Maltodextrina-ou-dextrose-como-alcançar-a-hipertrofia

Maltodextrina ou dextrose: como alcançar a hipertrofia?

Você quer “monstrar” de forma saudável e impressionar todo mundo? Conheça os benefícios da maltodextrina e da dextrose para a hipertrofia!

Você é daqueles caras que não importa o quanto já cresceu e quer sempre ficar ainda mais monstro? Já ouviu falar em suplementos como a maltodextrina ou dextrose, que podem ajudá-lo a alcançar a hipertrofia?

Descubra os benefícios desses suplementos quando utilizados tanto separadamente, quanto juntos. Tire suas dúvidas sobre o assunto e confira dicas de como combinar maltodextrina e dextrose antes, durante e após os treinos.

Seu sonho é ter músculos de aço? Quer “monstrar” de forma saudável e impressionar todo mundo? Pensa em se tornar referência para frangos que estão começando a treinar agora?

Então continue lendo e saiba mais sobre a maltodextrina e a dextrose, bem como as vantagens que esses suplementos trazem para os marombeiros!

Tudo que você precisa saber sobre a maltodextrina

A maltodextrina é utilizada por atletas do mundo todo e de diversas modalidades esportivas. Até mesmo os famosos lutadores de MMA já declararam publicamente que tomam esse suplemento.

Já pensou ter o corpo de monstro deles? Com força de vontade, persistência e os suplementos certos, você chega lá com certeza.

A seguir, esclareceremos as principais dúvidas que as pessoas têm em relação à maltodextrina.

Do que é feita a maltodextrina?

A maltodextrina é um suplemento retirado da conversão enzimática do amido de milho, o que a caracteriza como um carboidrato complexo.

Ele possui alto índice glicêmico fazendo com que seja rapidamente disponível para o corpo e músculos.

Já sabamos que, quanto mais intenso o exercício, mais carboidrato é utilizado durante a atividade, portanto, o consumo deste suplemento pode ser benéfico em diversas modalidades, e principalmente, em atividades de resistência e duração mais longa.

Quais são os benefícios da maltodextrina?

De uma forma geral, podemos dizer que as principais funções da maltodextrina são fornecer energia para treinos mais pesados e auxiliar na hipertrofia, ou seja, a construção de músculos.

São por esses motivos que a maltodextrina tem se tornado um item fundamental na dieta dos frequentadores de academia de todo o mundo.

Um dos principais benefícios da maltodextrina é que ela mantém os níveis ideais de glicose no sangue durante a prática do exercício, o que evita problemas como a hipoglicemia.

Além disso, com a quantidade necessária de glicose no sangue durante o exercício físico, a massa muscular é preservada.

Existe uma forma correta para tomar maltodextrina?

Sim, existe. E você precisa prestar muita atenção, pois a maltodextrina, conforme visto anteriormente, é um suplemento a base de carboidratos.

Portanto, se consumido de forma errada, pode fazer com que você engorde ao invés de ganhar massa muscular.

Não é recomendável tomar maltodextrina em dias que não realizar treinos! Mas, como você deve malhar pesado todos os dias, acreditamos que esse não será um grande problema, certo?

De acordo com profissionais especializados na alimentação de atletas, deve-se tomar a maltodextrina antes e durante o treino, quando for realizar atividades aeróbicas.

Já quem pratica musculação pesada — provavelmente o seu caso — também pode tomar o suplemento no pós-treino, assim que sair da academia para evitar o catabolismo.

Quais os tipos de maltodextrina existentes no mercado?

Assim como a maioria dos suplementos alimentares, a maltodextrina é encontrada em lojas especializadas em diferentes versões e sabores.

As mais comuns são em gel e em pó. A versão em gel é bastante prática para carregar sempre junto com você, pois não é necessário nenhuma mistura para consumi-la.

Já a versão em pó, precisa ser diluída em água, utilizando o liquidificador ou a shakeira. Existem diversos sabores no mercado, como laranja, frutas vermelhas e, até mesmo, chocolate.

Em que quantidade a maltodextrina pode ser consumida?

Geralmente, os atletas consomem até três colheres de sopa de maltodextrina em pó, diluída em água. No entanto, a quantidade ideal varia de pessoa para pessoa, de acordo com seu metabolismo e com diversos outros fatores.

O ideal é sempre consultar um médico e um nutricionista para realizar uma avaliação, que será baseada em exames fisiológicos, antes de começar a tomar qualquer tipo de suplemento.

Há contraindicações para o consumo de maltodextrina?

Por possuir uma superdosagem de carboidrato, a maltodextrina não deve ser tomada por pessoas que são diabéticas ou que tenham propensão para desenvolver a doença.

Muitos de nós são propensos à diabetes e não sabem. Por isso, deve-se realizar uma avaliação com um profissional antes de iniciar o uso do suplemento e de qualquer outra substância.

A maltodextrina engorda?

Muita gente têm medo de tomar maltodextrina e engordar. Isso realmente pode acontecer, mas apenas se o uso não for feito de forma correta.

Assim como todos os suplementos, a maltodextrina não faz milagres. A ação do suplemento se deve, principalmente, à força de vontade de quem o consome. Portanto, tome o suplemento apenas se você pegar pesado na academia.

Agora que você já está por dentro de como e do porquê tomar maltodextrina, vamos falar de outro suplemento: a dextrose. Com ele, certeza que você vira um monstro de fazer inveja aos frangos da sua academia.

Tudo que você precisa saber sobre a dextrose

Assim como a maltodextrina, a dextrose é um dos suplementos mais utilizados nas academias por praticantes de musculação que desejam aumentar a quantidade de músculos.

