otimos exercicios - overhead squat

4 ótimos exercícios que você provavelmente nunca fez

Veja 4 ótimos exercícios que você provavelmente nunca fez e que podem dar um gás imenso no seu treino e nos seus resultados!

Nenhum exercício está presente em todo e qualquer treino por acaso. Logo, os exercícios mais conhecidos e praticados são realmente muito bons. Mas eles não são os únicos!

A gente já falou várias vezes aqui no Feito de Iridium sobre a importância de variar o treino – com cuidado, claro; trocar o treino toda semana é péssimo.

O fato é que existem ótimos exercícios que quase ninguém faz – mas deveria.

Exercícios diferentes que podem dar um gás no seu treino e nos seus resultados.

Aqui, mostraremos alguns desses ótimos exercícios que pouca gente conhece. Não são exercícios fáceis – como sempre, a dica é contar com suporte de um professor.

De qualquer forma, esses ótimos exercícios desconhecidos podem dar um grau nos seus músculos e tirar seu treino da mesmice. Se liga:

4 ótimos exercícios que você provavelmente nunca fez

1- Barra em L

Essa variação da barra fixa trabalha peitoral e costas no mesmo exercício e pode dar um baita empurrão nos seus resultados.

Segura a barra com a pegada que preferir e levante as pernas até que fiquem paralelas ao chão – e elas deverão permanecer nessa posição durante toda a série.

Com as pernas levantadas, faça a barra normalmente, empurrando o peito contra a barra a cada repetição. Se puder, movimento o tronco para inclinar levemente para trás, enfatizando ainda mais o latíssimo do dorso.

É o famoso “dois coelhos com uma só cajadada”: você trabalhar tanto as costas quanto o core com apenas um exercício.

Talvez você sofra um pouco no começo para manter as pernas paralelas ao chão. Se for o seu caso, comece com as pernas na diagonal, e vá subindo até a posição adequada conforme você fizer o exercício.

Com relação à pegada, use que preferir, como falamos acima… mas evite usar sempre a mesma. Varia a pegada é obrigatório!

2- Flexão Lateral com Halteres Acima da Cabeça

Alguns especialistas em educação física afirmam que este é o melhor exercício para fortalecer os músculos do core.

Para fazer a flexão lateral com halteres acima da cabeça, simplesmente levante dois halteres relativamente leves acima da cabeça e mantenha as pernas abertas, com os pés paralelos e a uma distância de 30 ou 40 centímetros um do outro.

Então, incline levemente o corpo para um lado. Retorne à posição inicial e incline o corpo para o outro lado. Você não vai precisar de muitas repetições para entender porque recomendamos halteres relativamente leves para este exercício!

Durante a execução, mantenha o abdômen contraído e o tronco firme. Tente manter as mãos e os halteres com a mesma distância um do outro durante todo o exercício. Faça seis repetições de cada lado.

LEIA MAIS: 4 exercícios que você nunca fez e vão bombar seu treino de braço
LEIA MAIS: [GIFs] 4 exercícios na barra fixa que você precisa dominar

3- Flexão Nórdica

Se você não tiver uma coxa muito bem preparada, nem tente fazer este exercício. E, se for ignorar este aviso, pelamordedeus pegue leve e tenha um especialista do seu lado – até porque o ideal é fazer este exercício com um spotter, mesmo.

Para fazer, ajoelhe em uma superfície macia (um colchonete resolve) e mantenha as mãos cruzadas na altura da cintura.

Seu spotter deve segurar suas panturrilhas e você deve jogar o corpo para frente, em direção ao chão. É fundamental manter a coluna ereta e evitar inclinar sobre a cintura neste momento.

Para não cair de cara no chão, você pode ficar com as mãos preparadas para evitar o pior, porque você deve baixar até uma posição de flexão – e, neste momento, a chance de dar com o nariz no solo se você não usar as mãos a tempo é imensa.

Tente voltar a posição inicial e repita o movimento. Faça isso até a fadiga muscular – o que não vai demorar muito para acontecer, acredite.

4- Agachamento com Barra Acima da Cabeça

Esse exercício definitivamente não é para os fracos – nem para iniciantes.

O agachamento com barra acima da cabeça é um verdadeiro incinerador, que vai “queimar” seu corpo inteiro, recrutar muitas fibras musculares e trabalhar equilíbrio, agilidade, flexibilidade e força.

Para executá-lo, faça um agachamento normal, mas com os braços esticados segurando a barra acima da cabeça. Faça uma pegada bem aberta e mantenha a postura adequada.

Comece com uma carga leve e vá aumentando pouco a pouco – mas, desde a primeira repetição, tente agachar o máximo que puder.

Bônus Monstro: ok, o agachamento com barra acima da cabeça não é lá um completo desconhecido. Então vamos apresentar uma variação.

Lembrando que se o agachamento com barra acima da cabeça já não é fácil, esse bônus é mais complicado ainda. Se você quer algo ainda mais pesado e desafiador, faça o combo Agachamento com Barra Acima da Cabeça + Desenvolvimento Militar!

O exercício deve ser feito exatamente como descrevemos acima. Apenas quando você estiver agachado, faça duas ou três (ou mais) repetições de desenvolvimento militar, agachado mesmo, depois levante normalmente para fazer outro agachamento.

E aí, pronto pra dar uma renovada nesse treino? Opções não faltam – essas são apenas 4 entre milhares!

Comentários