5 verdades surpreendentes sobre musculação - cansaço energia

7 motivos que levam à total falta de energia e disposição no dia a dia

Se você se sente cansado, sem energia e sem disposição pra rotina de treino-trabalho-vida social, você provavelmente comete algum desses erros.

Você acordava antes do primeiro raio de sol, treinava pesado, chegava voando no trabalho e, quando saía, ainda tinha pique para encarar um happy-hour ou um jantar fora de casa, e se bobear ainda assistir um filminho antes de dormir.

Sua energia e sua disposição pareciam não ter fim. Mas o sonho ruiu.

Hoje você sofre para acordar cedo, usa a função “soneca” do despertador em doses cavalares, não pega tão pesado no treino e sai de academia se arrastando até o trabalho, onde sofre até chegar em casa morto e pronto pra dormir.

Sinal do tempo passando, da idade avançando? Nada disso. Tem gente com mais de 80 anos com muito mais pique do que isso.

A resposta pode estar nos hábitos, na sua rotina. E aqui mostraremos algumas coisas que podem estar sabotando sua energia e fazendo com que sua disposição seja só uma lembrança de um passado (não tão) distante.

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7 motivos que levam à total falta de energia e disposição no dia a dia

1- Estresse excessivo

Segundo o médico Steven Lamm, diretor do NYU Langone’s Men’s Health Center, nos EUA, o estresse excessivo é um dos principais culpados da fadiga constante – tanto física quanto mental.

Colocar-se constantemente em situações sob pressão, viver preocupado e atarefado, orpimir sentimentos e colocar muito peso em decisões e problemas do dia a dia são atitudes capazes de arruinar sua disposição.

É claro que, especialmente nas grandes cidades, é difícil não passar por situações estressantes, mas é preciso aprender a contornar o problema.

Momentos de relaxamento são essenciais, e isso não significa meditar ou fazer yoga. Essa até é uma boa opção, mas se você não curte, uns dias na praia ou num lugar tranquilo podem ser uma boa. Se não pode viajar, faça um passeio na sua cidade.

Outra atitude que colabora para diminuir a carga de estresse é ter alguém para desabafar. Pode ser um amigo, namorado(a) ou um psicólogo. Não importa quem, o importante é não ficar carregando esse peso dentro de você.

2- Overdose de cafeína

Sim, a cafeína é um poderoso estimulante e pode dar um up na sua energia. Mas isso só funciona seguindo algumas regras, e exagerar na dose pode causar o efeito contrário.

Segundo especialistas, consumir diariamente quantidades acima de 300 ou 400 miligramas pode, no longo prazo, afetar negativamente o sono, dificultando o momento de dormir e o sono pesado. Resultado: você já acorda cansado.

Se você tomar muitos cafezinhos por dia, vai precisar dar uma segurada na onda. Porque isso pode te fazer bem agora, mas em alguns meses vai complicar ainda mais sua vida.

Pode levar alguns dias até você se acostumar com a menor ingestão de cafeína por dia – sim, ela vicia, como também o açúcar e outras substâncias comuns no seu dia a dia também viciam – mas quando isso acontecer, você se sentirá melhor.

É fato que se manter dentro do limite diário de consumo de cafeína vai garantir um sono melhor e isso é essencial para que você tenha energia o suficiente para aguentar um dia atarefado cheio de pique e disposição.

3- Bebedeira frequente

 

A gente até já falou neste outro post sobre o fato de que tomar umas e outras ocasionalmente não vai arruinar seus ganhos na academia. Mas exagerar na dose é capaz de fazer isso, e também de sugar todas as suas energias.

Segundo o Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos EUA, duas taças de vinho ou dois copos de cerveja por dia é o limite para que o consumo de álcool seja considerado moderado.

Se você bebe acima disso com frequência, está dando um belo tchauzinho para sua energia e sua disposição.

O consumo de álcool pode até te ajudar a pegar no sono em um primeiro momento, mas ele também bagunça os ciclos do sono, alterando o tempo que você fica em sono profundo ou nos outros estágios do sono.

