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6 dicas de lanche da tarde fit para driblar a falta de tempo

A vida é corrida para todo mundo. Para quem treina, não é diferente. E às vezes fica difícil arranjar um tempinho para o lanche da tarde, não é mesmo?

Com a vida corrida, fazer um lanche saudável no meio da tarde nem sempre é tarefa simples. Mas é importante buscar maneiras de manter esse hábito.

Isso porque pular o lanchinho da tarde faz com que o organismo se acostume a não ter essa refeição, o que vai acabar te levando a simplesmente perder esse costume. 

O problema é que fazer um lanche saudável à tarde é importante. Ficar um longo tempo sem comer, principalmente entre o almoço e jantar, faz com que você exagere no jantar, perdendo o controle sobre a alimentação.

Assim, pode acabar ingerindo mais calorias do que deve e, consequentemente, ganhando peso e gordura corporal.

E para quem deseja ganhar massa muscular também não é interessante porque você precisa manter o estado anabólico para o crescimento muscular e evitar a perda de massa muscular.

Portanto, por mais difícil que seja você deve fazer um esforço e comer algo no meio da tarde.

Obviamente, não vale comer qualquer coisa. É preciso fazer escolhas inteligentes. Por isso, listamos aqui algumas ideias de lanche da tarde que, além de saudáveis, são práticas e fáceis, que você não vai perder tempo nem sofrer.

Olha só:

6 dicas de lanche da tarde fit para driblar a falta de tempo

1. Oleaginosas

nuts

As castanhas, como a castanha-do-pará e de caju, as nozes, o pistache, as amêndoas, e muitos outros, são alimentos ricos em gorduras boas, vitaminas e minerais – nutrientes essenciais à saúde.

Elas podem ser armazenadas em potinhos e são fáceis de levar para qualquer lugar. Com prazo de validade de moderado a longo, é uma ótima opção para ter sempre à mão.

Além disso, é super prática e você nem precisa parar o que está fazendo para comer.

É claro que você não deve abusar na quantidade, pois como são ricas em gorduras, possuem um alto valor calórico.

Para evitar que isso ocorra, deixe separado no potinho a quantidade certa que você precisa comer no dia. A recomendação varia de 15 a 30g de castanhas por dia.

2. Frutas secas

fruta seca

As frutas secas são ótimas substitutas das frutas in natura quando você não pode armazená-las ou quando não dá para parar de trabalhar para comer por alguns minutos.

Podem ser consumidas na sua mesa mesmo de trabalho, sem atrapalhar ninguém e não precisa ser armazenada na geladeira.

Assim como as frutas in natura, são ricas em vitaminas, minerais, fibras e outros nutrientes para à saúde.

Se atente apenas na hora da compra, veja se a fruta não recebeu adição de açúcares.

Você ainda pode fazer um mix de frutas secas com as castanhas, tornando o seu lanche da tarde ainda mais saudável.

3. Chá + cookie

chá verde

Os chás são bebidas que não contém calorias e ainda apresentam diversos efeitos interessantes.

Por exemplo, o chá verde tem ação termogênica, ajuda a acelerar o metabolismo e ainda auxilia na redução de gordura corporal.

Já o chá de camomila tem um efeito calmante, deixando a pessoa mais calma e menos estressada, além de ajudar no sono.

Portanto, você deve escolher o chá que mais atende às suas necessidades e consumi-lo.

Se você fica sentado o dia todo, pode ser interessante tomar algo que acelere o metabolismo, como os chás verde, branco, preto ou de gengibre, entre outros.

Você pode utilizar aqueles vendidos em sachês sem açúcar ou a própria planta, que é a opção mais saudável.

Nesse caso, você pode preparar o seu chá na hora do almoço e deixar em uma garrafa térmica para tomar depois do almoço, ou até tomá-lo frio.

Para acompanhar seu chá, você pode optar por bolachas/biscoitos ou cookies, mas em versões integrais, claro – elas contém mais nutrientes e fibras alimentares, que ajudam a reduzir o apetite.

4. Café + torradas

suplementação de cafeína 2

Algumas pessoas não largam o cafezinho. Isso porque o café ajuda a aumentar a disposição, concentração, memória e o estado de atenção, fundamental para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Além disso, assim como os chás, o café não contém calorias e também apresenta efeito termogênico, auxiliando na redução de gordura corporal.

Quase todas as empresas têm o café a disposição dos funcionários e isso é ótimo.

O café também é uma ótima opção para quem quer emagrecer, pois não contém calorias – se tomar sem açúcar. obviamente.

Mas é claro que você não deve abusar, porque quando consumida em excesso pode provocar efeitos colaterais, como estresse, taquicardia, dor de estômago, etc.

Você pode consumir com algumas torradas ou biscoitos integrais para ficar mais satisfeito e não abusar nas refeições seguintes.

5. Assados

esfiha

Você também pode preparar alguns salgados assados, recheados de frango, ricota, espinafre e etc. para levar ao trabalho – esfiha, quiche, empada e afins.

É claro que eles devem ser preparados de forma saudável, com ingredientes benéficos à saúde e sem ingredientes nocivos, como frituras, por exemplo.

Esses alimentos podem ser um pouco mais complicados de serem consumidos na sua mesa de trabalho, mas você ainda consegue.

Além de serem uma delícia, você vai evitar longos períodos em jejum que podem ser prejudiciais para seu objetivo.

6. Bolos

bolo de batata doce

Pode parecer estranho, mas hoje em dia há diversas receitas de bolos saudáveis, sem açúcar, sem farinha refinada, etc.

Logo, estes bolos podem ser aderidos em uma dieta desde que respeite as suas necessidades nutricionais, é claro.

Além disso, esses bolos são práticos de levar e, normalmente, não precisam de refrigeração e ainda são uma delícia.

Para aqueles dias estressantes e para matar a vontade de comer doce eles são um grande aliado.

7. Frutas

 

Algumas frutas podem ser facilmente levadas ao trabalho e não precisam de armazenamento refrigerado, como a maçã, a pêra, a uva, a banana, entre outras.

Certas possuem médio e alto índice glicêmico, que podem prejudicar o processo de emagrecimento. Neste caso, é ideal consumir essas frutas com alguma fonte de fibras ou gorduras. Por exemplo, banana com aveia, abacaxi com farelo de quinoa, etc.

A pêra e a maçã, por exemplo, são frutas ricas em fibras, com baixo índice glicêmico e podem ser levadas a qualquer lugar, por isso, são ótimas opções para um lanche fit de quem não tem tempo.

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