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Ovo inteiro ou só a clara: qual é a melhor opção para a hipertrofia?

Muita gente consume apenas a clara do ovo, achando que ela pode ser a melhor opção para o desenvolvimento dos músculos. Mas será que isso é verdade?

O ovo é um dos alimentos mais ricos nutricionalmente e podem ajudar, e muito, quem quer ganhar massa muscular.

Na alimentação pós-treino é comum o consumo da clara do ovo. Algumas pessoas descartam a gema com a intenção de reduzir o consumo de gorduras e aproveitar somente a proteína do alimento.

Porém, para quem tem como objetivo a hipertrofia, isso pode ser um grande erro.

Um estudo realizado neste ano teve como objetivo avaliar se o consumo de ovos inteiros promove uma maior estimulação da síntese de proteínas do músculo pós-exercício em relação ao consumo apenas da clara de ovo, por jovens saudáveis e treinados.

Confira agora o resultado desses estudos, e qual a melhor opção para ajudar no desenvolvimento dos seus músculos!

Ovo inteiro ou clara: qual é a melhor opção para a hipertrofia?

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Estudo

No estudo em questão, jovens saudáveis e treinados realizaram dois treinos de 4 séries de 10 repetições, a 80% 10RM, de leg press e cadeira extensora.  

Após um dos treinos, eles ingeriram somente clara de ovo (18g de proteína e 0g de gordura, totalizando 73 calorias), no outro treino eles ingeriram 3 ovos com gema (18g de proteína e 17g de gordura, totalizando 226 calorias). Reparem que a quantidade de proteína é a mesma.

Os pesquisadores verificaram que a gordura da gema não prejudicou a absorção dos aminoácidos do ovo, como a leucina.

Em relação a síntese proteica, os pesquisadores verificaram que o grupo que ingeriu os ovos com a gema teve um maior resultado nas duas medidas (2h e 5h pós exercício).

Ou seja, o consumo do ovo inteiro, no pós-treino, resultou em uma maior estimulação da síntese proteica em maior magnitude quando comparado somente a clara.

O estudo ainda sugeriu que a ingestão de alimentos ricos em outros nutrientes e proteínas age de forma diferente do que os alimentos que contém praticamente apenas proteína, em relação ao anabolismo muscular.

E, segundo os autores, a gema do ovo possui vários nutriente, como ácido fosfatídico, vitaminas, minerais, DHA e outros, que também estão envolvidos no metabolismo de síntese de proteína.

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Conclusão

Se o seu objetivo é maximizar a hipertrofia muscular, este estudo sugerem que é o consumo do ovo inteiro pode melhorar a síntese de proteína no pós-treino.

Claro que você deve ajustar o consumo calórico, de acordo com as suas necessidades, para não exceder excessivamente o consumo calórico e acabar ganhando gordura junto com o músculo.

Mas, como nada é uma regra geral, algumas pessoas podem se beneficiar com o consumo apenas da clara, como quem está na fase de cutting.

Em caso de qualquer dúvida, consulte sempre um nutricionista para uma dieta mais assertiva com relação as suas metas. 

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