Paciência

Paciência: a palavra-chave para desenvolver um shape realmente insano

Paciência, além dos músculos, é algo que se deve trabalhar todos os dias quando se trata de hipertrofia muscular. Confira uns conselhos pra não desanimar!

A realidade é uma só: desenvolver um shape insano não é fácil e exige, além de muita dedicação e treino, também muita paciência.

Sabe aquelas fotos que você se depara todos os dias, às vezes várias vezes por dia, sempre com pessoas com o corpo perfeito? Então, a maioria delas é cheia de photoshop, tratamentos e outros truques para te fazer acreditar que chegar lá é fácil – é claro que tem fotos reais também, mas pode acreditar: é preciso muito trabalho para atingir esse ponto.

Isso sem contar que há uma galera enorme no mundo fitness que bate no peito para dar dicas e conselhos de como chegar ao shape perfeito de maneira saudável e natural, mas na vida real se enche de esteroides anabolizantes.

De qualquer forma, não precisamos entrar nessa discussão sobre quem é natural e quem não é, mas é bom você ter essa consciência e não cair em algumas ciladas que se espalham pelas redes sociais.

Cada corpo se transforma e reage ao treino de uma maneira diferente, e tudo nessa vida leva tempo. Então, se o seu sonho é ter músculos gigantes e corpo digno de bodybuilder, a melhor dica que você deve seguir é: tenha paciência.

Paciência: a palavra-chave para desenvolver um shape realmente insano

Não acredite em tudo que vê na internet

Nas redes sociais em geral, principalmente no Instagram, o que não falta é marmanjo contando vantagem e falando que ganhou 20 kg de músculo em quatro semanas.

Comece a desconfiar dessas informações, afinal de contas não é porque está na internet que é verdade.

O primeiro passo para você começar a construir músculos é visitar um bom profissional de nutrição, para que ele possa estudar seu corpo e te auxiliar a alcançar seus objetivos através de uma boa dieta e suplementação natural.

Por isso, para não entrar na pira e achar que nunca vai conseguir um corpo escultural, você precisa colocar sua cabeça no lugar, e seus objetivos no papel.

Tenha um objetivo racional

Se você tá iniciando agora seus treinos, não espere alcançar o físico do Arnold Schwarzenegger de uma semana para a outra.

Trace seus objetivos e metas junto a um profissional qualificado, e escolha metas que sejam realizáveis.

De nada adianta querer ganhar massa muscular em pouco tempo se seu corpo não está preparado para isso.

Eficácia é melhor que intensidade

Exercícios loucos e intensos não devem ser vistos como uma regra. A melhor abordagem é moderar a intensidade do treinamento.

Sim, treine muito, pegue pesado, puxe bastante ferro, mas faça com que esses exercícios sejam eficazes.

Para avançar consistentemente, às vezes é preciso maneirar na intensidade.

Mantenha a cabeça no lugar

Às vezes ficar ouvindo as histórias de como o seu brother tem tido sucesso na academia, feito o dobro de tempo do seu treino, ou qualquer outra historinha pode te deixar frustrado.

Tenha sempre claro em mente que não importa como está seu treino, você está dando o seu melhor, e batalhando para chegar mais longe sempre.

Por isso, erga a cabeça estufe o peito e não desanime!

A moderação é a resposta

Assim como tudo nada vida é preciso ter uma pouco de equilíbrio quando você começa a treinar.

Por mais que queira alcançar seus objetivos rapidamente, é preciso ter um pouco de moderação.

Afinal de nada adianta entrar em dietas restritivas, ou treinos mais pesados do que seu corpo consegue aguentar, sabendo que isso pode acabar colocando sua saúde em risco, e causando lesões.

Sem contar que se você lesiona algum músculo, precisa ficar uns bons dias ou até semanas de molho, então é aquele ditado: devagar a gente chega longe!

Tenha um Plano C

Você pode ter o plano de ação perfeito em mente, mas uma vez que entra na academia, descobre que não é capaz de colocá-lo em prática como projetou. E agora?

Assim como a maioria das coisas na vida, você precisará de um Plano B e possivelmente um Plano C para fazer a hipertrofia acontecer naturalmente.

Não seja aquele cara que fica sentindo pena de si mesmo, e invejando os resultados do outro fazendo agachamento ao seu lado. Supere aquilo que você não pode mudar e se adapte.

Paciência é sua melhor amiga

Este é o princípio mais importante em qualquer plano de treinamento.

Não é segredo que vivemos em uma sociedade que exige mudanças instantâneas, mas o progresso real vem sempre como resultado de um esforço paciente e consistente, especialmente quando se trata de ganhar massa muscular.

Não é fácil, mas com a prática, a paciência pode se tornar sua arma mais eficaz.

No fundo o que você precisa ter em mente é que nenhum cara se tornou um grande Bodybuilder de uma noite para outra, por isso o importante é continuar tentando, mesmo que com passos curtos.

O importante é nunca desistir, não é mesmo?

Leia mais: 4 atitudes essenciais para controlar a mente, manter a motivação e ‘voar’ nos treinos 
Leia mais: Sabia que motivação gasta? 4 dicas para manter o “tanque cheio”

 

Comentários