

No entanto, se a deficiência da substância se dá porque o seu organismo não a produz em níveis adequados, a reposição hormonal é essencial. Ela só deve ser feita sob orientação médica, seja através de medicamentos injetáveis, géis ou adesivos.

O tratamento tem resultados muito eficazes e as melhoras podem ser percebidas ainda nas primeiras semanas, com uma recuperação do humor e do desejo sexual.

Entretanto, eles devem ser submetidos a controle do PSA (traduzido: Antígeno Específico da Próstata), toque retal e avaliações frequentes no caso de algum efeito diferente do esperado.

Enfim, tudo que estiver relacionado ao seu corpo deve ser profundamente analisado para que não interfira em nenhum outro processo.

E você, já sentiu alguma alteração do seu nível normal de testosterona? Quer compartilhar os sintomas e como fez para regular?

Comentários