Além de prejudicar seu descanso, essa bagunça no ciclo do sono afeta a produção hormonal, e você deve imaginar que isso impacta nos seus ganhos, certo?

Para completar, o consumo excessivo de álcool pode causar desidratação, o que também contribui fortemente para a sensação de cansaço constante.

4- Pouco tempo de recuperação

hipertrofia miofibrilar - descanso

Você já deve (ou deveria) estar careca de saber da importância do processo de recuperação muscular para os seus ganhos. Mas isso também é importante para repor suas energias.

Dar um dia de folga para os músculos trabalhados (seja ficando sem treinar, ou intercalando grupos musculares diferentes a cada sessão) é importante para o processo de repação do tecido muscular como para promover ganhos de força e resistência.

Só que, conforme os anos passam, o processo de recuperação se torna mais lento. Após os 35 anos, os músculos precisam de ainda mais tempo para se recuperar de um esforço muito intenso.

Então, cada vez mais é preciso controlar o descanso entre cada sessão, aumentando o intervalo até que você trabalhe o mesmo grupo muscular novamente.

Se não fizer isso, o músculo não se recupera e o cansaço físico frequente é inevitável.

5- Pouco carboidrato

Quando você treina, a principal fonte de energia para o seu corpo são as reservas de glicogênio, que são criadas a partir do armazenamento da glicose que você consome na alimentação.

É preciso manter as reservas de glicogênio cheias, ou você sofrerá com falta de energia durante o treino.

A melhor forma de fazer isso? Comendo carboidratos. Não importa se carboidratos simples ou complexos – a diferença entre eles é basicamente a velocidade com que serão armazenados.

O carboidrato complexo é uma opção melhor, porque demora mais para ser digerido e, assim, fornece energia por um período mais longo. Além disso, ele também evita o pico de glicose e insulina provocado pelo carb simples.

De qualquer forma, muito pior do que os carboidratos simples é ficar sem carboidratos. Porque isso acaba com sua energia.

É por isso que dietas restritivas só podem ser feitas com acompanhamento de um nutricionista. Fazê-lo por conta própria é uma das causas do cansaço frequente e da falta de disposição.

6- Falta de nutrientes

Gordura, Vitamina D, Ferro e várias outras vitaminas e minerais podem impactar na sua energia física e mental. Por isso, uma alimentação altamente nutritiva é fundamental para qualquer atleta.

No caso do ferro, por exemplo, ele é essencial no transporte de oxigênio pelo corpo, então, sem ele, o cansaço é uma consequência óbvia.

O ferro depende da vitamina C para ser absorvido… e é assim com vários outros nutrientes: uma coisa puxa a outra, e a falta de apenas um deles pode por tudo a perder.

A gordura, por sua vez, também tem papel importante na produção energética – que a gente já falou bastante a respeito neste outro post.

O fato é que a deficiência de qualquer nutriente pode provocar problemas, e muitas vezes esses problemas estão relacionados com o cansaço excessivo, a preguiça e a falta de disposição.

7- Disfunções hormonais

As questões relacionadas acima são muito mais comuns, mas é possível que você esteja permanentemente com a sensação de cansaço por causa de disfunções hormonais.

Hipotireoidismo é uma doença que pode ter essa consequência, por exemplo. Deficiência de testosterona também.

Nesse caso, não tem mandinga, milagre ou solução caseira. É um problema de saúde, que precisa ser acompanhado por um médico endocrinologista e tratado com medicamentos.

De novo: não é muito comum, mas, se você já faz tudo certo com relação ao que citamos acima, e mesmo assim ainda se sente cansado permanentemente, consulte um médico.

Além de tudo isso, uma questão é fundamental para você ter energia e disposição todos os dias: boas noites de sono. É tão óbvio, que nem fizemos um item específico, mas é fundamental.

Isso significa dormir bastante e em um lugar escuro, silencioso e com temperatura amena.

Com tudo isso, não para você não voltar a ser a máquina de disposição de tempos passados. É só querer. Você está preparado? Sem preguiça!

 

 

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