armlock

[VÍDEO] Lutas e defesa pessoal: aprenda a fazer o famoso ‘armlock’

Se você precisar se defender de uma agressão ou ataque, o conhecimento básico de artes marciais e golpes como o ‘armolock’ pode ser muito útil

Com os grandes eventos de lutas e artes marciais mistas (MMA) – como as disputas do UFC – muita gente esquece que um dos princípios básicos da maioria das das artes marciais não é competição, mas a defesa pessoal.

Não no caso do boxe, já criado como um esporte de combate, mas de quase todas as outras – e o Jiu-jitsu é uma delas. Apesar de ter competições gigantescas e ter sido a luta predominante no MMA mundial durante muito tempo, a arte suave surgiu como uma técnica de defesa pessoal.

Claro que esse objetivo se deu em um contexto totalmente diferente do atual, sem armas de fogo e com foco em combates territoriais. No entanto, com os índices elevados de violência nas grandes cidades, esse tipo de conhecimento ainda se mostra útil.

É óbvio que ser faixa preta de Jiu-jitsu (ou de qualquer outra arte marcial) não vai impedir que você seja assaltado e nem te transformar em um super-herói capaz de enfrentar bandidos armados. Mas pode te ajudar a se livrar de situações de ataque com as coisas fogem do controle e partem para a agressão física.

Além disso, a ideia de defesa pessoal, como o próprio nome diz, não tem nada a ver com atacar pessoas, mas sim se defender delas e evitar ser agredido.

No caso do Jiu-jitsu, são milhares de formas de evitar um ataque, e o domínio de toda essa técnica pode levar décadas. Mas um conhecimento básico já pode ser útil para evitar problemas. Uma forma relativamente simples de fazer isso é com o armlock, ou “chave de braço”.

O armlock é um dos golpes mais famosos do Jiu-jitsu, e colocá-lo em prática quando você está sendo atacado pode ser uma forma fácil e efetiva de se defender. 

O faixa preta Fabio Durello, do canal BJJ Club no YouTube e novo integrante do time de atletas da Iridium Labs, fez um vídeo ensinando de forma simples e prática como o armlock funciona. Se liga:

Lutas e defesa pessoal: aprenda a fazer o famoso ‘armlock’

VEJA MAIS: Um treino de musculação para melhorar a pegada no Jiu-Jitsu 
LEIA MAIS: Superação e saúde: como o esporte mudou a vida de ‘Mandrake’ 

Comentários