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Os 6 melhores cereais para quem quer emagrecer

Os cereais são alimentos ricos em nutrientes que fazem muito bem ao seu corpo, e sua saúde. Confira os 6 alimentos que te ajudam a perder peso!

Muitas vezes, numa alimentação, os cereais são deixados de lado, pois são alimentos que normalmente contém uma maior quantidade de carboidratos em relação aos outros nutrientes.

E, como os carboidratos são vistos como vilões das dietas de emagrecimento, esses alimentos são meio esquecidos.

Porém, se consumido sem exageros, respeitando suas necessidades energéticas, esses alimentos não vão te fazer engordar.

Além disso, eles são ricos em outros nutrientes importantes para a saúde, são uma ótima fonte de energia e que podem até ajudar no processo de emagrecimento.

A principal razão para alguns cereais ajudarem na perda de peso é a alta quantidade de fibras alimentares que eles possuem.

Esta revisão bibliográfica, por exemplo, evidenciou que as fibras dos cereais são capazes de prevenir a obesidade e o ganho de peso.¹

As fibras alimentares, além de auxiliarem no bom funcionamento do intestino, ajudando a desinchar, também auxiliam no aumento da sensação de saciedade, reduzindo a fome e a ingestão de calorias ao longo do dia.

Outra vantagem é que algumas fibras podem auxiliar na redução da absorção de gordura e prevenir o aparecimento de doenças cardiovasculares.

No geral, cereais podem ser um ótimo aliado para quem quer perder peso. 

Quer saber quais são os 7 principais cereais que não podem faltar na sua dieta? Então confere aí!

Os 6 melhores cereais para quem quer emagrecer

1- Arroz

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O arroz é visto como o vilão de muitas dietas, mas há algumas versões que além de serem mais saudáveis, fornecem boa quantidade de fibras e com isso pode auxiliar no processo de emagrecimento.

Esses tipos de arroz são os integrais: o arroz integral tradicional, vermelho, negro e o sete cereais.

O arroz branco realmente pode não ser uma opção para quem deseja emagrecer, pois apesar dele ser uma ótima fonte de energia rápida e garantir disposição durante os treinos, ele pode levar ao pico de insulina e um maior acúmulo de gordura corporal.

Além disso, contém uma quantidade bem menor de fibras e outros nutrientes, portanto seu efeito na saciedade é bem reduzido.

2- Milho

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Muito utilizado, seja como pipoca, broa, bolo, mingaus, canjica ou apenas cozido, o milho é uma ótima fonte de fibras alimentares, logo pode ajudar quem quer emagrecer, por auxiliar no aumento da sensação de saciedade.

O ideal é consumir esse alimento cozido, pois as outras preparações normalmente contém altas quantidades de açúcares. Só não exagere na manteiga!

Ele também pode ser uma ótima opção para substituir o arroz nas principais refeições.

3- Cevada

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Para quem pensa que a cevada só é encontrada na cerveja, está enganado. Esse cereal, também conhecido como cevadinha, pode ser um bom aliado da perda de peso.

Por ser rica em fibras alimentares, ela também ajuda a regular o funcionamento intestinal e promover a saciedade.

Além disso, é fonte de vitaminas do complexo B e antioxidantes, que previnem o envelhecimento precoce.

Pode ser consumido com sopas, em pães, para substituir o arroz em risotos, mas a forma mais comum é em saladas.

Quando adicionada na salada e consumida antes da refeição principal, ela já consegue promover na hora a sensação de saciedade e reduzir a fome durante aquela refeição.

4- Centeio

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Assim como a cevada, o centeio também é um cereal benéfico para a saúde do coração, pois contém fibras alimentares, que também auxiliam na redução da fome.

Também é fonte de vitaminas e minerais, como zinco, magnésio, selênio, fósforo. Além disso, além de favorecer a perda peso, ajuda na redução da pressão arterial e facilita a digestão.

Pode ser encontrado na forma de grão, farinha ou flocos e normalmente é encontrado em pães, biscoitos, tortas, bolos, etc. O centeio pode ser usado de diversas formas, o que facilita o seu consumo ao longo do dia.

5- Trigo

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O trigo, assim como o arroz, também é visto como vilão da dieta. Isso porque a forma mais comum de consumo do trigo é a farinha branco que é produzida a partir da moagem do miolo do grão com um mínimo de farelo da casca.

Por isso apresenta uma quantidade relativamente alta de calorias e carboidratos, e baixa quantidade de fibras e outros nutrientes.

Porém, atualmente há uma grande variedade de farinhas de trigo, como: integral,  farelo de trigo, a fibra, o gérmen, em grão inteiro e triguilho, entre outros.

E as versões integrais são ricas em fibras alimentares, colaborando para o controle de peso e outros nutrientes, com destaque a vitamina E, que é um potente antioxidante, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e algumas doenças.

É claro que o consumo deve ser moderado e atender as suas necessidades nutricionais

6- Aveia

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A aveia já é conhecida como um alimento saudável e aliado de quem quer emagrecer. Isso porque este cereal contém boa quantidade de fibras alimentares, que auxilia no aumento da sensação de saciedade, reduzindo o apetite, além de prevenir doenças cardiovasculares e melhorar o funcionamento do intestino.

Mas, ela também é rica em outros nutrientes como: magnésio, zinco, ferro, etc.

A aveia é uma ótima opção para o café da manhã e lanches intermediários, combinando-a com frutas ou vitaminas.

Quando associada a frutas, ela auxilia na redução do índice glicêmico da própria, evitando picos de insulina e o acúmulo de gordura corporal.

¹ MELLO, V. D. de; LAAKSONEN, D. E. Fibras na dieta: tendências atuais e benefícios à saúde na síndrome metabólica e no diabetes melito tipo 2. Arq. Bras. Endocrinol. Metab., v. 53, n. 5, Jul. 2009. (LINK)

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