metabolismo, homem, academia

Água com limão emagrece? Veja mitos e verdades sobre o metabolismo!

Desvendamos o que de fato é mito ou verdade sobre o metabolismo, o que de fato pode acelerá-lo e o que não pode. Fique ligado nas dicas que temos para você!

O metabolismo é um conjunto de transformações e reações do organismo para diversos processos essenciais à sobrevivência. Mas você já deve ter ouvido muita gente dizer que não emagrece porque ele é lento. Será que isso faz mesmo sentido?

Quando se fala que o metabolismo é lento, na verdade estão falando da taxa metabólica basal, que corresponde a quantidade de calorias gasta para manter as funções vitais do organismo – ou seja, quanto seu corpo consome de energia quando está em repouso.

Esse energia é usada para funções como a respiração, os batimentos cardíacos, a manutenção da temperatura corporal, etc. Obviamente, o consumo energético para essas funções varia de pessoa para pessoa. 

Por exemplo, com o avançar da idade é natural que ocorra uma redução, ou seja, a pessoa começa a gastar menos calorias para as funções vitais do organismo. Com isso, a pessoa pode apresentar uma maior dificuldade em perder peso, visto que apresenta uma taxa metabólica basal mais baixa.

Isso pode ser corrigido com a prática de atividades físicas, pois a quantidade de calorias que você gasta ao longo de um dia, conhecida como valor energético total, é basicamente a soma do metabolismo basal e da energia gasta na atividade.

Porém, manter o metabolismo acelerado, ou seja, gastar mais calorias para as funções vitais do organismo, facilita e potencializa a perda de peso.

Apesar da maioria dos fatores que afetam o metabolismo não serem modificáveis, como a idade, o gênero, etc., muitas ações podem ajudar a acelerá-lo.

Com isso, muitas hipóteses de como acelerar o metabolismo surgiram. Muitas delas fazem total sentido e realmente ajudam, mas há outras hipóteses que não funcionam.

Veja quais ações e mudanças você pode e deve fazer para acelerá-lo.

Saca só.

Água com limão emagrece? Veja mitos e verdades sobre o metabolismo!

1 – Alimentos termogênicos aceleram o metabolismo

alimentos termogenicos - pimenta

Verdade.

Os alimentos termogênicos recebem esse nome, pois eles induzem o metabolismo do seu corpo a trabalhar em um ritmo mais acelerado.

Esses alimentos tornam o processo da digestão mais lento ou atuam no Sistema Nervoso Central ou estimulam a lipólise, aumentando a queima de calorias.

Além disso, modificações na dieta também podem aumentar a termogênese induzida por alimentos, que corresponde 5% a 15% do gasto diário.

É claro que para sentir o efeito dos alimentos termogênicos, você deve ser uma alimentação equilibrada e consumi-los nos horários e na quantidade correta.

2 – Exercícios físicos aceleram o metabolismo

Verdade.

Os exercícios físicos aceleram o metabolismo, sim.

De forma aguda os exercícios aumentam a temperatura corporal esse processo é conhecido como termogênese da atividade física.

Quanto mais intenso o exercício maior a termogênese, ou seja, mais ativo fica o metabolismo! 

Do ponto de vista do efeito crônico da atividade física, quanto mais treinada a pessoa, mais acelerado o seu metabolismo, isso porque ele é controlado pelo sistema nervoso e endócrino.

Principalmente o sistema endócrino sofre alterações na liberação de hormônios como a leptina, glucagon, insulina, gh e catecolaminas após pratica regular e sistemática de exercícios físicos. 

3 – Ganho de massa muscular acelera o metabolismo

massa magra

Verdade.

O percentual de gordura e massa muscular interferem diretamente no metabolismo. Isso porque o músculo queima mais calorias que a gordura, mesmo em repouso.

Ou seja, uma pessoa que tem um percentual maior de gordura tende a ter a metabolização mais lenta, dificultando ainda mais a perda de peso.

O ganho de massa muscular, por sua vez, ajuda a queimar ainda mais gordura, mesmo em repouso, pelo aumento da termogênese.

4 – O metabolismo só é influenciado pela alimentação

Mito.

Cada pessoa possui uma metabolização diferente, que é influenciada pelo gênero, idade, hábitos alimentares, prática de atividade física, etc.

Por exemplo, a partir dos 25 anos, o metabolismo basal começa a ficar mais lento. Com isso, pode ocorrer uma diminuição da musculatura e um maior acúmulo de tecido adiposo pode acontecer, mesmo sem qualquer mudança na dieta.

Por isso, é importante sempre exercitar-se e seguir uma alimentação equilibrada.

5 – Tomar água com limão emagrece

suco limão

Mito.

Muitas pessoas acreditam fielmente que devem tomar, em jejum, um copo de água com limão para acelerar o metabolismo.

A água com limão é interessante, pois ajuda a reduzir algumas toxinas no organismo, bem como equilibrar o pH sanguíneo, deixando o organismo mais saudável.

Porém, não há comprovações científicas de que a água com limão realmente acelera o metabolismo ou que provoca redução de peso e de gordura corporal.

 

 

LEIA MAIS: 5 maneiras fáceis de dar um “gás” no seu metabolismo
LEIA MAIS: Um treino de 15 minutos para dar um ‘boost’ no seu metabolismo

Comentários