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5 mitos da musculação que você precisa parar de acreditar o quanto antes

As academias estão cheias de gente que gosta de falar com propriedade sobre um monte de assuntos. Mas a verdade é que muitas coisas que eles falam são mitos. Confira!

Numa academia, quase todo mundo se acha especialista no assunto. E, assim, boatos e mitos ganham o mundo.

Obviamente, a grande maioria dessas lendas de academia, criadas por falsos especialistas, não passam de conversa mole, porque não há embasamento e a maioria é fundamentada em experiências pessoais e instinto. 

Só que isso não funciona, e ainda pode fazer mal, porque muita gente acaba levando a sério e prejudicando seu treino e seus resultados – e isso quando não termina em lesão ou acidente.

Por isso, separamos alguns mitos de academia que até podem funcionar para uma ou outra pessoa, mas que não são verdades absolutas e você deveria parar de acreditar e seguir o mais rapidamente possível.

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5 mitos da musculação que você precisa parar de acreditar o quanto antes

1 – “Quanto mais você treina, mais você cresce”

Homem, leg press, treino

Esse é um dos mitos e erros mais cometidos pelas pessoas que gostam de musculação. Acham que pra crescer tem que treinar todo o dia. E não é assim.

Quando você treina de maneira correta, com a intensidade adequada e o peso também, você tem que dar um descanso para seu músculo.

Porque do contrário o que acontecerá se você sobrecarregá-lo será o famoso overtraining.

Até bodybuilders consagrados descansam e você não vai descansar? Não pode ser teimoso.

O ideal de um treino é fazer os exercícios até a falha, não importa o grupo muscular. Agora pense…

Você treinou desta maneira e no dia seguinte está lá na academia exigindo mais de seu corpo.

Você precisa descansar o corpo, pois se não ao invés de obter resultados, você irá perder o que havia ganhando.

2 – “Se você parar de treinar seu músculo virará gordura”

gordura, homem

Não, não tem como um músculo virar gordura, pois são coisas distintas. Os músculos é feito de células vivas, que passam por diversos processos metabólicos.

As células da gordura apenas armazenam lipídeos. Não tem como uma coisa virar outra.

O que acontece com o músculo quando você deixa de treinar é que ele atrofia, acaba encolhendo.

Imagine só se todos os bodybuilders deixassem de treinar. Com aquele tanto de músculo.

Eles iam ficar obesos!

3 – “Treino instintivo é o melhor para se obter bons resultados”

Joe Weider

Bom, não é bem assim. Este princípio foi criado por Joe Weider, criador do Mr. Olympia.

O Treino Instintivo é baseado em como a pessoa se sente durante a sessão de treino. Ou seja, a intensidade do treinamento vai de acordo com seu “feeling”.

Se você se sente bem, vai pra cima, do contrário, dê uma segurada.

Mas muitos bodybuilders consagrados não seguiram isso, partindo para um princípio mais científico, onde o treino deveria seguir uma periodização.

Ou seja, o cara vai pegando pesado conforme o seu organismo vai respondendo aos estímulos de cada treino. Isso se chama evolução, não dá pra ir pelo “feeling”.

4 – O treino feminino deve ser diferente do masculino

homem, mulher, treino

Não há motivo algum para o treino de uma mulher ser diferente de um homem a não ser o objetivo.

Por exemplo, uma mulher pode querer treinar os glúteos para aumentá-los, enquanto um homem quer um treino insano de costas para ficar monstrão.

Se uma mulher quer pegar pesado num treino de hipertrofia ela pode. Claro que, às vezes na questão do peso a quantidade pode ser diferente.

Mas olha que tem muita mulher que pega pesado no Leg Press mais que muito marmanjo por aí, viu…

A verdade é que não pode haver distinção por sexos. O que tem que ser feito é o que cada um quer para o seu corpo, seja homem ou mulher.

5 – “Treinos de Bodybuilders valem para todo mundo”

Tente fazer o Heavy Duty com apenas 3 meses de academia. Você não irá aguentar e, provavelmente, irá lesionar-se.

Não é assim que as coisas funcionam. Você não pode chegar na academia e fazer o treino de algum fisiculturista ou daquele seu amigo gigante que treina há um tempão.

Você tem que seguir o seu ritmo, a sua adaptação e evolução. Sem querer passar por cima das fases.

Você pode sim ter os bodybuilders como inspiração, mas não ainda fazer o treino deles. Para isso, você precisará elevar seus níveis de treino ao deles para assim fazer seus treinos.

Se seu objetivo na academia é apenas por estética e não competição, muita calma, vá na boa e sem querer apressar as coisas.

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