musculação força exercício

Estudo descobre a atividade física que pode fazer você viver mais

Um estudo recente realizado nos Estados Unidos comprovou que exercícios de força diminuem os riscos de morte prematura e de diversas doenças.

Tem gente que treina para ficar mais bonito. Outros, para ter uma vida saudável. Também tem quem treina pra se divertir, pra ficar mais forte, pra desestressar…. a lista de motivos que levam as pessoas à academia é imensa. E acaba de ficar ainda maior: agora, você pode puxar ferro para viver mais.

Sim, viver mais. Um estudo publicado na mais recente edição da revista Preventive Medicine encontrou relação entre treinos de força e longevidade.

Enquanto diversos estudos já mostraram que esse exercícios cardiorrespiratórios (corrida, natação, bike, etc.) diminuem o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, Alzheimer e alguns tipos de câncer, pouco se pesquisou sobre musculação e exercícios de força de um modo geral.

Mas isso começou a mudar com o trabalho dos pesquisadores da Penn State College of Medicine, dos EUA, que encontrou a relação entre esse tipo de atividade física e a longevidade.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados da Pesquisa e Entrevista Nacional de Saúde (“National Health Interview Survey”) realizada nos EUA entre 1997 e 2001, e combinaram as informações com as certidões de óbito de 30.000 pessoas com 65 anos ou mais, que faleceram até 2011.

LEIA MAIS: O que são Dores Musculares Tardias (DOMs) e porque evitá-las em excesso
LEIA MAIS: Como calcular sua necessidade de macro e micronutrientes
LEIA MAIS: Treino de tríceps – 11 dicas para otimizá-lo

Na pesquisa sobre saúde, os pesquisadores descobriram que apenas 5% dos entrevistados afirmaram praticar exercícios de força pelo menos duas vezes por semana e que essas pessoas apresentam risco 46% menor de morrer prematuramente por qualquer motivo.

Eles também descobriram que as pessoas que fazem musculação têm 41% menos risco de morrer por problemas do coração 19% menos risco de morrer por causa de algum câncer.

Os resultados se mantiveram mesmo depois do cálculo ser ajustado para fatores relacionados ao estilo de vida, como o uso de bebidas alcoólicas ou o tabagismo.

Então, fica a dica: continue pegando pesado na academia. Além de ficar com o corpo muito mais bonito, de se divertir, e tantas coisas boas mais, você provavelmente vai viver por muito mais tempo!

Estudo comprova: musculação pode fazer você viver mais

Comentários