como tomar whey protein proteína

Qual o melhor horário e como tomar whey protein?

Aqui você vai saber como tomar whey protein e qual o melhor horário para fazer isso! Confira agora e pare imediatamente de fazer besteira na sua dieta!

Todo mundo que treina de verdade já ouviu falar de whey protein, aquele suplemento à base de proteína de soro do leite, considerada de rápida absorção e de alto valor biológico.

Devido às suas características, é ideal para quem quer ganhar massa muscular e recuperar as lesões musculares tradicionais do treino.

Esse concentrado de proteína é um dos suplementos favoritos de quem treina pesado, já que é uma ótima alternativa para aumentar a ingestão proteica de maneira rápida, prática e eficiente.

Apesar disso, não adianta só comprar o seu pote de whey na loja de suplementos e ingerir todos os dias para poder ter os resultado que deseja.

É preciso saber consumir esse concentrado da maneira correta.

Quem acha que ter hora certa para tomar Whey é conversa fiada está enganado!

Tomar whey de qualquer maneira e em qualquer horário é gastar dinheiro à toa. E se você não quer que isso aconteça, é melhor começar a se ligar nos horários estratégicos para ingerir seu Whey, se quiser alcançar seus objetivos no treino.

O horário e a porção de Whey que você vai tomar por dia, pode variar de acordo com a sua necessidade proteica, sua rotina de exercícios, o seu objetivo final, a sua dieta e, é claro, o seu perfil físico.

Por isso, não caia no papinho de profissionais que só querem te passar para trás e que afirmam que o whey pode ser consumido em qualquer horário e em uma quantidade padrão.

Isso não existe! E esse enganador só está pensando em te vender um volume de suplemento que provavelmente você não precisa.

Quer saber mais sobre o Whey Protein e descobrir os melhores horário para consumi-lo? Então se liga:

Qual o melhor horário e como tomar whey protein?

suplementação treino

Por que consumir Whey Protein?

O organismo humano utiliza qualquer proteína da nossa dieta para várias funções metabólicas, sendo uma delas a recuperação de fibras musculares que são perdidas ao longo do dia, especialmente depois da prática de atividade física.

Quando a sua dieta padrão lhe fornece uma porção elevada de proteína, sem que você precise usar nenhum tipo de suplemento, é provável que as perdas musculares sejam recuperadas somente com a ajuda da alimentação.

Tomar um copão de whey protein nessa situação pode fazer com que sua ingestão de proteína seja muito elevada e isso não trará benefícios extras, pois a proteína em excesso será eliminada e/ou pode ser transformada em gordura corporal.
Além disso, a longo prazo pode até mesmo te fazer desenvolver doenças renais graves, já que seu organismo é obrigado a trabalhar sempre com a sobrecarga de suplemento que você oferece a ele.

“Então, se eu não treino pesado, não posso tomar whey?”, você deve estar se perguntando. Mas é claro que pode!

O Whey Protein não é um suplemento só para quem faz treino bruto, mas sim para ajudar a repor a massa muscular, adequando sua ingestão proteica.

Se você tem uma dieta que está de acordo com sua necessidade proteica, mesmo que pratique um treino intenso, pode não precisar tomar o suplemento.

Porém, se está numa dieta que não lhe oferece o tanto de proteína que precisa, o Whey é um grande aliado, mesmo que seu treino seja leve.

Além disso, o Whey Protein possui um excelente perfil nutricional, pois contém todos os aminoácidos essenciais e ainda colabora para outras funções, como sistema imunológico, crescimento e manutenção óssea, entre outros.

Por isso, é um suplemento coringa e pode ser utilizado por todos, se orientado da forma correta.

mulheres - mulher suplemento creatina

Não existe dose ideal de whey protein

A dose de whey protein diária depende do seu tipo físico, do seu treino e da sua dieta, por isso é possível afirmar que não existe dose ideal ou padrão de consumo desse suplemento.

Não se pode, portanto, generalizar um volume padrão de whey protein que qualquer marombeiro vai tomar para aumentar a massa muscular.

Mas, como saber quanto deve consumir?

Bom, vamos lá! Para saber a dose ideal de Whey Protein para você, é preciso antes de tudo saber qual a sua necessidade proteica, ou seja, quanto de proteína você deve ingerir por dia.

Esta quantidade varia de acordo com o seu peso, tipo de exercício praticado e outras individualidades. Mas, segundo a literatura, a recomendação de proteína varia de 0,8 a 2g de proteína por kg de peso por dia, sendo:

  • 0,8 g para indivíduos sedentários
  • 1 g para atletas esporádicos
  • 1 a 1,6 g para treino de resistência
  • 1,4 a 1,7 para atividades mistas
  • 1,6 a 2,0 para treino de força

É claro que esta quantidade varia também de acordo com a frequência e atividade do treino, mas você pode utilizá-la como base para saber a quantidade ideal de proteína e whey.

Veja este exemplo:
Um cara de 70 kg que treina musculação pesada e deseja ganhar massa muscular. Ele deve multiplicar seu peso por 2g.
70 x 2 = 140g de proteína por dia

Ou seja, esse cara sabe que deve consumir 140g de proteína por dia. E claro que ele não deve consumir esta quantidade de uma única vez.

Para quem deseja ganhar massa muscular, como o exemplo, o ideal é fazer de 5 a 6 refeições por dia. Então, em cada refeição ele deveria consumir em torno de 28g de proteína.

