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Pullover: deve ser realizado no treino de peitoral ou de costas?

Exercício sempre levanta a discussão nas academias sobre em qual dia encaixá-lo. E aí, em que dia você gosta de realizá-lo?

O pullover é um exercício que dá bastante discussão entre profissionais de educação física, atletas e afins.

Isso porque a discussão se divide em dois times: a galera que acha que pullover é para peito, enquanto outra que acha que é para costas.

Este exercício é antigo, desde a época old school da musculação.

Sua colocação no treino, seja de peito, seja de costas, envolve muitas questões, muitas variáveis.

É um movimento complexo, que precisa ser realizado com máxima competência. Mas é preciso saber o que ele trabalha e qual o dia para melhor realizá-lo.

Saca só:

Pullover: deve ser realizado no treino de peitoral ou de costas?

Costas ou Peito?

variacoes e ajustes - pullover

Sem enrolar ninguém: vale para ambos os grupos musculares. Isso porque, dependendo de como é realizado, trabalha tanto peito, quanto costas.

Como movimentos primários, trabalha: grande dorsal, peitoral maior, principalmente a parte esternocostal, o tríceps braquial e serrátil anterior.

O que muda neste exercício são alguns detalhes em sua técnica que, quando feitos, podem trabalhar mais os músculos do peito ou das costas.

Tudo depende de como ele será executado. É importante que você sinta as ativações de um ou outro músculo.

Por isso é importante estar focado nos movimentos.

Pullover com ênfase no Peitoral

 

Para trabalhar o peitoral, você precisará manter os cotovelos estendidos e próximos um do outro.

O haltere deverá ir o máximo que puder acima da cabeça, respeitando o limite dos seus ombros para não forçá-los.

Esse movimento de extensão do cotovelo vai levar a uma ativação e pré alongamento dos músculos do peitoral, especialmente a porção inferior do peitoral.

Pullover com ênfase em Costas

Via de regra, o pullover trabalha os dorsais por seu movimento articular.

No entanto, para poder enfatizar os músculos dorsais, os cotovelos precisam estar levemente flexionados e afastados.

Seus braços não devem ficar retos, pois o peso deverá ficar perto do seu rosto o mais próximo possível.

O latíssimo do dorso, aquele músculo da asa, extremamente estético, faz a adução e extensão do ombro.

Por isso, manter os cotovelos flexionados e mais abertos vai aumentar a ênfase na adução do ombro, ativando fortemente os dorsais.

Conclusão

Vale ressaltar que o movimento ativa tanto dorsal como peitoral, um ou outro movimento não vai anular o trabalho do outro músculo.

Entretanto, vai aumentar a ênfase, portanto, para treinos estruturados de peitoral e dorsal no mesmo dia, é uma excelente opção fazer o pullover.

Já quem treina em dias consecutivos peito e costas ou o inverso, precisa tomar mais cuidado ao colocar o pullover no treino.

Leve em consideração se consegue isolar bem o músculo solicitado e se não sente fadiga no antagonista no dia posterior.

  
 

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