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Os 5 melhores temperos para acelerar o seu metabolismo

Os temperos não vão fazer milagre, mas podem ajudar a aumentar o gasto energético por sua ação termogênica. Veja os melhores para este fim!

Se você quer acelerar seu metabolismo para aumentar o gasto energético e a queima de gordura, suplementos termogênicos como Kimera são sem dúvida a melhor opção. Mas a sua alimentação pode ajudar. Para ser mais preciso, uma parte específica da sua alimentação: os temperos.

Os temperos, além de deixar a comida muito mais saborosa, podem acrescentar benefícios importantes na sua dieta, e a ação termogênica é uma delas.

É claro que adicionar uma pitada de pimenta-do-reino ou um pedacinho de gengibre na comida não vai fazer você queimar gordura loucamente – é por isso que os suplementos são mais efetivos. Só que fazer isso pode ajudar, sim. De pitada em pitada, seu gasto energético pode aumentar consideravelmente.

Por isso, separamos uma lista com alguns temperos que oferecem essa função termogênica e, junto com uma dieta equilibrada e suplementação adequada, podem fazer a diferença para você que quer queimar gordura e ficar com um shape rasgadão. Se liga:

Os 5 melhores temperos para acelerar o seu metabolismo

1- Pimentas

pimentas

 

As pimentas são conhecidas por seus diversos benefícios, como atividade anti-inflamatória, melhora da digestão, por auxiliar na redução do risco de câncer e dos níveis de colesterol, além de seu efeito termogênico, que acelera o metabolismo e aumenta o gasto energético – e que, consequentemente, auxilia na redução de peso.

O que poucos sabem, porém, é que apenas as pimentas do gênero Capsicum proporcionam esses benefícios.

As pimentas deste gênero mais conhecidas no Brasil são a pimenta de cheiro, cumari-do-Pará, pimenta malagueta, dedo-de-moça, pimenta biquinho e cambuci, entre alguns outros.

A quantidade de capsaicinoides, substância responsável por estes benefícios e efeitos, varia de acordo com a ardência de cada pimenta. Quanto mais picante, maior a quantidade de capsaicinoides e, portanto, mais princípio ativo e efeito.

O consumo de pimenta deve ser feito com moderação, pois podem agredir e irritar o estômago, causando desconfortos gástricos, principalmente para quem já tem alguma sensibilidade.

2- Gengibre

gengibre

O gengibre é um alimento muito poderoso e que oferece vários benefícios à saúde. Tem ação anti-inflamatória, evita alguns tipos de câncer, melhora a digestão e diminui problemas gastrointestinais, entre outros.

Para quem treina, ele ainda traz mais benefícios, pois melhora o funcionamento do sistema imunológico – essencial para manter a resistência e uma boa recuperação -, evita e diminui dores musculares, evitando a fadiga e melhorando o desempenho físico, e acelera o metabolismo, o que facilita a redução de peso e gordura corporal.

O gengibre tem um gosto bem característico e é daqueles alimentos que ou as pessoas amam, ou odeiam. Se você ama, ótimo! Coloque em saladas, sucos, sopas e onde quiser, pois o gengibre vai bem com quase tudo. Se você não gosta, tenta acrescentar pequenas quantidades em algumas bebidas, depois em sopas e outros pratos.

Uma dica simples é consumir um copo de água com limão e gengibre, que pode ajudar na eliminação de toxinas, neutralização do pH sanguínea e na aceleração do metabolismo.

3- Cúrcuma (açafrão-da-terra)

cúrcuma

Também conhecida como açafrão-da-terra (que é diferente do açafrão), a cúrcuma, que é da família do gengibre, também se destaca pelos diversos benefícios que proporciona ao organismo.

Com poderosa ação antioxidante, neutraliza a ação dos radicais livres, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce, na melhora do desempenho físico, além de possuir ação anti-inflamatória, ser rico em diversas vitaminas e minerais que diminuem fadiga e cansaço muscular.

Um estudo publicado em 2009, mostrou a ação da cúrcuma na inibição da lipogênese, ou seja, redução de gordura corporal, bem como previne o acúmulo e formação de tecido adiposo, prevenindo a obesidade. 

4- Canela

canela

A canela que normalmente é usada em receitas doces e bolos também é capaz de proporcionar diversos benefícios à saúde. Ela previne e ajuda no tratamento de diabetes, pois auxilia no controle dos níveis de açúcar no sangue, apresenta efeito anti-inflamatório e também ação antioxidante, prevenindo o aparecimento de diversas doenças.

Esta especiaria ainda é um excelente termogênico, que eleva a temperatura corporal e auxilia no aumento do gasto energético, colaborando para o aumento do metabolismo e a redução de gordura corporal.

Algumas canelas são vendidas com açúcar, certifique-se que está comprando a canela pura! Você pode consumi-la com frutas, com chocolate quente e até como chá.

5- Cominho

cominho em pó e semente

Um estudo de 2014 mostrou que o consumo de cominho em pó apresentou redução de gordura corporal, circunferência de cintura e ainda melhorou o perfil lipídico – reduziu os níveis de colesterol em jejum, triglicerídeos e LDL (colesterol ruim) e aumento de HDL (colesterol bom). 

Outros estudos também concluíram que o cominho é capaz de aumentar a temperatura corporal e o gasto energético e por isso auxilia na redução de peso e gordura corporal.

O cominho tem gosto apimentado e vai bem com queijos, pães, carnes, assados e muito mais.

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