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Projeto Verão: 5 exercícios fáceis para fortalecer o abdômen

Verão tá quase aí e é sempre bom ter um treino na manga para manter o abdômen sarado. Confira alguns exercícios fáceis para praticar em qualquer lugar!

O verão está chegando e as altas temperaturas já estão dando as caras, deixando todo mundo com aquela vontade de praia e piscina.

Por isso, você já deve ter notado que sua academia começou a ficar mais lotada, e a galera tá correndo atrás do prejuízo para treinar em dobro e manter o corpo em forma.

Mas quando chegam os meses de férias, e as festas de fim de ano, é normal dar uma escorregada e outra na alimentação, afinal ninguém é de ferro!

E mesmo que você tenha treinado o ano todo, e esteja com o abdômen trincado, uma ou outra cervejinha a mais depois do expediente pode te deixar um pouco inchado.

Não só a cerveja, mas outros alimentos, como também o excesso de sal podem te fazer inchar mais, e no calor essa sensação tende a piorar.

Por isso, para você não ficar noiado de pegar uma praia e não estar com a barriga em dia para exibir, listamos alguns exercícios fáceis e práticos para fortalecer seu abdômen e que pode ser feito em qualquer lugar, até na própria areia da praia.

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Projeto verão: 5 exercícios fáceis para fortalecer o abdômen

Este mini-treino trabalha os principais músculos do abdômen: reto abdominal, paravertebrais, oblíquos do abdômen, estabilizadores da cintura escapular e pélvica.

Além disso, é um ótimo exercício para melhorar sua postura, e eliminar a flacidez dos músculos.

É claro que para oferecer os melhores resultados ele precisa estar associado a uma alimentação balanceada e treino cardio, já que não adianta desenvolver os músculos abdominais se eles vão ficar escondidos atrás de uma capa de gordura, né?!

1- Prancha frontal

Para executar esse exercício você só precisa de um colchonete, e usar o peso do seu próprio corpo.

Apoie seus cotovelos e antebraço no chão, deixando-os alinhados com os ombros.

Deixe seu corpo ereto enquanto apoia as pontas dos pés no chão. Contraia o abdômen e fique nessa posição por no mínimo 30 segundos. Relaxe e repita mais 3 ou 4 vezes. Se achar muito fácil, tente variações do exercício, que podem deixá-lo muito mais desafiador.

2- Abdominal oblíquo alternado

Deitada no colchonete, com os joelhos flexionados, apoie os pés no chão e mantenha a típica posição que você faz ao realizar um abdominal comum.

Na hora de realizar o exercício, levante o corpo girando os ombros. Encostando o cotovelo direito no joelho esquerdo e vice versa. Faça 4 repetições de 12.

Apenas lembre de conversar com um especialista antes de sair fazendo abdominais, pois a má execução desse tipo de movimento pode causar problemas na coluna. 

3- Escalador 

Com as mãos apoiadas no chão, mantenha os braços estendidos na linha dos ombros e as pernas esticadas.

Flexione uma perna em direção ao peito, e estenda. Faça o mesmo com a outra. Alterne entre as duas pernas, como se tivesse realmente “escalando”.

4- Prancha lateral

Com seu corpo virado de lado, apoie o antebraço direito no chão.

Estenda as pernas e mantenha-as unidas, apoiadas no chão. Deixe sua cabeça alinhada com o pescoço formando uma linha reta dos tornozelos aos ombros.

Eleve o quadril e as pernas, se apoiando com os pés no chão. Mantenha-se nessa posição por no mínimo 30 segundos, e depois troque o lado.

5- Abdominal com a perna elevada

Faça a posição de abdominal, mas deixe as pernas esticadas.

Ao levantar seu tronco, com os braços esticados, traga suas pernas esticadas para frente. Fazendo o movimento abdominal.

Realize 4 repetições de 12.

Todos esses exercícios são básicos e feitos para aqueles momentos de urgência. Mas vale lembrar que pra deixar a barriga trincada é preciso continuar com sua rotina saudável de treinos e alimentação.

No entanto, se não deu pra ir a academia enquanto tava tirando umas férias, e aproveitando pra curtir o verão, esses exercícios podem ajudá-lo a continuar com o abdômen no lugar.

Faça um circuito com todos eles repetindo no mínimo umas 3 vezes, por pelo menos 2 ou 3 vezes por semana.

Assim da pra exibir o tanquinho por aí, sem se preocupar!

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