batata doce

O poder da batata doce na dieta de quem treina

A batata doce é um dos principais aliados de quem quer músculos grandes e definidos. Veja como aproveitar este alimento para chegar aos seus objetivos!

Muitos são os aliados na batalha por um corpo perfeito. E um dos heróis dessa trincheira é a batata doce.

A batata doce tem baixo índice glicêmico e absorção lenta. Isso significa que é um alimento ideal para quando estamos em um ritmo acelerado de exercícios.

Justamente por ter esse período de absorção mais lento, a batata doce evita picos de liberação de insulina. Por consequência, é evitado o acúmulo de gordura corporal.

A conta é simples. Mais energia, menos gordura, mais força para períodos extremos de atividade física. Parece ótimo, certo? Além disso, a batata-doce é conhecida por sua ação antioxidante, que ajuda a retardar o envelhecimento.

O alimento ainda é carregado de betacaroteno, um composto químico que age no sistema imunológico, protegendo a saúde de enfermidades e melhora a pele.

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Quando e como consumir batata doce?

A hora correta de consumir a batata-doce varia de treino a treino, e de qual o objetivo que o atleta deseja alcançar.

Cada individuo tem uma determinada forma com que o organismo se adapta a cada tipo de alimento, e por isso, é sempre aconselhado consultar um nutricionista.

De toda forma, por ser rica em carboidratos, é bom que a batata-doce seja consumida antes do início da atividade física.

Mais uma vez, o tempo tende a variar de pessoa para pessoa, mas em torno de 60 a 90 minutos antes de começar a malhar, é um tempo razoável para que o corpo absorva a batata-doce.

Se a ideia for a perda de peso, uma ótima sugestão é se alimentar com a batata-doce em um período pós-treino.

Em uma dieta de 2.000 calorias diárias, o consumo de cem gramas de batata-doce (que equivalem a duas pequenas unidades) é indicado. Mas sempre lembrando que é essencial variar as fontes provedoras de carboidratos.

Quais os benefícios?

Além dessa série de atrativos, a batata-doce ainda guarda mais surpresas. Para extrair o máximo possível de nutrientes, é recomendado que a batata-doce seja cozida sem retirar a casca.

Quando descascada, o tubérculo perde alguns desses micronutrientes que vão embora quando fervidos.

Curiosidades

  • Apesar de ser chamada de batata “DOCE”, o alimento é um importante aliado na luta contra a diabetes! Ela pode auxiliar na redução dos níveis de açúcar no sangue e possui muita vitamina B6 em sua composição, responsável pela produção de anticorpos.
  • A batata doce é uma fonte fantástica de vitaminas A e C, com isso ajudando a prevenir contra diversos tipos de câncer no organismo.
  • As batatas-doces são uma fonte de fibras que agem de maneira dietética. Com isso, há a promoção de uma melhora no sistema de digestão do corpo, auxiliando na eliminação de substâncias desnecessárias para o organismo.

Utilize a batata-doce como aliada para atingir aquele corpo desejado, sempre se lembrando de malhar muito e consultar um nutricionista.

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