Ombros: 5 erros comuns que podem comprometer o seu treino

Treinar os ombros é tão importante quanto treinar outros músculos. Reserve uma parte de seu treino diário para eles e logo verá resultados.

Ter os ombros largos é fundamental para um corpo harmônico e simétrico. Se bem definidos, os ombros deixam bíceps, tríceps e peitorais em maior evidência, realçando ainda mais o seu shape insano. Mas nem todo mundo faz o treino de ombros da forma como deveria.

É só assistir meia dúzia de marombas fazendo esse tipo de trabalho para notar uma série de erros que podem colocar todo o esforço a perder. Por isso, preparamos uma lista com 5 erros comuns, capazes de jogar sua dedicação a esse grupo muscular no lixo.

Preste atenção e veja se você faz algumas dessas coisas, para corrigir o mais rápido possível!

Ombros: 5 erros comuns que podem comprometer seus resultados

Deixar de treinar os músculos do manguito rotador

exercicios peitoral - crucifixo cabo 2

Os músculos do manguito rotador, que auxiliam na estabilização da articulação do ombro, são negligenciados pela maioria dos marombas.

Só que se você não treinar esses músculos, vai acabar criando um desequilíbrio na região e possivelmente desenvolver fortes dores localizadas no longo prazo.

Além disso, os manguitos rotadores são responsáveis por dar aos ombros o poder de deixar seu tronco em formato V – com os ombros mais largos do que o abdômen.

Para evitar esse erro, peça para seu professor adicionar ao seu treino alguns exercícios específicos para o manguito rotador. Os exercícios feitos com cabo são uma ótima opção.

Treinar ombros e peito em dias separados

exercicios peitoral - Supino Reversa

Este é outro erro bastante comum nas academias: treino de ombro e peito em dias separados.

Isso é errado, pois os ombros são um dos principais músculos estabilizadores para o treino de peito. Ou seja, os ombros são muito exigidos em ativados no treino de peitorais.

Treiná-los em dias diferentes vai fazer com que você force muito os ombros, podendo sofrer lesões e até o temido overtraining.

Uma boa maneira de dividir o treino de forma inteligente, evitando este tipo de “atrito” entre grupos musculares, é o treino A-B-C, que a gente já explicou neste outro post.

Repetir sempre os mesmos exercícios

atitudes treino 4

 

Quase todo mundo dá preferência aos exercícios de pesos livres na hora do treino de ombros. Não há problema nisso, exceto pela limitação na variedade de exercícios.

Fazer sempre os mesmos exercícios é um problema, porque o corpo se adapta aos estímulos e, com o passar do tempo, a tendência é que os resultados diminuam.

Por isso, é importante variar o “cardápio” de exercícios, mudar o treino de tempos em tempos – ou, pelo menos, mudar detalhes que podem transformar os exercícios que você faz. Mudanças na pegada são uma opção.

Mas o ideal mesmo é ampliar o leque de opções de exercícios. Existem maneiras alternativas e mais variadas para treinar os ombros, como o desenvolvimento com pegada supinada, elevações com cabos, exercícios unilaterais com variações, entre outros.

VEJA MAIS: 3 exercícios para melhorar a estabilização de ombros no levantamento de peso
LEIA MAIS: Os 5 maiores erros cometidos no treino de ombros

Fazer os exercícios com pressa

ombros-elevacao-halteres

 

Pode até ser clichê, mas é real: a pressa é inimiga da perfeição. E você quer o corpo perfeito, não quer?

Os ombros merecem a mesma dedicação de qualquer outro grupo muscular. Primeiro porque só assim eles vão crescer decentemente, depois, porque, como já falamos, o impacto no visual é imenso.

Fazer o treino com pressa compromete a técnica, a boa execução e a amplitude dos movimentos – e tudo isso vai tornar o seu treino praticamente inútil.

Achar que sabe tudo

tronco-v-overhead-press

Esse erro não é cometido apenas no exercício de ombro, mas, nesse caso, há o agravante de o treino ser negligenciado por muitos atletas.

Você pode até ser maromba e entender muito de musculação e academia, mas o personal trainer estudou anos para isso e saberá lhe passar o exercício corretamente.

Siga sempre as instruções sem interferir e achar que sabe mais que ele, pois o maior prejudicado será você mesmo!

Agora, corra para academia e comece a treinar seu ombro corretamente hoje mesmo, afinal fazer treino errado é coisa para frango, não para você!

Comentários

 

2 comments on “Ombros: 5 erros comuns que podem comprometer o seu treino

  • Jonatas Lacerda says:

    Ótimo artigo. Mas precisa corrigir o ítem 2 no segundo parágrafo, pois ali contradiz o tema: Ombro antes do Peito…abraços

Comments are closed.