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LPO pode auxiliar na agilidade e no desempenho de outros esportes

O LPO é um grande exercício físico, que além de desenvolver muito bem seus músculos, treina outras habilidades. Saiba como usá-las em outros esportes!

O levantamento de peso olímpico (LPO) é um esporte milenar muito eficaz para o aumento da força, potência e flexibilidade.

Além disso, é um exercício completo, ideal para trabalhar todos os grupos musculares de membros inferiores, superiores e core. 

Graças aos seus inúmeros benefícios, ele também pode trabalhar suas habilidades para a prática de outros esportes.

Os exercícios de levantamento de peso olímpico (LPO) requerem uma grande quantidade de força a ser exercida contra o solo, em um período muito limitado de tempo.

É um esporte de potência, que exige força e velocidade ao mesmo tempo.

Por isso, ao executá-lo, os atletas aprendem a aumentar a velocidade vertical, uma característica mecânica que representa o modelo de muitas habilidades esportivas específicas.

Como lutas, e outras modalidades que envolvem salto, para ser mais específico.

Confira como o LPO pode te auxiliar a obter maior agilidade e velocidade em outras atividades físicas!

LPO pode auxiliar na agilidade e no desempenho de outros esportes

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Velocidade de mudança de direção

Em relação aos movimentos em um esporte que exige aceleração horizontal, lateral, e desaceleração como futebol, handebol, basquete, futebol americano e hockey, como a velocidade vertical entra em jogo? Os exercícios de LPO são úteis para melhorar essa agilidade?

Estudos que investigam o componente tridimensional da força de reação do solo atuando em qualquer momento no centro de massa de um atleta durante atividades envolvendo corte, giro e mudança de direção confirmam que, independentemente da direção em que um atleta se desloca, a força vertical de pico representa o mais relevante componente vetorial.

Ou seja, a velocidade vertical é de suma importância aqui.

Ao melhorar a capacidade de gerar força de reação no solo vertical, o levantamento de peso olímpico pode melhorar a agilidade, pois afetam positivamente o componente muscular do que é conhecido como mudança de velocidade de direção.

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LPO ajuda seu desempenho em todos os esportes?

De acordo com a o que a ciência vem encontrando, a resposta para a pergunta acima parece ser afirmativa!

Ao melhorar a sua força explosiva com os exercícios de LPO, você pode melhorar qualquer esporte, seja ele de velocidade vertical ou mudança de direção.

De acordo com NCAA a maioria dos estudantes nos EUA já estão familiarizados com um ou mais exercícios de LPO, o que os levam a outro patamar em termos de potência do esporte.

Treino de LPO para melhorar sua velocidade e agilidade

Veja um treino básico para uma pré temporada de um atleta que deseja melhorar sua agilidade e velocidade na prática de outros esportes como futebol, por exemplo.

É claro que se você procura por um treino mais específico o ideal é consultar um professor ou treinador físico, para que ele te passe um treino que melhor se encaixe aos seus objetivos. 

  • Power Cleans 4×3 – 3 minutos de descanso
  • Split Jerks 4×3 – 3 minutos de descanso
  • Back Squats 4×4 – 3 minutos de descanso
  • Bench Press superset Barbell Row 3×6 + 6 para falha, 1,5 minutos de descanso
  • Dumbbell Rows 3×8 to failure, 1,5 minutos de descanso

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