A gente até já mostrou aqui no Feito de Iridium um vídeo que te ajuda a calcular sua necessidade diária de proteínas – é só clicar aqui para assistir.

O Iridium Whey Protein Concentrada contém 29g de proteína por dose. Considerando o exemplo acima, esse cara poderia substituir o consumo de proteína em qualquer uma das refeições com apenas uma dose de Whey.

Claro que esta quantidade pode ser dividida em mais de uma refeição.

Agora que já sabe a quantidade que deve consumir de proteína diariamente e em cada refeição, é preciso definir o melhor horário para consumir o suplemento.

suplementação treino suplemento intra treino carb

Whey protein pós-treino

Tradicionalmente é recomendado o consumo do whey protein no período pós-treino. Mas será que você sabe por que isso é priorizado?

O Whey Protein é a maneira mais rápida e barata para recuperar as perdas proteicas que você naturalmente tem quando faz um treino caprichado na academia.

O consumo desse concentrado de soro do leite ajuda a repor essa perda proteica, para que essas novas fibras sejam exercitadas no treino seguinte, fazendo com que suas células aumentem de tamanho e, consequentemente, resultam no visual musculoso que os marombas tanto desejam.

Mas, claro que isso não é regra. Por exemplo, se você treina antes do almoço ou jantar, não deve substituir estas refeições por uma dose de Whey Protein, logo este suplemento fará mais sentido em outros horários.

mulheres - mulher suplemento creatina shake

Whey Protein pré-treino

Você que toma seu whey protein antes do treino deve estar preocupadinho com essa prática, certo? Mas pode ficar tranquilo.

Alguns nutricionistas afirmam que existem casos em que o consumo de proteína antes de ir para a academia pode ser uma boa ideia. Quando o maromba ingere o suplemento antes do treino, entretanto, seu objetivo deve ser outro.

Quando a proteína é consumida antes do treino é utilizada como fonte de energia para o organismo, assim como o carboidrato ou a gordura.

Ela pode até ajudar a repor uma possível perda proteica que seu corpo teve antes do exercício, porém é mais provável que vire mais uma maneira de deixar seu organismo abastecido para as rotinas puxadas de musculação.

O Whey Protein antes do treino, entretanto, deve ser consumido com cautela e, é claro, com orientação profissional.

Deve haver, pelo menos, uma hora de distância entre o consumo do suplemento e do treino para que seu Whey não vire uma bomba que vai detonar seu exercício, por não ter sido completamente digerida pelo organismo.

Isso porque a proteína é um substrato energético de absorção mais lenta do que o carboidrato, então consumir o Whey durante o treino (como muito marmanjo aí faz e acha bonito) pode resultar em desconfortos gastrointestinais e até uma produção exagerada de gases no momento do exercício.

Você não quer passar por essa situação, não é mesmo?

Outros horários estratégicos para o consumo de Whey

Já ficou claro que o melhor horário para consumir Whey varia de acordo com o horário do seu treino e outros hábitos. Se para você, consumi-lo no pré ou no pós treino não funciona, há outros horários estratégicos que podem melhorar seu desempenho e seus ganhos.

Tomar Whey ao acordar pode ser uma boa estratégia, pois além de repor a perda que houve durante o sono, o consumo de proteína pela manhã pode ajudar na redução de peso corporal e diminuir o apetite durante o dia.

Outro horário interessante é antes de dormir, pois ajuda a prevenir a perda de massa muscular (catabolismo), que pode ocorrer durante a noite de sono.

Para terminar, adequando a ingestão do Whey Protein a sua rotina de treinos e segundo seus objetivos, seu ganho muscular será sem dúvida muito maior!

iridium whey

Iridium Whey

A Iridium Labs, claro, também tem whey proteína na sua linha de produtos. E não apenas um, mas 4: o Iridium Whey Concentrado, o Iridium Whey Isolado, o Iridium Whey 3W e o Iridium Whey Woman.

O Iridium Whey Concentrado contém alta quantidade de proteína por dose (29g), além de 6,4g de BCAA e 3g de Leucina e está disponível nos sabores chocolate, morango e baunilha.

Tem ótimo custo-benefício e é uma ótima pedida para quem quer um shape insano, mas não vive do esporte e nem tem o bodybuilding como atividade principal da rotina.

O Iridium Whey Isolado também contém alta quantidade de proteína e BCAA, sendo 39g de proteína, 9g de BCAA e 4g de Leucina por dose e, claro, uma baixa quantidade de carbo.

É a melhor opção para quem precisa ingerir quantidades maiores de proteína por dia!

Já o Iridium Whey 3W é uma combinação das proteínas Isolada, Hidrolisada e Concentrada.

Como essas fontes têm diferentes velocidades de digestão e absorção, podem proporcionar um aumento gradual de proteínas no organismo. Além disso, o Iridium Whey 3W fornece 32g de proteína e 7g de BCAA por dose.

Por fim, o Iridium Whey Woman, com uma fórmula exclusiva para as necessidades femininas, que, além de 32g de proteína, 7,6g de BCAA e 3,7g de Leucina por dose, ainda contém 15g de Bodybalance por dose – o Bodybalance é um colágeno que auxilia no aumento de massa magra, redução de gordura corporal e que pode favorecer a saúde da pele.

Se você precisa consumir bastante proteína por dia – e se você quer ganhar massa magra certamente precisa – a Iridium Labs oferece variedade de opções e sabores, sempre com matéria-prima da melhor qualidade e preço justo.

Para conhecer e comprar os Whey Proteins da Iridium, é só clicar aqui.

Comentários