leite dourado

Leite Dourado: o que é e porque tanta gente tem falado disso

Ultimamente tem uma galera fitness apostando no Leite Dourado como pré-treino devido ao seu poder termogênico. Descubra todos os benefícios dessa bebida para seu corpo!

Se você tá curte tendências e novidades sobre emagrecimento e beleza, já deve ter ouvido falar sobre o Leite Dourado, o novo queridinho dos “influenciadores” e blogueiros fitness.

Se sua resposta for negativa, então presta atenção nesse post pois além de saber mais sobre o assunto, vai te fazer descobrir o porquê dessa bebida ter se popularizado. 

Em busca de algo inovador para incluir na dieta e deixar a alimentação mais saudável, muita gente adora inventar receitas que – ao menos na teoria – podem auxiliar na redução de gordura corporal e melhorar o desempenho na academia. 

É nessa onda que o leite dourado vem ganhando espaço na alimentação de quem treina, devido aos seus supostos benefícios para a saúde e para o corpo.

Esta bebida nada mais é do que uma combinação entre cúrcuma e leite (ou óleo) de coco e, assim como o café com o óleo de coco já foi muito utilizado como pré-treino, o leite dourado chegou como uma nova forma de otimizar seus treinos e te oferecer mais energia.

Mas será que essa receita é mesmo útil – e saudável? Saiba tudo sobre o assunto. Se liga:

Leite Dourado: o que é e porque tanta gente tem falado disso

leite dourado cúrcuma

Cúrcuma

A curcumina é um composto encontrado no açafrão, muito utilizada nas medicinas tradicionais chinesa e Ayurvédica (conhecimento médico desenvolvido na Índia há cerca de 7 mil anos) associada ao tratamento de diversas doenças, problemas gastrointestinais, dores nas articulações e cicatrização em geral.

Além disso, estudos evidenciam seu potente efeito antioxidante e anti-inflamatório¹, o que a torna grande aliada para dar uma reforçada no sistema imunológico.

Apontar todas as propriedades desta especiaria de forma resumida não é a tarefa mais fácil do mundo, pois ela traz inúmeros benefícios e, de forma geral, é capaz de promover uma melhor função de células saudáveis.

leite dourado leite de coco

Leite de coco

Já o leite de coco, usado no preparo dessa bebida tão poderosa, também oferece muitas vantagens à saúde, e para quem busca estar alinhado a uma alimentação mais saudável. 

É rico em antioxidantes e nutrientes, incluindo vitaminas C, E e B, magnésio, potássio, fósforo e ferro.

Além disso, é fonte de gorduras que são rapidamente digerida e transformada em energia, auxiliando na melhora do colesterol e da saúde cardiovascular.

O TCM, por exemplo, por ser rapidamente absorvido e transformado em gordura, pode ser uma ótima opção de fonte de energia para o seu treino, além de auxiliar no aumento da saciedade, e controlar a fome.

Resumindo, o leite de coco pode ser um ótimo aliado para dar um gás no seu treino, te proporcionando mais energia, e aumentando suas chances de queimar gorduras. Por isso, assim como o café, pode também ser utilizado como pré-treino. 

leite dourado 4

Leite dourado

A combinação desses dois ingredientes deu origem ao Leite dourado. Dourado porque a Cúrcuma é conhecida como pó dourado, e vem ganhando espaço na alimentação de famosos e pessoas que buscam uma dieta saudável e alternativa, pois é rica em diversos nutrientes importantes à saúde e com propriedades funcionais.

Consumir essa bebida pode prevenir diversas doenças articulares e musculares – comuns na vida de quem treina – além de melhorar seu desempenho físico, e a saúde de forma geral.

Assim como o café batido com óleo de coco, o Leite dourado funciona como um fantástico pré-treino, pois garante energia rápida para a prática de exercícios.

Além disso, o efeito anti-inflamatório e antioxidante da Cúrcuma ajuda a prevenir alguns danos que os exercícios físicos intensos podem causar.

Esta bebida ainda é rica em diversos compostos bioativos, que aceleram o metabolismo, auxiliando no aumento da queima de gordura corporal, facilitam a digestão e equilibram o pH do sangue.

Agora veja como é fácil de prepará-lo!

Modo de preparo

Para começar, você deve preparar a pasta dourada:

Ingredientes:

  • ½ xícara de chá de cúrcuma em pó
  • 1 xícara de chá de água
  • 1 ½ colher de chá de pimenta preta
  • 5 colheres de sopa de óleo de coco extra virgem

Misture a Cúrcuma com a água e a pimenta em uma panela, e leve ao fogo por 7 minutos, até formar uma pasta grossa. Tire do fogo e misture essa pasta com o óleo de coco. Essa pasta pode ser conservada na geladeira por até 2 semanas.

Com a pasta pronta, você pode preparar o leite:

Ingredientes:

  • 1 colher de chá de pasta dourada
  • 2 xícaras de leite de coco
  • Xylitol a gosto (opcional)
  • Extrato de baunilha a gosto (opcional)
  • Pitada de canela (opcional)

Aqueça lentamente em uma panela o leite de coco com a pasta dourada, sem ferver. Um mixer pode ajudar a misturar a pasta totalmente com o leite. Adicione a baunilha, o xilitol e a canela, caso deseje.

O leite de coco pode ser feito em casa, usando a própria fruta. Dessa maneira você consegue a bebida sem nenhum aditivo e ainda pode aproveitar todos os nutrientes.

Para preparar o leite de coco caseiro basta bater 1 copo da polpa da fruta com 5 copos de água quente no liquidificador, e coar.

A pimenta e a canela, utilizadas na receita, também são alimentos ricos em diversos nutrientes e que apresentam propriedades funcionais e benéficas à saúde.

São ótimos para quem deseja emagrecer pois também têm efeito termogênico, acelerando o metabolismo e ajudando na queima de gordura corporal.

LEIA MAIS: 8 opções de alimentos para comer no pré-treino e maximizar seus ganhos
LEIA MAIS: Termogênico ou pré-treino: em qual vale mais a pena investir?
LEIA MAIS: O poder do guaraná para a redução de gordura corporal

REFERÊNCIAS

¹ SUETH-SANTIAGO, V. et al. Curcumina, o pó dourado do açafrão-da-terra: introspecções sobre química e atividades biológicas. Quím. Nova, v. 38, n. 4, Mar. 2015. (LINK)

 

 

Comentários