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5 lendas que podem impedir você de chegar aos seus objetivos

Acreditar em lendas e informações erradas pode fazer com que seu plano de virar um monstro nunca se torne realidade. Fuja dessa roubada!

Basta pisar numa academia ou conversar com alguém que treine, e você vai começar a ouvir “verdades absolutas” sobre como se tornar um monstro. Mas essas verdades nem sempre são tão verdadeiras assim.

É claro que existe gente que entende do assunto – educadores físicos, nutricionistas e médicos especializados, principalmente. Mas, de um modo geral, a “cultura popular” das academias é cheia de mitos e lendas.

O problema é que às vezes vale a máxima de que “uma mentira contada mil vezes vira verdade”. É tanta gente repetindo a mesma história que muitos outros caem e acreditam.

E acreditar em informações erradas pode fazer com que seu plano de virar um monstro nunca se torne realidade.

Por isso, separamos uma listinha com 5 lendas sobre desenvolvimento muscular que podem estar travando os seus resultados e impedindo que você chegue aos seus objetivos. Se liga:

5 lendas que podem impedir você de chegar aos seus objetivos

1- Transformar gordura em músculos

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Em poucas palavras: é absolutamente impossível transformar gordura em músculo – ou o contrário.

O que pode (e deve!) acontecer é TROCAR a gordura corporal por massa muscular – e é possível fazer as duas coisas simultaneamente. Ao mesmo tempo que você queima gordura, você pode construir massa magra.

Claro que os resultados serão melhores e mais rápidos se você focar em uma coisa de cada vez, já que os exercícios para cada objetivo são diferentes… mas é possível.

O ponto é que, se você está gordo (ou com alto índice de gordura corporal), não adianta só fazer um treino de hipertrofia. O máximo que vai você vai conseguir com isso é ganhar massa muscular, mas ela ficar escondida atrás de uma capa de gordura.

Sua gordura não vai se transformar em músculos. Para se livrar dela, você precisa elimina-la do seu corpo – cardio e HIIT são as melhores opções.

2- Cardio diminui os músculos

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Os exercícios cardiorrespiratórios fazem seu corpo gastar muita energia – é por isso que eles são bons para quem quer emagrecer.

A lenda está em achar que esse tipo de exercício vai consumir energia dos músculos. Isso pode ser verdade, mas apenas em casos específicos.

Mesmo que você tenha um índice de gordura corporal muito baixo, você pode evitar que seu corpo retire energia do músculo com uma boa alimentação.

Se você consome mais (ou a mesma quantidade) calorias do que gasta, o cardio não vai fazer você catabolizar. Simples assim.

3- Não treinar músculos doloridos

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A gente já até cansou de repetir: existem dores e dores. Uma é aquela dor boa, sinal de que o treino foi intenso e que o esforço foi grande.

Outra é aquela dor aguda, constante, que dura muito mais tempo e que pode indicar problemas na execução dos exercícios e até lesões sérias.

Quando você está com uma dor “positiva”, mas que permite a completa amplitude de movimento, nada te impede de treinar o músculo ou grupo muscular em questão.

Claro que, no caso de um músculo dolorido, não dá pra sair pegando pesado como se nada estivesse acontecendo, mas você não precisa ir pro outro extremo e ficar sem treinar.

Comece com um bom aquecimento e depois faça até 3 séries de 10 a 15 repetições, com uma carga moderada. Alongamento também pode ajudar a aliviar as dores.

Assim, você não perde o treino por causa de uma dorzinha – ÓBVIO que se essa dor for muito intensa, possivelmente sinal de lesão, ao invés da academia você deve ir ao médico.

4- Abdominal = six-pack

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Sabe aquele papo de que fazer 100 abdominais por dia vão fazer surgir uns blocos quadrados no seu tronco? Isso é só mais uma entre tantas lendas de academia. O máximo que você vai conseguir com isso é um problema na lombar.

Se você quer desenvolver a musculatura abdominal de verdade, e não sair com nenhuma lesão na coluna, deixe os abdominais de lado e foque em exercícios como a prancha, o carrinho, a elevação de pernas na barra e vários outros.

A gente até já fez um vídeo com fisiculturistas falando sobre o assunto – e quase todos foram unânimes: abdominais não bastam para desenvolver a musculatura desta área do corpo.

5- Exagerar na proteína

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É claro que, se é pra exagerar, que seja na proteína ao invés do carboidrato ou, principalmente, da gordura. Mas nenhum excesso traz benefícios.

Tomar Whey Protein em todas as refeições, comer 3 kg de frango e comer 18 ovos no café da manhã não vão te ajudar a ficar gigante mais rápido.

Pode, isso sim, ser convertida pelo organismo e armazenada como gordura, ou, pior, sobrecarregar o seu sistema renal para ser excretada na urina.

Não dê uma de espertão se entupindo de proteína só porque falaram que esse macronutriente é essencial para o crescimento muscular. Fale com um nutricionista e coma exatamente a quantidade que você precisa para desenvolver seus músculos.

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