oclusão vascular

Oclusão vascular: restringir o fluxo sanguíneo pode te ajudar a crescer!

Um método de treino que usa a oclusão – redução intencional do fluxo sanguíneo em determinado músculo – pode ter efeitos benéficos para a hipertrofia!

Pode parecer loucura, mas uma técnica que restringe o fluxo de sangue nas pernas e nos braços tem conquistado adeptos no mundo da hipertrofia. E funciona!

O método se tornou conhecido recentemente, mas é bastante antigo: foi desenvolvido há quase meio século, no Japão, quando o Dr. Yoshiaki Sato (foto) começou a realizar testes nele mesmo.

Dr-SatoAos 25 anos de idade, Sato sofreu um acidente e ficou com a perna imobilizada. Realizou então exercícios leves com elásticos presos à perna lesionada causando a oclusão vascular – termo que define o ato de restringir a circulação sanguínea intencionalmente.

A perna imobilizada não tinha sofrido nenhuma atrofia muscular com a realização dessa técnica. A partir desse momento Sato viu que sua técnica realmente funcionava e desenvolveu anos de estudo para aprimorar seus métodos.

O teste de Sato, futuramente, se tornaria o mundialmente aclamado Kaatsu Training, desenvolvido por ele na Universidade de Tóquio e que hoje é totalmente patenteado.

Atualmente existem diversos estudos que comprovam a eficiência do método, como um da universidade de Oklahoma e outro do próprio Sato em parceria com outros especialistas no assunto.

Por isso, se você quer desenvolver os seus músculos, usar a técnica pode ser uma boa opção.

Não é a única, claro, já que a hipertrofia é um objetivo com diferentes caminhos, mas pode ser uma boa – com apoio e suporte de um especialista, claro.

Saiba mais sobre o treino com oclusão vascular, e veja o que isso pode fazer por você!

Oclusão vascular: restringir o fluxo sanguíneo pode te ajudar a crescer!

 

Crescendo com pouca carga

Esse treino funciona com uma restrição parcial do fluxo sanguíneo.

Mediante tal restrição das veias, porém sem restrição arterial, ocorre o aumento do estresse metabólico ocasionado pela hipóxia tecidual (ausência de nutrientes e oxigênio) e, consequente, o acúmulo de metabólitos na musculatura.

Ao restringir as veias, o sangue entra no músculo pelas artérias, mas não consegue sair, pois as veias estão obstruídas. Assim, o lactato produzido pelo músculo não flui, gerando um estresse incrível para a musculatura e aumentando o edema celular – ou seja, músculos maiores.

Quando você realiza a oclusão, sua capacidade de produzir força é radicalmente diminuída. Por isso, é importante executar a técnica com baixas cargas – cerca de 30 a 50% menos do que numa série de 10 RM.

Esse tipo de treinamento funciona para membros inferiores e superiores, mas não para o tronco.

A restrição do fluxo sanguíneo com treino de baixa intensidade é muito eficiente como complemento do seu treino como uma técnica avançada.

Elástico e pressão correta

Para executar o treino de oclusão vascular, utilize um wrap elástico para joelho como este ou este outro aqui.

Faça um garrote na parte superior do seu músculo alvo – na porção superior do bíceps em caso de membros superiores; na região alta da coxa, próximo ao glúteo, para inferiores.

Exerça um nível de tensão 7/10, ou seja, numa escala de 0 a 10 pressione nota 7. Se sentir dormência ou formigamento, significa que a pressão está muito forte…. afrouxe!

É importante ressaltar que exercer maior oclusão não trará mais benefícios hipertróficos. A pressão excessiva pode ocluir totalmente veias e artérias e se tornar perigoso para sua saúde cardiovascular.

Na prática

oclusão vascular

Ao realizar a oclusão vascular no membro a ser trabalhado, teste sem peso, para sentir como fica.

Se estiver frouxo ou apertado, faça os ajustes necessários. Em seguida pegue um peso relativamente leve, cerca de 50% do que levantaria numa série de 12 reps de hipertrofia e realize de 15 a 30 repetições por série focando em bombar o máximo o músculo em ação.

Descanse 30 segundos entre as séries. Esse descanso curto fará com que o sangue continue chegando aos músculos, aumentando substancialmente o acumulo de lactato no músculo e por fim fazendo crescer enormemente seu pump muscular.

Mistura de treinos

O ideal é intercalar exercícios de hipertrofia tradicional com exercícios em oclusão vascular.

Pesquisadores da Universidade do Texas constataram que misturar o treino em oclusão com o treino convencional oferece os melhores resultados.

Como os exercícios em oclusão funcionam bem para membros inferiores e superiores, mas não para o tronco, não adianta prender o braço e treinar supino.

E, como o treino de pernas é mais dolorido e intenso, o ideal é começar treinando bíceps e tríceps um ou dois dias da sua semana – no restante, faça seu treino convencional.

Depois, quando já estiver mais adaptado a esse diferente estímulo, parta para os membros inferiores.

Exemplo de treino focado para tríceps ou bíceps com oclusão vascular

Treino para tríceps em oclusão

  • Tríceps Testa – 4 X 30, 15, 15, 15 reps
  • Tríceps Corda – 4 X 30, 15, 15, 15 reps

Descanso – 1’ a 2’ descanso entre as séries

Treino para bíceps em oclusão

  • Rosca Bíceps no cabo pegada em V – 5 X 20, 15, 15, 15 reps
  • Rosca com halteres – 5 X 15, 12, 12, 12 reps

Descanso – 1’ a 2’ descanso entre as séries

E aí, pronto para testar o método e ver se, junto com seu treino convencional, os resultados vêm melhores e mais rápidos?

Só não esqueça de conversar com um personal trainer ou professor para fazer tudo de maneira adequada e não colocar a sua saúde em risco!

Comentários