O suplemento permite que quem o toma consiga se exercitar por mais tempo e com mais intensidade.

Como fizemos anteriormente com a maltodextrina, vamos esclarecer agora as principais dúvidas que os marombas têm sobre a dextrose. Continue lendo e fique bem informado sobre os benefícios desse suplemento.

O que é a dextrose?

A dextrose é um suplemento alimentar retirado de enzimas do amido de milho. Pertence à classe dos monossacarídeos e é um carboidrato simples de fácil digestão e absorção pelo corpo humano.

A absorção da dextrose acontece imediatamente. Portanto, deve ser sempre acompanhada de proteínas e consumida no pré-treino.

Uma boa dica é misturar dextrose com Whey Protein. Assim, o corpo absorverá as cargas de carboidrato e proteína ao mesmo tempo.

Como ganhar músculos tomando dextrose?

Antes de responder a essa pergunta, é necessário que você entenda o conceito de catabolismo. Chamamos de catabolismo o processo no qual a degradação da fibra muscular é iniciada.

Durante essa etapa, nosso corpo transforma a proteína em energia.

O problema é que quem frequenta academia com o objetivo de ganhar músculos, precisa de proteínas para treinar com bastante intensidade, alcançando assim resultados melhores de hipertrofia.

É justamente para solucionar esse problema que se deve tomar a dextrose.

Quando a quantidade de carboidratos está alta em nosso organismo, elas são utilizadas para a produção de energia, poupando a quebra de proteína.

O catabolismo ocorre em dois principais momentos do dia: ao amanhecer, logo após acordarmos, e no momento do pós-treino.

Por isso, estes são os melhores horários para tomar dextrose e alcançar melhores resultados na construção de músculos.

A dextrose também facilita o crescimento dos músculos por ajudar o organismo a formar glicogênio.

Em alguns treinos mais pesados, o glicogênio chega a representar metade da energia consumida durante a atividade física, sendo um elemento muito importante para alcançar a hipertrofia.

Como tomar dextrose?

Os suplementos de dextrose são encontrados em pó e o consumo deve ser feito em forma de shake, misturando o pó com água.

Tomando dextrose após treinar, você poderá repor as energias musculares gastas, contribuindo para a recuperação das microlesões musculares e proporcionando uma melhor absorção de nutrientes que contribuem para a construção de músculos.

Vale salientar que não se deve tomar o suplemento nos dias em que você não realiza treinos, pois o uso da dextrose sem a realização de atividades físicas pode ocasionar um aumento de carboidratos no corpo, o que fará você engordar.

Há contraindicações para o uso da dextrose?

A dextrose, assim como a maltodextrina, é um carboidrato e, como você provavelmente já deve saber, se transforma em glicose no sangue.

Por esse motivo, a dextrose não é indicada para pessoas diabéticas e que possuem predisposição para o desenvolvimento da doença.

Então, antes de começar a tomar dextrose, consulte seu nutricionista e solicite alguns exames para ter certeza de que seu corpo está pronto para receber esse tipo de suplemento.

Quais são as precauções necessárias para tomar dextrose?

Antes de iniciar o consumo de qualquer tipo de suplemento, é necessário realizar uma série de exames, sempre orientado e supervisionado por seu médico ou nutricionista.

Maltodextrina e dextrose: como obter resultados com a união dos suplementos

Assim como podem ser tomados separadamente, também é possível alcançar ótimos resultados de hipertrofia tomando a maltodextrina e a dextrose juntas.

De acordo com as informações que vimos anteriormente, ambos os suplementos têm sua base nos carboidratos e são extraídos, principalmente, do milho e derivados.

Para que você alcance seu objetivo e consiga resultados surpreendentes, elaboramos um cronograma para você saber quando e como tomar os suplementos. Tenha uma cópia sempre com você e não tenha mais dúvida na hora de “monstrar”!

Pré-treino

Tome um shake de maltodextrina e dextrose cerca de meia hora antes de pegar pesado na academia.

Não se esqueça também de fazer uma refeição caprichada com carboidratos bons (de preferência alimentos integrais), algumas horas antes do exercício. Assim, o corpo irá absorver melhor o suplemento.

Tomando os suplementos no pré-treino, você melhora a concentração da glicose no sangue, tendo mais energia para se exercitar mais com mais intensidade. Dessa forma, seus músculos ficam mais fortes e prontos pra pegar pesado.

Durante o treino

Se você tomar o shake com os suplementos em pequenas doses durante o treino, irá melhorar seu rendimento e preservar o glicogênio muscular, que é essencial para se alcançar a hipertrofia.

Esse cuidado te ajuda a não diminuir o ritmo no meio do treino e, se tem uma coisa que você não quer, é “frangar” no meio da maromba, correto?

Pós-treino

Depois de pegar pesado na academia, seu corpo precisa recuperar a energia gasta. Por isso, é bom consumir a combinação de suplementos também no pós-treino.

Isso fará com que seus índices de glicogênio não baixem e que você não se sinta cansado para realizar as tarefas do seu dia a dia.

Ao mesmo tempo, seus músculos estarão se recuperando e ficando prontos para o treino do dia seguinte. A combinação de suplementos repara os gastos de hoje e prepara para o batidão de amanhã.

E aí, você vai começar a tomar maltodextrina ou dextrose? Ou vai seguir o conselho dos grandes monstros e misturar os dois suplementos meio a meio? Suas dúvidas sobre os suplementos foram todas esclarecidas? Entre em contato conosco através dos comentários e registre sua opinião sobre o assunto.

Comentários

 

Comments are closed.