lasha talakhadze lpo levantamento de peso

O show dos ‘pesos-pesados’ do levantamento de peso na Rio 2016

Disputa mais aguardada do LPO na Rio 2016 teve polêmica, briga, show brasileiro, recorde mundial e muito mais. Assista aos vídeos!

Na última terça-feira (16/8), aconteceu um dos eventos olímpicos mais aguardados pelos marombas do mundo inteiro: o levantamento de peso para homens com mais de 105 kg. E a disputa foi inacreditável!

Teve quebras de recordes mundiais, teve desclassificação de favorito, teve brasileiro dando show… e, claro, teve muita técnica e força.

Para se ter uma ideia, o campeão foi o georgiano Lasha Talakhadze, de apenas 22 anos, que acabou com o título ao somar 473kg nos dois arremessos – a maior marca já registrada.

Abaixo, vamos mostrar um pouco do que aconteceu no Pavilhão 2 do Riocentro – e explicar um pouco do esporte também.

Como funciona o LPO?

O levantamento de peso olímpico (LPO) é dividido em duas provas.

A primeira é o arranco (ou arranque), em inglês chamado “snatch”, em que o atleta deve levantar a barra em um só movimento desde o tablado até a completa extensão dos braços acima da cabeça.

Para executá-lo, o atleta pega a barra, levanta à maior altura possível e em seguida agacha completamente, posicionando a barra acima da cabeça com os braços estendidos, para então se colocar de pé, imóvel, até o sinal dos árbitros para baixar a barra.

A segunda é o arremesso, ou “clean & jerk” em inglês, que consiste em levantar a barra em dois tempos: do tablado ao peito – primeiro tempo (“clean”); do peito até a completa extensão dos braços acima da cabeça – segundo tempo (“jerk”).

Cada atleta tem três tentativas em cada uma das provas – podendo, claro, aumentar os pesos entre cada uma delas.

E não só o tempo com o peso erguido que interessa: cada tentativa deve passar pela aprovação dos árbitros e dos jurados, que ficam atentos à movimentos proibidos.

No fim, soma-se o maior pesado levantado em cada prova, e esse resultado define a classificação final.

A disputa no Rio 2016

Arranco

Na primeira prova do LPO para homens acima de 105 kg, Talakhadze levantou incríveis 215 kg no arranco – registrando um novo recorde olímpico e mundial.

 

Logo depois, o iraniano Behdad Salimikordasiabi, grande favorito ao ouro, quebrou a marca ao levantar absurdos 216 kg.

No arranco, Fernando Reis, bicampeão Pan-Americano e único brasileiro na disputa, levantou 195 kg e chegou à segunda prova na quarta colocação.

Arremesso

Na prova do arremesso, Behdad Salimikordasiabi falhou nas três tentativas de levantar 245 kg.

E teve polêmica: na segunda tentativa, os árbitros validaram o movimento do atleta do Irã, que garantiria o ouro para ele. No entanto, o arremesso acabou cancelado pelos jurados, que podem usar replays para validar ou eliminar uma tentativa.

Quando voltou para a terceira e última tentativa, o iraniano, visivelmente abalado, errou e não conseguiu levantar o peso. Sem marca no arremesso, acabou desclassificado.

behdad lpo levantamento de peso

O caminho ficou livre para o atleta da Geórgia, que levantou 258 kg no arremesso e garantiu o ouro.

Com 216 kg no arranco e 258 kg no arremesso, Lasha Talakhadze somou 473 kg, novo recorde mundial e olímpico. Apenas o arremesso não teve recorde quebrado; ele continua com o iraniano Reza Zadeh, registrado nas Olimpíadas de Atenas, em 2004.

O brasileiro Fernando Reis conseguiu levantar 240 kg na primeira tentativa no arremesso. Depois, subiu para 245 e 247 kg, mas falhou. Mesmo assim, conseguiu uma honrosa 5ª colocação, a apenas 13 kg do bronze.

– Sei que meu esporte é de processo. Em quatro anos tenho esse objetivo de pegar uma medalha. Não estou longe dos caras, tô na fita. Os caras estão começando a cair. Estamos em um território que não é nosso. Aqui só tem asiático e europeu – disse Fernando.

A medalha de prata na Rio 2016 ficou com o armênio Gor Minasyan (210 kg no arranco e 241 kg no arremesso). Já o bronze foi para o também georgiano Irakli Turmanidze (207 kg no arranco e 241 kg no arremesso).

fernando reis olimpiadas lpo levantamento de peso

LEIA MAIS: Atleta inglês quebra recorde no levantamento terra e quase morre
LEIA MAIS: Os 3 deadlifts mais impressionantes de todos os tempos

Comentários

 

Comments are closed.