frango com batata doce

Por que frango com batata-doce faz sucesso?

Combinação reúne nutrientes essenciais para quem quer desenvolvimento muscular, e por isso é o prato preferido de quem treina. Saiba mais sobre esses dois alimentos e como eles pode te ajudar!

Quando alguém que não está ligado ao universo fitness te pergunta qual a principal refeição da sua dieta, o seu primeiro reflexo de resposta, com quase toda a certeza, vai ser “frango com batata-doce”, certo? De fato, esta combinação é ótima para as pessoas que estão em busca do aumento da massa muscular.

Mas você simplesmente come por que foi recomendado ou viu alguém comendo isso no Instagram? Quer saber por que este prato maromba é tão bom para seus ganhos? Entenda tudo sobre o assunto nesse post!

Benefícios do frango

O frango é um dos principais elementos das dietas por ser uma ótima fonte de proteína, apresentando baixos índices de gordura. Assim, ele ajuda muito na construção dos músculos, sem aumentar o percentual de gordura, o que, cá entre nós, é o objetivo de todo maromba.

Além disso, possui altos índices de vitamina B3, que atua diretamente na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação e o sistema respiratório. As vitaminas do complexo B fortalecem o metabolismo celular, auxiliando no funcionamento adequado de diversos órgãos.

A parte do frango que é capaz de trazer estes benefícios com mais força é o peito. Este corte apresenta baixo teor de gordura, sendo uma parte mais seca e altamente nutritiva. Mas, de vez em quando, é totalmente aceitável se deliciar com uma coxa ou asinha de frango, desde que estejam sem a pele!

Benefícios da batata-doce

A principal razão de a batata-doce ser indicada pelos nutricionistas esportivos é o fato de ser um carboidrato de baixo índice glicêmico. Isto significa que, ao serem ingeridos, os nutrientes da batata-doce vão ser metabolizados lentamente, fazendo com que o organismo fique trabalhando por mais tempo para digeri-los. Assim, a sensação de saciedade é maior, o corpo não tem nenhum pico de insulina e mantém a glicemia e energia por mais tempo.

Este vegetal também é rico em beta-caroteno, nutriente que auxilia na manutenção do sistema imunológico. Também apresenta altos índices de vitamina C, que tem efeito anti-inflamatório, ajudando na digestão e na recuperação das fibras musculares danificadas na hora do treino.

Frango com batata-doce: a combinação perfeita

Agora que você já conhece os benefícios do frango e da batata-doce, ficou mais fácil entender por que esta combinação é tão valorizada, não é mesmo? Quando combinados, estes alimentos são responsáveis por fornecer energia lentamente ao organismo, fazendo com que o processo de construção muscular, ou seja, o anabolismo, se mantenha por mais tempo. Assim, os efeitos da hipertrofia são aumentados e os ganhos começam a ser notados mais rapidamente.

Além dos benefícios fisiológicos, o frango com batata-doce também é bom para o bolso! Para quem tem dificuldades de manter a dieta por não ter dinheiro para comprar todos os alimentos especiais, esta é uma ótima solução para ganhar músculos sem ficar endividado!

Mas tome cuidado! Por ser um carboidrato, quando consumida em excesso, a batata-doce pode ser estocada no corpo em forma de gordura. A proteína, por sua vez, se ingerida além das quantidades indicadas, pode sobrecarregar alguns órgãos, como o fígado e o rim.

Por isso, o mais indicado é procurar um médico ou nutricionista que calculará as quantidades adequadas para o seu biótipo e para a quantidade e intensidade de atividades físicas que você pratica. Mas, uma boa dica, sempre oferecida por estes profissionais, é que a quantidade da carne consumida deve ser equivalente ao tamanho da palma da sua mão.

Como não ficar enjoado

Tudo bem, frango com batata-doce realmente é uma ótima refeição, que traz vários benefícios, inclusive um alto desenvolvimento muscular para hipertrofia. Mas, é inevitável: uma hora você vai enjoar desta combinação! Como qualquer refeição que for repetida diariamente por um longo período de tempo pode gerar este efeito, e não seria diferente com frango e batata-doce.

Por isso, procure sempre inovar na cozinha! Na hora de cozinhar as suas refeições do dia (ou da semana, dependendo do seu nível de organização), procure novas formas de cozinhar ou de temperar, para mudar a sensação de quando você estiver consumindo a refeição.

Se você costuma cozinhar o frango em panela de pressão, tente fazer no forno ou em uma fritadeira elétrica, por exemplo. As texturas podem ser muito diferentes, assim como o sabor, passando a sensação para o seu cérebro de que aquela refeição é diferente da que você está acostumado a comer.

Mas, uma coisa é importante de manter em mente: se os seus objetivos estiverem realmente claros para você, vai chegar o momento em que as refeições serão feitas simplesmente porque é através delas que você vai conseguir conquistar os seus ganhos. Ou seja, independentemente de estar enjoado ou não, você terá a consciência do quão importante aqueles nutrientes são para o seu organismo e vai comê-los de qualquer jeito.

E ai, entendeu a importância dessa refeição queridinha dos marombas? Compartilhe as suas experiências na cozinha e comente as suas melhores receitas de frango com batata-doce!

Comentários