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5 maneiras fáceis de dar um “gás” no seu metabolismo

O metabolismo varia muito de pessoa para pessoa, mas ter um acelerado é o sonho de todo mundo. Algumas dicas podem te ajudar dar um gás no seu, confira!

Não é segredo pra ninguém que o metabolismo influencia diretamente na perda calórica, e que devido a genética, isso varia de pessoa para pessoa.

Por isso, há quem tenha muita facilidade em perder peso, mesmo comendo de tudo – e ao mesmo tempo muito dificuldade em conseguir ganhar massa magra. 

Tem também quem tem o metabolismo mais lento, e por isso deve ficar sempre contando as calorias que ingere, e fazendo alguma atividade física, se não quiser ficar com umas gordurinhas acumuladas. 

Entretanto, independente de como é seu metabolismo, há algumas maneiras de tentar fazer com que ele funcione mais rápido, e queime mais gordura. 

É por isso que muito frequentador assíduo da academia investe em alguns suplementos, como os termogênicos, que tem essa função de deixar o metabolismo do seu corpo mais acelerado. 

Mas além disso, algumas dicas podem te auxiliar. Confira quais são elas! 

5 maneiras fáceis de dar um “gás” no seu metabolismo

1- Beba mais água

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Vários estudos comprovam que a água gelada tem um efeito termogênico no organismo, além disso, ela melhora o funcionamento do organismo como um todo, reduzindo a sensação de inchaço, entre outros benefícios. Por isso, principalmente para quem treina, se manter hidratado é essencial.

Alguns estudos testaram o efeito da água sobre a taxa metabólica, e descobriu-se que ao consumir em média 500 ml de água, houve um aumento de 30% da queima calórica. Esse evento acontece devido ao efeito termogênico da água no organismo.

Ou seja, além de você se manter hidratado, ainda gasta mais calorias.

2- Evite o jejum

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Muita gente ainda acredita que a melhor forma de emagrecer é parando de comer, e acaba passando horas sem colocar nada no estômago, achando que tá fazendo bonito. Mas tá tudo errado!

Seu corpo precisa dos nutrientes e de calorias para queimar quando você pratica alguma atividade física. É claro que restringir o número de calorias que você consome durante o dia já te auxilia na perda de peso, mas ficar longas horas sem comer não é a melhor opção. 

Fora que isso só faz seu metabolismo ficar ainda mais lento, totalmente o contrário de tudo o que seu corpo precisa!

Além disso, morrer de fome faz seu organismo queimar toda aquela massa magra que você ganha nos treinos para satisfazer as necessidades energéticas, reduzindo ainda mais a queima de calorias. 

3- Comer em pequenas quantidades de 3 em 3 horas

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Comer pequenas quantidades de comida durante o dia mantém seu metabolismo sempre trabalhando, o que ajuda nos casos de quem tem o mesmo muito lento.

Uma pesquisa sugere que os homens que comem mais freqüentemente ao longo do dia são mais magros do que aqueles que consomem refeições em horários irregulares.

O indicado é comer no mínimo de 3 em 3 horas para manter seu estômago sempre ocupado, mas em pequenas quantidades de comida!

4- Invista na Proteína

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O consumo de proteína para quem treina só traz vantagens, isso todo mundo sabe. No entanto, além de ajuda na construção dos músculos, e oferecer ao seu organismo aquela sensação de saciedade, ela também é uma das responsáveis por acelerar o metabolismo.

A proteína de alta qualidade de alimentos como ovos, carne magra, aves, frutos do mar e produtos lácteos também aumenta os níveis de aminoácido leucina em seu corpo, o que é essencial para a hipertrofia e um aumento na queima de gorduras. 

5- Consuma cafeína

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Por último mas não menos importante: a cafeína. Não tem como ignorar que ela é uma das melhores aliadas na perda de peso, graças ao seu efeito termogênico, que acelera o metabolismo.

Um estudo de Harvard feito com mais de 19 mil homens descobriu que aqueles que receberam 200 mg de cafeína por dia foram menos propensos a ganhar peso ao longo de um período de 12 anos do que aqueles que não o fizeram. 

Para quem treina, ela ainda é um ótimo estimulante, pois transforma a gordura em energia. Por isso, invista no consumo de cafeína, ou de suplementos a base dela para dar um gás na sua queima de calorias. 

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